O que fazer em Lisboa
Lisboa é uma das cidades que mais encanta os brasileiros que visitam a Europa. E não é difícil entender o porquê: na capital portuguesa, as atrações misturam história com paisagens incríveis; as ruas são coloridas e cheias de vida; os miradouros oferecem descanso com vistas de tirar o fôlego; o transporte público funciona com qualidade e conecta os principais pontos turísticos, sem falar dos deliciosos pratos à base de frutos do mar, queijos, embutidos e os famosos vinhos portugueses.
Eléctrico 28, o meio de transporte mais famoso de Lisboa
Com três dias em Lisboa, já dá para ter uma ideia da cidade e visitar alguns de seus pontos mais importantes, mas nós sugerimos uma estadia de pelo menos quatro dias, suficiente para conhecer as principais regiões da capital portuguesa.
O que fazer em Lisboa
Em uma única visita, é sempre difícil conhecer tudo o que uma cidade tem a oferecer. Mas, sabendo de antemão quais são as atrações oferecidas e um pouco de planejamento, é possível montar um roteiro em Lisboa que contemple os locais que mais despertam o seu interesse. Vamos às nossas dicas!
1. Escolha um bom hotel com antecedência
Lisboa é um dos destinos europeus mais procurados por turistas. Sendo assim, apesar de a cidade contar com um bom número de hospedagens, é mais do que recomendável se antecipar na reserva do seu hotel em Lisboa! Essa é a dica para conseguir uma acomodação com boa localização com um preço mais justo. Leia nosso post completo sobre onde ficar em Lisboa e confira na tabela abaixo alguns dos hotéis em Lisboa mais reservados pelos leitores do Melhores Destinos.
2. Visite os famosos pontos turísticos de Lisboa
Um roteiro pelos principais pontos turísticos de Lisboa deve incluir o Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Praça do Rossio, Praça da Figueira, Rua Augusta e o Elevador de Santa Justa, que ficam na Alfama, Baixa e Bairro Alto. Os três bairros são muito próximos e é possível se deslocar a pé entre eles!
Elevador de Santa Justa visto do Chiado
As ruelas são charmosas, por vezes bem coloridas, e rendem agradáveis caminhadas. Lembre-se, no entanto, que Lisboa é conhecida como "A cidade das sete colinas". Ou seja: não faltam ladeiras por lá! Separe um calçado bem confortável e esteja preparado para as subidas e descidas 😉.
Praça do Comércio vista do Arco da Augusta
2. Faça um passeio guiado a pé
Lisboa é um excelente destino para se fazer um free walking tour, um passeio guiado a pé, em que no final se paga ao guia um valor livre, de acordo com o quanto você gostou da experiência. É uma das melhores maneiras para conhecer a história da cidade e também conseguir sugestões de atividades menos turísticas e restaurantes.
São vários os passeios oferecidos em Lisboa, o mais clássico deles é o Free Tour por Lisboa (foi o tour que fizemos, clique aqui para saber mais). Há ainda atividades temáticas ou que focam nos principais bairros da capital portuguesa. Confira:
atividades | reservas |
Free tour por Lisboa | Veja aqui |
Free tour pelo bairro Alfama | Veja aqui |
Free tour por Belém | Veja aqui |
Free tour pelo Bairro Alto e Chiado | Veja aqui |
Free tour pela Lisboa alternativa | Veja aqui |
Free tour do Fado em Lisboa | Veja aqui |
Veja no site da Civitatis a lista com todos os passeios oferecidos em Lisboa! Nós recomendamos que você faça a reserva com antecedência para garantir a vaga. Não há custo algum e, caso seja necessário, o cancelamento é gratuito!
Bairro Alfama e suas ruelas coloridas
3. Conheça a história de Lisboa no bairro Belém
Uma vez em Lisboa, vale a pena reservar um dia para percorrer as atrações do bairro histórico da cidade: Belém. É nele que ficam importantes atrações como o Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Museu Coleção Berardo, Museu Nacional dos Coches, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a tradicional Antiga Confeitaria de Belém, onde estão os autênticos Pastéis de Belém (aliás, os únicos que podem ser chamados assim). Para ter um bom panorama da história da região, faça um passeio guiado a pé.
