Pontos turísticos de Aracaju
Os pontos turísticos de Aracaju estão espalhados pelas praias, margens do rios e também no centro histórico, que concentra importantes museus e mercados públicos da cidade. Ter uma boa ideia das atrações que ficam em cada região, portanto, pode ser bastante válido para otimizar o seu roteiro em uma viagem para a capital sergipana.
Neste post, nós listamos tudo o que visitamos e consideramos ser o mais importante para se conhecer em Aracaju. Os pontos turísticos estão destacados por região, e tem ainda diversos passeios e destinos próximos que valem a pena ser visitados.
Os principais pontos turísticos de Aracaju
Quem visita uma capital nordestina certamente está em busca de praias e bons banhos de mar. Em Aracaju, são mais de 35 quilômetros de litoral, sendo que a região mais frequentada e com maior infraestrutura é a da Praia de Atalaia. Além da extensa faixa e de areia e do mar geralmente tranquilo, a praia ainda está colada à Orla de Atalaia, um complexo repleto de quadras de esportes, quiosques, atrações infantis e feiras de artesanato. Por ali, também ficam a Feira do Turista, o Projeto Tamar (Oceanário de Aracaju), os Arcos da Orla de Atalaia e a Passarela do Caranguejo.
Entre os principais pontos turísticos de Aracaju estão ainda os mercados municipais, localizados no centro histórico da capital sergipana. No Mercado Thales Ferraz e no Mercado Antônio Franco, há muitas lojas de artesanato e produtos típicos, como doces, pimentas e castanhas. Já o Maria Virgínia Leite Franco é o mercadão onde se encontram os temperos e aromas do Sergipe. A estrutura conta com centenas de bancas de frutas, verduras, temperos, farinhas, além de espaços dedicados a carnes e frutos do mar.
Ainda no centro histórico de Aracaju vale conhecer as praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, onde ficam concentrados o Palácio-Museu Olímpio Campos, Centro de Turismo, a Catedral Metropolitana e o Museu do Artesanato do Sergipe. Também pertinho está o Largo da Gente Sergipana, na margem do Rio Sergipe, e o superdivertido Museu da Gente Sergipana, que vale muito a visita!
Para completar o que há de mais importante entre os pontos turísticos de Aracaju, temos de falar da região mais ao sul, junto ao povoado conhecido como Mosqueiro. Lá está a Orla do Pôr do Sol, com um extenso píer e quiosques que recebem os visitantes para o espetáculo do fim de tarde. Um dos principais passeios em Aracaju sai também da Orla do Pôr do Sol: o catamarã para a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados.
As agências de Aracaju oferecem o passeio para a Crôa do Goré com o trasnfer do hotel já incluso. Neste link você confere todas as informações da atividade com a empresa Toptur e pode reservar pagando em até 10 vezes!
Na região do Mosqueiro, estão três clubes de praia que contam com estrutura de mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sol, comidas e bebidas e até música ao vivo: o Duna Beach Club e o Staleiro 79, ambos na Praia do Mosqueiro, e o Prainha Bar, que está na beira do Rio Vaza-Barris.
Pontos turísticos perto de Aracaju
O Sergipe é o menor entre os estados brasileiros. Isso significa que, visitando Aracaju, você pode facilmente fazer bate e volta para destinos próximos como as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, a cerca de 20 km da capital sergipana. Também vale visitar a Região do Xingó, um dos principais pontos turísticos do Sergipe, onde fica o Cânion do Xingó e muitas atrações vinculadas à chamada Rota do Cangaço. É possível fazer um bate e volta desde Aracaju para a Região do Xingó, mas quem preferir um passeio mais tranquilo pode optar por dormir pelo menos uma noite em Canindé de São Francisco ou na charmosa Piranhas, já no estado de Alagoas.
Uma boa forma de conhecer a Região do Xingó para quem não está de carro é contratando um passeio com alguma agência de Aracaju. A TopTur tem um tour bem completo, com transfer e ingresso no catamarã inclusos, que pode ser reservado online na Civitatis. Veja aqui.
Outro importante ponto turístico próximo de Aracaju é a Praia do Saco, no extremo sul do estado, já na divisa com a Bahia. O destino conta com praias de águas muito mais claras do que na capital sergipana, além de passeios de barco até bancos de areia que se formam no encontro do Oceano Atlântico com o Rio Real. O passeio de buggy no fim de tarde é outra ótima pedida para conhecer as belezas da região.
Algumas agências oferecem o transfer até a Praia do Saco com parada na Lagoa dos Tambaquis no retorno. O passeio tem duração de dez horas e pode ser contratado aqui.
O bate e volta à Praia do Saco pode ser combinado com um pulinho em Mangue Seco, do outro lado do rio. O destino já fica na Bahia e ficou famoso por ter virado cenário da novela Tieta. Veja neste link uma excursão bem recomendada, que inclui o transfer até a região e o passeio de barco ou escuna.
São ainda opções de pontos turísticos próximos de Aracaju a Lagoa dos Tambaquis, a Foz do Rio São Francisco e o Parque dos Falcões.
Confira a seguir todos os pontos turísticos de Aracaju e destinos próximos:
As 7 atividades preferidas dos turistas em Aracaju
- Excursão ao Cânion do Xingó
- Chip eSIM Civitatis Brasil
- Seguro viagem Civitatis
- Tour por Aracaju
- Excursão à praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis
- Excursão a Mangue Seco
- Passeio pela Croa do Goré + Ilha dos Namorados