Melhores Destinos
Lisboa
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Onde ficar em Lisboa

Lisboa é um dos destinos turísticos mais visitados da Europa e oferece uma ampla rede de hotéis, hostels e também apartamentos para alugar em plataformas como o Airbnb. Apesar da boa estrutura hoteleira, no entanto, já vale um conselho: procure reservar a sua acomodação com antecedência, assim será maior a chance de garantir uma localização estratégica e encontrar um preço adequado ao seu orçamento. A dica é válida sobretudo para quem estiver buscando hospedagem na alta temporada, entre os meses de junho a setembro.

HOTEL NOTA LINK
Hotel da Baixa 9.5 Ver preços
EPIC SANA Lisboa Hotel 9.3 Ver preços
BessaHotel Liberdade 9.1 Ver preços
H10 Duque de Loule 9.0 Ver preços
PortoBay Liberdade 9.0 Ver preços
Be Poet Baixa Hotel 9.0 Ver preços
Tempo FLH Hotels Lisboa 8.9 Ver preços
Corinthia Lisbon 8.9 Ver preços
Vincci Liberdade 8.9 Ver preços
Lisboa Carmo Hotel 8.9 Ver preços
Browns Central Hotel 8.9 Ver preços
My Story Hotel Tejo 8.8 Ver preços
Lux Lisboa Park 8.8 Ver preços
Exe Saldanha 8.8 Ver preços
My Story Hotel Ouro 8.7 Ver preços
Tivoli Avenida Liberdade Lisboa – A Leading Hotel of the World 8.7 Ver preços
Hotel Gat Rossio 8.5 Ver preços
EXE Liberdade 8.5 Ver preços
Hotel Mundial 8.5 Ver preços
easyHotel Lisbon 8.3 Ver preços

As distâncias não chegam a ser um grande problema na capital portuguesa. Além de não ser tão extensa territorialmente, a cidade é bem conectada com linhas de metrô, ônibus e também bondinhos elétricos — aqueles amarelinhos que estampam os cartões postais do destino. Sendo assim, dá para economizar ficando um pouquinho mais afastado do centro histórico sem gastar tanto tempo nos deslocamentos. Só garanta que sua acomodação seja próxima a estações de metrô ou paradas de ônibus (autocarros) ou de bondes (eléctrico) que liguem às áreas mais turísticas.

Antes de falarmos sobre as melhores regiões para se hospedar em Lisboa, um último aviso: os hotéis cobram 2 € de taxa turística por hóspede por dia, com limite máximo de cobrança de sete noites. Ou seja, você não pagará mais do que 14 €, independentemente de quantos dias consecutivos se hospedar na capital portuguesa. A taxa é geralmente paga no check-in, em moeda ou cartão.

Onde ficar em LisboaH10 Duque de Loule

Melhores regiões e hotéis para ficar em Lisboa

A maior oferta de hotéis em Lisboa está concentrada na área que vai desde a Praça do Comércio até a rótula Marquês de Pombal, no fim da Avenida Liberdade — em linha reta, um percurso de pouco mais de 2,5 quilômetros. Nos arredores desse perímetro da cidade, também estão bairros legais para ficar, como Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real. Este é o resumo das regiões para se hospedar em Lisboa:

  • Melhor localização: se quiser fazer quase tudo a pé, priorize os bairros Baixa, Chiado, Cais do Sodré e início da Avenida da Liberdade. Bairro Alto e Príncipe Real também têm boa localização, mas estão em uma parte mais alta da cidade, então será preciso enfrentar algumas ladeiras.

  • Melhor infraestrutura e boa localização: para quartos mais espaçosos, em construções mais modernas, com possibilidade de estacionamento, prefira hotéis ao longo da Avenida da Liberdade e da rótula do Marquês do Pombal.

  • Para economizar sem perder muito tempo em deslocamento: distante a pouco menos de meia hora de metrô desde o Centro Histórico, as regiões de Saldanha, Campolide e Avenidas Novas têm acomodações com melhor custo-benefício.

  • Próximo ao aeroporto: hospede-se perto do aeroporto somente se estiver fazendo um pernoite em Lisboa e, ao cogitar uma hospedagem no Parque das Nações, lembre-se que você estará na região mais moderna da cidade, mas distante mais de 30 minutos de transporte público das áreas mais turísticas, com necessidade de fazer baldeação.

