Aracaju
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Dicas de Aracaju

Oportunidade! Seguro-viagem com até 50% de desconto!

Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 50% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!

- Faz bastante calor em Aracaju durante todo o ano. Por isso, leve roupas leves e protetor solar. Mesmo em dias nublados, o mormaço queima e pode irritar a pele. Bonés, chapéus e repelentes também são muito bem-vindos. Em alguns passeios, principalmente na região de Xingó, há muitos pernilongos. 

- Se quiser aproveitar as praias, prefira visitar Aracaju entre outubro e fevereiro, os meses menos chuvosos. Durante o inverno, a tendência é chover mais e, mesmo que as chuvas no Nordeste não sejam duradouras, elas podem dificultar alguns passeios.

- Atente-se para épocas de grandes eventos na cidade, como o Pré-Caju (nos últimos anos tem acontecido em novembro) e o Forró Caju (junho). Nessas semanas, a ocupação dos hotéis tende a ser maior e é aconselhável fazer reservas com antecedência.

- Agência de turismo fazem passeios como a Orla do Pôr do Sol, Crôa do Goré, Ilha dos Namorados e Lagoa dos Tambaquis. Todas elas buscam os turistas no hotel e podem ser uma boa alternativa para quem preferir não alugar carro. Algumas das agências bem avaliadas são a Nozes Turismo e a Farol Tur.

- Um dos melhores programas da cidade é assistir ao pôr do sol na Orla do Pôr do Sol, no povoado Mosqueiro. O espetáculo reúne turistas, sergipanos e praticantes de esportes aquáticos todos os dias. Vale a pena reservar um entardecer para curtir a paisagem e bebericar um drink à beira do Rio Vaza-Barris.

- A insegurança atinge a maioria das capitais brasileiras, e Aracaju não está isenta do problema. Sendo assim, é bom tomar alguns cuidados, como não andar com muitos pertences de valor, como joias e relógios. Também evite andar sem companhia à noite, assim como caminhar por ruas vazias, mesmo de dia.

- Evite fazer city tour às segundas-feiras, quando algumas atrações estão fechadas, como o Museu da Gente Sergipana e o Palácio-Museu Olímpio Campos. Os melhores dias para visitar o centro histórico são terça, quarta, quinta e sexta-feira, quando as atrações ficam abertas durante quase todo o dia. No fim de semana, os estabelecimentos fecham mais cedo e o centro fica bem vazio, aumentando a insegurança.

- Uma boa opção para quem não quer depender de horários de agências de turismo é alugar um carro. As rodovias que cercam Aracaju estão em boas condições e muitos passeios podem ser feitos de carro, como Xingó, Parque dos Falcões e Pirambu, por exemplo. Em outros casos, como o passeio de barco até a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados, dá para estacionar o carro próximo ao porto e pegar o catamarã diretamente com a empresa, sem intermédio das agências de turismo.

- A culinária sergipana é deliciosa e merece ser provada. Pelo menos um dia, deixe de lado os restaurantes contemporâneos e experimente pratos típicos da região. Algumas opções recomendadas por sergipanos são os restaurantes Caçarola, Carne de Sol do Ramiro e o Pitú com Pirão da Eliane. Entre as iguarias mais tradicionais servidas em Aracaju, estão o amendoim cozido (petisco), o caranguejo (provavelmente o prato mais clássico da cidade), a carne de sol, a moqueca de camarão e o aratu (caranguejo pequeno e avermelhado comum nos mangues do Sergipe). Também não deixe de provar frutas regionais, como a mangaba, presente em diversos preparos.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aracaju