Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Biblioteca de Adriano

A Biblioteca de Adriano é um dos principais monumentos históricos de Atenas. Construída no ano 132 d.C., a biblioteca foi uma doação do próprio Adriano, à época imperador romano. Localizada ao norte da Ágora Romana, a Biblioteca de Adriano — também conhecida como Biblioteca das Cem Colunas — ocupava uma área de 122 x 80 metros. A obra, grandiosa, contava com estrutura retangular e uma única entrada marcada por um suntuoso propileu com quatro colunas coríntias de mármore. O espaço era composto por sala de leitura, teatro e um amplo jardim com cisterna.

Já no século V, o espaço da biblioteca passou a ser ocupado por igrejas cristãs, tendo sido a obra original encontrada em escavações somente no fim do século XIX. Hoje, restam da antiga construção apenas algumas ruínas e magníficas colunas de 8 metros de altura, que dão um pouco da dimensão de beleza e grandiosidade que era o lugar.

Vale a visita para quem está em Atenas com foco nos monumentos históricos. Para quem deseja conhecer o espaço sem grandes detalhes, é possível ver a obra por fora da área cercada, sem precisar pagar o ingresso.

Biblioteca de Adriano

Ingresso para a Biblioteca de Adriano

O acesso à Biblioteca de Adriano é pago. Apesar de ser possível ver o monumento por fora da área cercada, para percorrer todos os detalhes e ruínas será necessário comprar um ingresso. Você poderá optar pelo ingresso que inclui apenas a Biblioteca de Adriano ou ainda ingressos combinados, que incluem mais atrações de Atenas, entre elas a Acrópole. O ingresso pode ser adquirido no site oficial, em agências de turismo on-line ou na entrada do monumento.

  • Preço do ingresso para a Biblioteca de Adriano: 10 € em todos os meses do ano.
  • Maiores de 65 anos pagam meia-entrada.
  • Pessoas com menos de 18 anos ou menores de 25 moradores da União Europeia não pagam.

Biblioteca de Adriano

Tours em Atenas que passam pela Biblioteca de Adriano

Se você quer conhecer Atenas a fundo, que tal fazer um tour guiado? Na capital da Grécia, há diversas opções de passeios nos quais você poderá entender melhor a história de Atenas e ainda descobrir cantinhos escondidos que só os moradores locais conhecem. Confira algumas opções de tour em Atenas que incluem passagem pela Biblioteca de Adriano:

Biblioteca de Adriano

Como chegar à Biblioteca de Adriano

A Biblioteca de Adriano tem localização bastante central em Atenas, sendo facilmente acessada a pé por diversos bairros. Caso seja necessário usar transporte público, a estação de metrô mais próxima é a Monastiraki, localizada bem próxima à entrada do monumento.

Horário de funcionamento

  • De novembro a março, das 8h às 15h, com a última entrada permitida apenas até 14h30.
  • De abril a outubro, das 8h às 19h30, com a última entrada permitida até 19h15.

Biblioteca de Adriano

Hotéis em Monastiraki próximos à Biblioteca de Adriano

O bairro de Monastiraki é marcado por uma das praças mais animadas de Atenas. Com o mesmo nome do bairro, a Praça Monastiraki é ponto de encontro de gregos e turistas, que usam o espaço para diferentes expressões culturais.

Vizinho ao bairro Plaka, Monastiraki também é cercado por construções históricas e está localizado em meio às principais atrações de Atenas, incluindo a Acrópole e a Biblioteca de Adriano. O bairro tem ainda grande oferta de lojas alternativas, restaurantes e pontos turísticos imperdíveis, além de contar com a vantagem de ter uma boa estação de metrô.

Confira aqui os 5 hotéis em Atenas mais reservados por nossos leitores:

Biblioteca de Adriano

Areos,3
105 55
https://www.thisisathens.org/antiquities/hadrians-library