Melhores Destinos
Aracaju
Luiza Machado

Museu da Gente Sergipana

O premiado museu merece uma visita! Muito interativo, o espaço mostra diversos traços da cultura sergipana por meio de ferramentas lúdicas e criativas. O prédio da sede era um antigo colégio restaurado para abrigar as instalações. O museu foi fundado em novembro de 2011 e ganhou o prêmio Atração do ano 2013, do Guia Quatro Rodas; o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade 2013, do Iphan; e O Melhor da Arquitetura 2012, da Revista Arquitetura e Construção. O espaço é um ótimo passeio para pessoas de todas as idades!

As instalações permanentes estão repletas de atrativos, como a ala Nossos Pratos, uma mesa em que o próprio visitante mistura virtualmente várias especiarias para compor os principais pratos sergipanos. Na ala Josevende, o visitante conversa virtualmente com um típico feirante, que conta um pouco sobre as feiras do estado. Claro que o cordel não poderia ficar de fora: na ala Seu Repente e Seu Cordel, o visitante pode soltar a voz e improvisar seu próprio repente e depois compartilhar a brincadeira em redes sociais. O espaço oferece ainda uma viagem pelos biomas de Sergipe na ala Nossos Leitos, que simula um passeio de barco por ecossistemas projetados em 360 graus.

Não está convencido? Ainda tem mais: na ala Nossas Festas, o visitante pode pular amarelinha enquanto descobre as principais festas populares de Sergipe, com imagens das celebrações. Por fim, na ala Nossos Cabras, descobrimos curiosidades de grandes personalidades históricas de Sergipe. Além das instalações permanentes, o espaço recebe ainda exposições temporárias.

A entrada é gratuita. 


Museu da Gente Sergipana

Avenida Ivo Prado, 398
Centro
Aracaju