O Rio São Francisco é o maior rio genuinamente brasileiro e um dos mais importantes da América do Sul. Conhecido como Velho Chico, o rio tem nascente em Minas Gerais e passa por estados como Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Entre Alagoas e Sergipe fica a foz do Rio São Francisco e o passeio vale a pena para quem está hospedado em ambos os estados. Para quem passa férias em Maceió, por exemplo, é mais fácil seguir até a cidade alagoana de Piaçabuçu, de onde partem os passeios de barco até o encontro das águas.
A paisagem ao longo do rio é belíssima e rende um ótimo passeio ao ar livre. Durante o trajeto, é possível observar a bela mata ciliar e moradores da região que tiram seu sustento da pesca. O encontro das águas não é tão aparente quanto o encontro do Rio Negro e do Solimões, pois o rio e o mar já não têm cores tão distintas, mas o lugar tem uma beleza singular. Se puder, recomendamos uma parada para mergulho no rio e outra nas belas dunas de Piaçabuçu. Se o porte da embarcação permitir, é interessante, também, parar em uma pequena ilha onde antigamente existia um povoado sergipano e que, por conta das mudanças que o rio sofreu, não existe mais. Nessa ilha está um farol abandonado muito bonito, em que se pode subir, caso a maré permita.
Várias empresas de Maceió oferecem o passeio, mas você pode fazê-lo sem agências, indo até Piaçabuçu por conta própria. Fizemos o passeio com a empresa Farol da Foz e recomendamos!
É um passeio sensacional! Aceitando a sugestão do site, contratei o serviço na empresa FAROL DA FOZ, e definitivamente indico a todos os leitores do site. O serviço é extremamente seguro e profissional, com guias preparados e experientes. As vistas da região, que mistura restinga, mata atlântica e dunas, indicam se tratar, em verdade, de um "Lençois Maranhenses" a ser descoberto. Interessante também a visita a uma comunidade quilombola, e o skibunda, para todas as idades. A história do Rio São Francisco, e a importância dele pra comunidade local, é um atrativo a parte. Voltarei outras vezes!
Fantástico Receptivo As Ribeirinhas.
Saímos de carro de Maceió em direção a Piaçabuçu AL com o desejo de conhecer a Foz do rio São Francisco. Ao chegar em Piaçabuçu encontramos o receptivo logo na entrada da cidade. Batemos palmas e fomos muito bem atendidos após uma breve apresentação dos passeios nós fechamos o pacote com o passeio de jipe e barco e acabamos almoçando lá também.
Para fins didáticos vamos dividir essa fantástica experiência em 3 partes.
Primeiro a comida, sem sombra de dúvidas está entre as melhores que já comi no Nordeste, chicletes de siri, carne de sol com queijo e baião de dois junto com um suco de graviola.
Passeio dr jipe: depois do banquete seguidor de jipe até as dunas douradas passando por uma fazenda de Coco e uma comunidade quilombola aproveitando para esquiar nas dunas.
O ponto de embarque nas margens do Rio subimos até a foz no encontro do rio com o mar parando para apreciar as dunas.
Resumo passeio vale cada segundo As Ribeirinhas são carismáticas, simpáticas e muito alegre... parabéns
Tudo foi ótimo
Seguindo a dica do Melhores Destinos fui a Piaçabuçu de carro e procurei a empresa Foz do Farol conformo sugestão, hoje é possível fazer um passeio de buggy chegando até a Foz através das dunas , um passeio simplesmente imperdível, tudo é muito bonito, como fiz na parte da tarde para finalizar o dia o buggy nos levou a um ponto das dunas para skybunda e ver o por do sol, como as areias são douradas é uma visão do paraíso com certeza.
Apesar de ser uma empresa com muita qualidade de serviço, inclusive com explicações históricas sobre a região, o número de buggy fazendo esse trajeto é reduzido, então ligue e agende seu horário, eu tive muita sorte pois houve uma desistência e acabei sendo encaixada.
Eles tem também um passeio com super buggy e lancha super indico a empresa.
Olá Giselaine, qual os valores desses pacotes, com Buggy e lancha??