Agora, vamos falar mais detalhadamente sobre cada zona hoteleira de Lisboa, começando pelas mais recomendadas.

Onde ficar em LisboaHotel Mundial

Hotéis no centro de Lisboa

Começamos pelas proximidades do Rio Tejo, mais especificamente pela Baixa e o Chiado, onde estão as grandes praças da cidade, além de pontos turísticos e muitos restaurantes e lojas. Hospedando-se por ali, você poderá fazer boa parte da programação a pé. Será como dormir e acordar nos cenários que você imaginou quando planejou sua viagem para a capital portuguesa. De dia, o agito é certo. À noite, por conta do comércio fechado, o movimento diminui bastante — mas está longe de se tornar uma área perigosa por causa disso.

Na Baixa Pombalina — região plana totalmente reconstruída após o terremoto de 1755 seguindo os conceitos urbanísticos de Marquês de Pombal —, antigos prédios tornaram-se hotéis com ar de boutique. Os quartos não costumam ser muito espaçosos, mas bem decorados e modernos, com boa avaliação dos hóspedes. Essa região da cidade, que também está nos arredores das estações de metrô Baixa-Chiado, Rossio e Restauradores, é a nossa preferida para ficar em Lisboa. Já nos hospedamos e recomendamos hotéis como o My Story Hotel Ouro, Browns Central Hotel, Browns Downtown, Hotel Gat Rossio, Turim Terreiro do Paço, Hotel Mundial e o Altis Avenida Hotel.

Onde ficar em Lisboa

O Chiado, também conhecido oficialmente como Santa Maria Maior, está entre a Baixa e o Bairro Alto e é outra excelente área para se hospedar em Lisboa. Por conta do grande número de bares e restaurantes, é uma região mais movimentada pela noite e está pertinho da estação de metrô Baixa-Chiado, além de diversos pontos turísticos da cidade, acessíveis a pé. Hotéis bem recomendados pelos hóspedes são o Chiado Arty Flats, 9Hotel Mercy, Le Consulat Hotel e o The Ivens Autograph Collection.

Hotel em Lisboa - Cais do Sodré

Já o Cais do Sodré está na beira do Rio Tejo e é conhecido pela vida noturna — caso se hospede por ali, certifique-se de que os quartos têm janelas com isolamento acústico. Outras vantagens são estar numa região plana, a uma curta caminhada do Chiado, da Baixa e da base do bairro Alfama. O bairro conta com o TimeOut Market, uma ampla praça de alimentação com bancas de chefes portugueses famosos, e está conectado pela Estação Cais do Sodré, com metrôs que levam a diferentes pontos de Lisboa e trens que partem para Belém, Cascais e outros destinos. Boa opção de hospedagem é o LX Boutique Hotel.

Onde ficar em LisboaLX Boutique Hotel

Hotéis em Lisboa - Bairro Alfama

No histórico bairro Alfama não são tantas as opções de hotéis, mas há um grande número de acomodações alugadas por Airbnb e outras plataformas, que podem ser alternativas mais econômicas, principalmente quando se viaja em grupo. As ruelas são estreitinhas, coloridas e cheias de charme. Apenas considere que a Alfama é ladeira acima e abaixo o tempo todo, e isso pode dificultar um pouco a chegada e a saída com malas, além da locomoção no dia a dia da viagem. Para ficar no pé do bairro, quase junto ao Tejo, duas opções recomendadas são o Áurea Museum by Eurostars Hotel Company e o Hotel Riverside Alfama.

Onde ficar em Lisboa

Hotel em Lisboa - Bairro Alto e Príncipe Real

Em outra colina da cidade, o Bairro Alto e o Príncipe Real são regiões onde a Lisboa tradicional encontra um lado mais descolado, com muitas lojas de design e moda alternativas, além de galerias de arte e restaurantes elogiados, que levam para a cozinha referências do mundo inteiro. Diferentemente da Alfama, os dois bairros são melhores conectados com transporte público e contam com muitas ruas transitáveis — ou seja, também não será difícil fazer os deslocamentos com transportes por aplicativo. Em ambos os bairros, a oferta de apartamentos é maior do que a de hotéis. Entre as poucas opções, algumas das das recomendadas são o Memmo Príncipe Real e o Casa Oliver Boutique B&B.

