Maragogi é uma pequena cidade alagoana com cerca de 30 mil habitantes, que fica entre Maceió e Recife. O lugar, cujo nome provém de um rio da região, é banhado pela Costa dos Corais, área de proteção ambiental brasileira, e se tornou um dos destinos mais procurados do Nordeste por sua beleza e tranquilidade.

 

Sobre Maragogi

O sucesso de Maragogi deve-se, principalmente, às suas águas cristalinas, que no período de maré baixa formam lindas piscinas naturais cheias de peixinhos, as chamadas  Galés de Maragogi, que podem ser conhecidas através de um passeio de lancha ou barco. As praias da região, sempre muito sossegadas, também não ficam para trás e exibem um mar esverdeado, que fez com que o lugar ganhasse o título de Caribe brasileiro.

Maragogi é um ótimo destino para pessoas de todas as idades, para descansar embaixo das sombras de seus coqueiros, curtir as praias sem pressa e aproveitar sua gastronomia, com peixes e frutos do mar frescos. A cidade tem uma estrutura pequena e é realmente muito pacata, o que faz com que os preços por lá sejam bem razoáveis comparados a outros destinos da região. 

Passeios de buggy, passeios de barco, praias desertas, sossego e restaurantes deliciosos... Maragogi é um destino que cabe no bolso e um lugar onde o clima pacato se destaca. Passando alguns dias na cidade você pode comer boas lagostas, conhecer o bolo de goma (biscoitinho local irresistível) e, principalmente, relaxar e desfrutar de uma região bucólica. Maragogi é um lugar simples, que ainda tem pouca estrutura e carece de cuidados básicos, mas para quem procura descanso e quer ficar distante de grandes centros urbanos, revigora a mente e o corpo. 

Passeio-de-buggy-em-maragogi

Quando ir a Maragogi - melhor época

Quando a maré está baixa e o solzão nordestino se faz presente, prepare-se para fortes emoções: o lugar fica maravilhoso e essa é a melhor época para aproveitar o mar de Maragogi. A cidade é quente o ano todo, mas é no é no período de maré baixa que as piscinas naturais podem ser melhor observadas e que você poderá observar os peixes e corais que dão vida a um mundo subaquático colorido e encantador. Portanto, planeje-se para viajar em época de maré baixa! Confira aqui como ver a tábua de maré.

É possível ir a Maragogi o ano inteiro, mas entre entre os meses de outubro e janeiro são mais seco e com menos chuvas, o que faz com seu mar da região fique ainda mais cristalino. Leia aqui todas as dicas completas de Quando ir a Maragogi.

 

Como chegar a Maragogi 

Maragogi está em Alagoas, a cerca de 124 km de Maceió, capital do Estado e a 130 km de Recife. Como está no meio do caminho entre essas duas capitais do nordeste, é possível pegar um voo tanto para o Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) como para o Aeroporto de Recife – Guararapes / Gilberto Freyre (REC) — após chegar ao aeroporto, você pode utilizar um transfer ou carro alugado para ir até a cidade.
Leia aqui as dicas completas e detalhadas de Como Chegar a Maragogi.

 

O que fazer em Maragogi 

As principais atividades para fazer em Maragogi são curtir as suas praias, fazer passeios de barco para visitar as piscinas naturais e fazer também o passeio de buggy, que permite conhecer em poucas horas todo o litoral da região e várias de suas praias e pontos de interesse. 

São três grupos de piscinas naturais que a cidade possui: as conhecidas Galés, que deram início a todo o sucesso de Maragogi, além de Barra Grande e Taocas. As piscinas possuem um controle diário de visitantes para que mantenham-se preservadas e são visitadas quando a maré está mais baixa. Sua visita pode ser feita com catamarã ou com lanchas — recomendamos fortemente a segunda opção porque de lancha o trajeto é bem mais rápido e simples. Leia mais sobre O que fazer em Maragogi.

 

Praias de Maragogi 

As praias de Maragogi, quando aproveitadas no período certo, são ideais para crianças e para quem curte um mar digno de águas caribenhas, com uma tranquilidade fora de série e mar calminho. Guarde esses nomes e lembre-se de visitar essas praias: Barra Grande, Praia de Antunes, Ponta de Mangue e Peroba — elas são maravilhosas e ótimas opções para curtir na cidade.

O período de maré baixa, além de formar as piscinas naturais, também é ideal para aproveitar as praias em sua mais bela forma, já que muitas delas ganham uma longa e bela faixa de areia ou até fazem surgir o banco de areia, como o famoso Caminho de Moisés, em que você pode caminhar vários metros "mar a dentro". 

 

Hotéis e pousadas em Maragogi

Maragogi tem preços bem diversificados de pousadas e hotéis. A maior parte das acomodações por lá são pousadas de pequeno porte, muitas vezes cheias de charme e com preços convidativos. Existem também algumas opções de hotéis como o Hotel Areias Belas e também a possibilidade de ficar em um resort, como o Salinas Maragogi, considerado um dos melhores resorts do Brasil.

Os preços são muito variados a depender do tipo de acomodação que você escolhe — a cidade tem tanto opções mais luxuosas, como a Camurim Grande, e pousadinhas simples, com preços baixos, como a Pousada Olho d'Agua. Veja aqui todas as nossas dicas de Onde Ficar em Maragogi e leia também as nossas dicas para escolher seu também: Resorts em Maragogi.

 

Transportes em Maragogi

Maragogi recebe, principalmente, dois tipos de turistas: aqueles que escolhem aproveitar o resort e dentro deles relaxar e fazer suas refeições e os turistas que querem explorar diferentes praias e conhecer melhor a região. Para o primeiro tipo, um carro não será tão importante, afinal, passa-se a maior parte do tempo no resort. Já para quem quer explorar várias praias de Maragogi, ter um carro alugado será essencial e é o que recomendamos fazer! Você pode alugar seu carro pela internet, retirá-lo no aeroporto, ir para Maragogi e ficar com ele durante toda a viagem, o que te oferecerá conforto, comodidade e liberdade para fazer seus passeios por conta própria.