Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Museu da Acrópole

O novo Museu da Acrópole preserva o acervo de obras de arte e objetos históricos resgatados durante escavações e obras de restauração na Acrópole de Atenas. Após sobreviver a séculos de desgastes por efeitos de guerras, invasões, incêndios, bombardeios, saques e terremotos, a Acrópole ganhou, em 2009, um grandioso e moderno espaço para ampliar a preservação dos artefatos históricos resgatados. É um museu impressionante não só pela importância das peças arqueológicas em exposição, mas também pela magnitude da obra, localizada praticamente aos pés da Acrópole. Uma visita imperdível para quem está em Atenas e oportunidade única de ver as peças originais da Acrópole de Atenas.

Vai visitar a Acrópole de Atenas? Compre aqui o seu ingresso e aproveite o mais visitado monumento da capital da Grécia. Não deixe também de conferir o ingresso combinado com 7 atrações e o ingresso combinado da Acrópole com o Museu da Acrópole.

Ingresso para o Museu da Acrópole

ingresso para o Museu da Acrópole pode ser adquirido no site oficial do museu ou em agências parceiras. A vantagem da compra em agência é ter acesso a um site em português, com pagamento em real, sem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e ainda com a possibilidade de parcelamento.

Em períodos de alta temporada, é recomendada a compra antecipada do ingresso para não perder tempo na fila. É importante também saber que o ingresso tem hora marcada e não inclui visita à Acrópole ou outros sítios históricos. Neste caso, é preciso fazer a compra de ingressos combinados em agências parceiras.

  • O ingresso para o Museu da Acrópole tem custo a partir de 20 €, a depender do local de compra.
  • O acesso ao Museu da Acrópole é gratuito nos dias 6 de março, 25 de março, 18 de maio e 28 de outubro.


História do Museu da Acrópole

A Acrópole de Atenas se tornou oficialmente um sítio arqueológico em 1834, quando começaram os esforços de resgate e preservação das antiguidades, sendo um acervo histórico que já era espalhado pelo mundo. O primeiro museu dedicado a conservar as peças arqueológicas teve obra concluída em 1874. Localizado na própria rocha da Acrópole, o antigo museu abrigou os achados das primeiras escavações na Acrópole. Nos anos seguintes, houve diversas ampliações no museu, até surgir a necessidade de um espaço realmente amplo e grandioso, condizente com os achados arqueológicos e peças resgatadas da Acrópole. 

Em 2009, foi inaugurado o novo Museu da Acrópole, com projeto do arquiteto Bernard Tschumi e seu colaborador grego Michael Photiades. O Museu da Acrópole ocupa atualmente um grande espaço no lado sul da Acrópole, distante apenas 300 metros do monumento.

O que ver no Museu da Acrópole

O espaço do Museu da Acrópole foi concebido para abrigar desde pequenos achados arqueológicos até magníficas esculturas, entre elas os originais das Caríatides, do Erecteion. O museu é projetado com salas gigantescas para expor os frontões dos monumentos da Acrópole, entre eles as diversas decorações escultóricas do Partenon, que exigiu um salão similar às formas originais do templo, ocupando uma sala com 3.200 metros quadrados.

Um detalhe curioso sobre o Novo Museu da Acrópole é que a estrutura do museu está localizada sobre a própria obra em exposição, já que escavações arqueológicas seguem acontecendo na área do edifício. Para tornar o trabalho de arqueologia parte do museu, foram desenvolvidas galerias que permitem assistir às escavações em tempo real. Outro cenário que integra os visitantes à Acrópole são as grandes paredes de vidro, que permitem observar todo o Patrimônio da Humanidade durante a visita ao museu.

As peças de arte e artefatos históricos estão dispostos ao longo de três andares no Museu da Acrópole, sendo todos eles interessantes para a visita e cada um dedicado a um período da história da Acrópole.

Ao chegar ao museu, você verá a área de escavações. Dedique um tempo a observar o trabalho, que torna o museu tão vivo. A primeira grande galeria do museu tem acesso por uma rampa de vidro que simula a subida das encostas da Acrópole, onde estão em exibição as descobertas arqueológicas do local. Ao fundo, você já verá algumas das obras mais importantes do museu.

Ao final da rampa, você encontrará em exibição peças da Acrópole Arcaica e as esculturas do templo de Atena Nike e do Erecteion, assim como objetos da arquitetura do Propileu. O destaque, neste andar, são as impressionantes estátuas das Caríatides, que decoram e sustentam o Erecteion, um dos mais belos edifícios da Acrópole.

O ponto mais importante da exposição do Museu da Acrópole está no terceiro andar, dedicado exclusivamente às esculturas do Partenon, incluindo obras do século V a.C. até o fim da antiguidade. São esculturas impressionantes e valem muitos registros.

Para entender melhor o museu e as peças expostas, baixe o aplicativo de audioguia disponível no museu. O conteúdo é gratuito e você precisará apenas de um fone de ouvido.


Restaurante do Museu da Acrópole

No Museu da Acrópole, você encontrará um restaurante com linda vista para a Acrópole. Para quem deseja uma refeição com visual para o mais imponente monumento da cidade, é uma boa pedida depois do passeio pelas galerias. O custo não é barato, mas vale pela experiência, pelas comidas típicas e, claro, pelo visual. O restaurante é aberto ao público geral, não sendo necessário o ingresso para fazer uma bela refeição por lá.

Horário de funcionamento

O Museu da Acrópole tem horário de funcionamento diferente a cada dia da semana e período do ano. As escavações arqueológicas também seguem horários diferentes do museu. Fique atento para não perder a visita!

Funcionamento do Museu da Acrópole

De novembro a março

  • Segunda a quinta, das 9h às 17h;
  • Sexta, das 9h às 22h;
  • Sábado e domingo, das 9h às 20h.

De abril a outubro

  • Segunda, das 9h às 17h;
  • Terça, quarta, quinta, sábado e domingo, das 9h às 20h;
  • Sexta, das 9h às 22h.

O Museu da Acrópole permanece fechado nos dia 1 de janeiro, 1 de maio, e 25 e 25 de dezembro.

Visita às escavações arqueológicas

  • De novembro a março, das 9h às 17h;
  • De abril a outubro, das 9h às 17h nas segundas-feiras e das 9h às 20h de terça a domingo.

Museu da Acrópole

Como chegar ao Museu da Acrópole

O Museu da Acrópole está situado no bairro Makrygianni, bem aos pés da Acrópole e facilmente a acessível a partir dos bairros mais centrais. Para quem precisar do transporte público, a estação de metrô mais próxima é a Akropoli (linha 2 - vermelha).

Museu da Acrópole

Hotéis próximos ao Museu da Acrópole

O bairro de Makrygianni - ou Makrigianni - está localizado aos pés da Acrópole, sendo uma região excelente para a hospedagem em Atenas. Você estará cercado por uma linda vizinhança, repleta de restaurantes, galerias de arte a ainda com a ilustre presença do Museu da Acrópole, uma das melhores atrações de Atenas. 

Para quem ama hotéis com vista, a região também é perfeita para garantir o cenário diante da Acrópole, mesmo que seja apenas do terraço do hotel e não do quarto. Quem se hospeda no bairro contará ainda com a estação de metrô Akropoli (linha 2 - vermelha).

Confira as melhores opções de hotéis próximos à Acrópole de Atenas, no bairro de Makrygianni:

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Atenas

Museu da Acrópole

Dionysiou Areopagitou,15
Atenas
117 42
https://www.theacropolismuseum.gr/