O Partenon (templo da deusa Atena)

0 avaliação
0% recomendam
0

No ponto mais alto e visível da Acrópole está o Partenon, famoso templo grego dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade. A construção do local, cuja estrutura é toda em mármore branco do monte Pentélico (situado a nordeste de Atenas), teve início em 447 a.C., durante o comando de Péricles, e só terminou nove anos depois. Os arquitetos responsáveis foram Iktinos e Kallikrates.

Apesar da estrutura pronta, o Partenon só teve a sua decoração totalmente concluída anos mais tarde. Durante a realização do festival Panathenaia, em 438 a.C., por exemplo, a população pode ver de perto a estátua de Atena produzida em marfim e ouro. Com 10 metros de altura, a valiosa obra de arte, hoje desaparecida, é obra do escultor Fídias, amigo e conselheiro artístico do famoso Péricles, chefe civil e líder militar da cidade.

Um trabalho de restauração promovido pelo governo grego e pela União Europeia vem sendo feito no local há anos; por esse motivo, andaimes e guindastes fazem parte da paisagem do templo, mas não impedem a visão das famosas colunas. Vale lembrar que o Partenon teve seu interior praticamente destruído em um incêndio no fim do século III ou IV e também durante uma explosão em 1687, quando foi transformado em armazém de pólvora pelos turcos. Além disso, o templo se tornou igreja cristã no século V e, posteriormente, uma mesquita turca.

Parte do acervo de esculturas pertencentes ao templo está no novo Museu da Acrópole, em Atenas, e no British Museum, em Londres.

Διονυσίου Αρεοπαγίτου, Atenas
http://www.acropolisofathens.gr/

O-partenon-de-atenas Famosas-colunas-do-partenon-de-atenas Escultura-em-frente-ao-partenon-de-atenas O-partenon-de-atenas
Avalie O Partenon (templo da deusa Atena)