Onde comer em Atenas
Comer bem é algo que faz parte do dia a dia do povo grego e por esse motivo é impossível não se render aos encantos da culinária local, repleta de tradição e ingredientes frescos que conferem um toque especial ao sabor dos pratos. É comum, em Atenas, encontrar restaurantes pertencentes a grandes famílias e cujas cozinhas são chefiadas pela matriarca, que faz questão de supervisionar de perto o preparo de receitas que passam de geração em geração.
Azeite e grãos, pães, legumes, ervas e frutas frescas, entre outras delícias do Mediterrâneo, são usadas em abundância no preparo de várias delícias. Entradas como o Tzatziki, pasta feita à base de iogurte grego, pepino e azeite, e o Skordalia, pasta feita à base de alho, vão muito bem se acompanhadas por pão pita. Também não deixe de conferir a famosa e refrescante salada grega, mix de alface, tomate, azeitonas, pepino, queijo feta e azeite.
Tortas salgadas como a Spanakopita, massa recheada com espinafre e queijo feta, e a Tiropita, massa folheada recheada com queijo, são imperdíveis e podem ser encontradas em vários pontos da cidade. Além disso, é impossível deixar de mencionar o famoso e geralmente bem-servido Souvlaki grego, prato composto por suculentos pedaços de carne (frango, carneiro ou carne de vaca) acompanhados por pão pita, cebola, tomates assados e batatas fritas. O Moussaka, uma espécie de lasanha de berinjela com carne e molho, é outra receita grega famosa e que nunca decepciona em termos de sabor.
O que beber
Os gregos são famosos por produzirem excelentes vinhos, mas, no calor intenso, principalmente durante os meses de julho e agosto, as cervejas locais (servidas ultrageladas) não decepcionam. Aperitivos como o Ouzo (feito à base de anis) e o Metaxa (uma espécie de conhaque) são muito tradicionais no país (e com teor alcoólico altíssimo), sendo o primeiro consumido com bastante gelo, em geral acompanhado de alguns petiscos, e o segundo, ideal para ser saboreado após a refeição.
Assim que o cliente se acomoda, é comum que os garçons tragam à mesa uma garrafa de água, que pode ser cobrada à parte ou não - na dúvida, é melhor perguntar sempre. Também é comum servirem sobremesa como cortesia ao final da refeição (em geral são oferecidas frutas da estação ou iogurte grego com mel). De acordo com a lei grega, a conta deve sempre permanecer à vista do cliente; portanto, não estranhe que cada pedido seja anotado e a nota deixada em cima da mesa (uma vantagem para o cliente, que fica a par de todos os pedidos).