Onde ficar em LisboaMemmo Príncipe Real

Hotéis em Lisboa com bom custo-benefício

A Avenida Liberdade liga a Praça dos Restauradores, no fim da Baixa, até a rótula do Marquês do Pombal, junto ao Parque Eduardo VII. Ao longo da extensa alameda, estão muitas as lojas de marcas luxuosas e também hotéis, tudo bem conectado com estações de metrô (Restauradores, Avenida e Marquês de Pombal) e paradas de ônibus.

Hospedando-se em hotéis mais próximos à Praça dos Restauradores, você provavelmente fará muitos passeios sem a necessidade de utilizar o transporte público. Isso porque a região é toda plana e são cerca de 15 minutos de caminhada até o Arco da Rua Augusta e a Praça do Comércio — ou seja, ótima localização. Nessa região, são boas opções os hotéis Altis Avenida Hotel, Heritage Avenida Liberdade, Sofitel Lisbon Liberdade, BessaHotel Liberdade e o The Lisbonaire Apartments.

Na parte mais central da Avenida da Liberdade, próximo à estação de metrô Avenida, são recomendados o Browns Avenue Hotel, Tivoli Avenida Liberdade e o NH Collection Lisboa Liberdade.

Onde ficar em LisboaTivoli Avenida Liberdade

E é no topo da Avenida Liberdade, no entorno da rótula de Marquês de Pombal (apenas três estações de metrô até a Baixa-Chiado), que está a maior oferta de hotéis, com grandes redes como a HF e a Sana. Nossas sugestões são o Sana Capitol, Epic Sana Lisboa Hotel, HF Fenix Garden, HF Fenix Lisboa, HF Fenix Music, easyHotel Lisbon, TURIM Marques Hotel, EXE Liberdade e o Iberostar Selection Lisboa.

Hotéis baratos em Lisboa

Já mais afastado da zona turística, as regiões de Saldanha, Avenidas Novas e Campolide reúnem um grande número de hotéis, geralmente com um bom custo-benefício. Hospedando-se ali, você estará a cerca de 30 minutos de transporte público das áreas mais turísticas, como a Baixa, por exemplo. Mas se esse não for um problema para você, os valores podem compensar. Prefira hospedagens próximas às estações de metrô Parque, Picoas, Saldanha, São Sebastião, Campo Pequeno e Praça da Espanha. 

Algumas boas opções de hotéis são o Corinthia Hotel Lisbon, Sana Malhoa Hotel, Ibis Styles Lisboa Centro Marquês de Pombal, Jupiter Lisboa Hotel, Holiday Inn Express - Lisbon - Plaza Saldanha, NH Lisboa Campo Grande, Sana Metropolitan Hotel, VIP Executive Picoas Hotel e o Four Seasons Hotel Ritz Lisbon.  

Onde ficar em Lisboa

Hotéis perto do Aeroporto de Lisboa

Próximo ao Aeroporto de Lisboa, há acomodações que podem ser interessantes caso você esteja somente fazendo um pernoite na capital portuguesa, principalmente se precisar pegar um voo cedinho. Já nos hospedamos no Star Inn Lisbon Airport, que está a uma curta distância a pé do aeroporto e tivemos uma experiência muito boa.

Já o moderno bairro Parque das Nações costuma ser mais atrativo para quem viaja a negócios do que para turistas. Desde a Estação Oriente (uma das maiores de Lisboa, de onde parte a linha vermelha do metrô e também trens para outros destinos portugueses) até o Centro Histórico são mais de 30 minutos — e será necessário fazer baldeação para as linhas azul ou verde, que levam às áreas mais turísticas da cidade.

Sendo assim, embora a região tenha atrações como o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento e boas opções para compras, como o Centro Comercial Vasco da Gama, a localização não é das melhores para quem pretende curtir Lisboa. De toda forma, há bons hotéis no Parque das Nações, como o MYRIAD by Sana Hotels e o Melia Lisboa Oriente Hotel.

Onde ficar em LisboaMYRIAD by Sana Hotels

Melhores Hotéis