Mosteiro dos Jerónimos
Na volta de Belém para o centro de Lisboa, você pode fazer uma parada na LX Factory, um complexo de lojas, livrarias e restaurantes que tem como marca registrada o design moderno e o clima descontraído.
Para ir para Belém desde o centro de Lisboa é preciso pegar o bonde 15E que sai da Praça da Figueira, Praça do Comércio e Cais do Sodré. Há também a opção de ir de ônibus até Belém — as linhas que fazem o trajeto são a 714 e a 727.
Torre de Belém
4. Visite os museus de Lisboa
Para saber mais da história e compreender os efeitos do terremoto de 1755 em Lisboa, vale uma visita ao Lisboa Story Centre e ao Museu Arqueológico do Carmo, que funciona dentro das ruínas do antigo Convento do Carmo, cujo interior foi destruído com os tremores. O Museu Nacional do Azulejo e o Museu do Fado falam sobre o desenvolvimento de Lisboa e Portugal por meio da arte. Para exposições mais contemporâneas, visite o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a Fundação Calouste Gulbenkian - os dois contam com um belo entorno para descansar e, no caso do MAAT, também curtir a bela vista para o Rio Tejo.
MAAT é uma das atração do bairro Belém
Lisboa conta ainda com o Museu Nacional de História Natural, cuja visita é como ingressar em uma enorme feira de ciências, com esqueletos de dinossauros, ossadas humanas e mostras temporárias bastante interativas. Um bom programa para fazer com crianças!
Os amantes da literatura devem incluir no roteiro a Casa dos Bicos, também conhecida como Fundação José Saramago. Apesar de pequeno, o museu permite um mergulho na vida e na obra do célebre escritor português que levou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.
Museu Arqueológico do Carmo
5. Economize com o Lisboa Card
Se a ideia for aproveitar o máximo de Lisboa, visitando as principais atrações e utilizando o transporte público de forma ilimitada, nossa dica é adquirir o Lisboa Card (faça a reserva antecipada aqui). O passe turístico dá acesso a mais de 50 atrações, entre elas a Torre de Belém o Elevador de Santa Justa e o Castelo de São Jorge. Além disso, o cartão oferece descontos em passeios e atividades em Lisboa e também destinos próximos, como Sintra. Confira nosso post completo sobre o Lisboa Card.
6. Descubra a Lisboa moderna
A Lisboa das ruas largas e construções mais contemporâneas fica na região conhecida como Parque das Nações, à beira do Tejo, a poucas estações de metrô do aeroporto. Por lá, está o visitadíssimo Oceanário, além de atrações interessantes como o Pavilhão do Conhecimento, o Teleférico e o Shopping Vasco da Gama. Confira nosso post sobre as atrações de cada bairro de Lisboa.
Você pode garantir com antecedência os ingressos para o Oceanário de Lisboa e o Teleférico pelo site da Civitatis. A vantagem é poder parcelar o valor em reais e já ter o IOF incluso no valor final. Confira:
Oceanário de Lisboa
7. Delicie-se com a culinária portuguesa!
Prepare-se para comer muito bem, sobretudo nas chamadas tascas (pequenos restaurantes que servem comidas típicas), além das marisqueiras, especializadas em frutos do mar. São várias as opções espalhadas pelos bairros centrais como Alfama, Baixa, Chiado, Bairro Alto, Mouraria e Cais do Sodré. Nesta última região, próximo ao Tejo, também está o Mercado da Ribeira (Time Out Market), uma enorme praça de alimentação com várias opções para refeições, petiscos e até mesmo um brinde com vinhos ou cervejas do país. Leia mais sobre onde comer em Lisboa.
Pastéis de Belém
8. Admire Lisboa do alto de um mirante
Para o fim do dia, não há programação melhor do que curtir a luz de Lisboa ao pôr do sol. Aproveite os vários mirantes que a cidade oferece, como o do Castelo de São Jorge, Portas do Sol, Miradouro de Santa Luzia, Miradouro da Graça, Miradouro de Nossa Senhora do Monte, Miradouro de São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina. Ou vá para as margens do Tejo, na região entre a Praça do Comércio e o Mercado da Ribeira, onde está o agradável Quiosque Ribeira das Naus.
9. Curta uma noite de Fado
E quando o sol se vai, ganham vez os bares e restaurantes localizados nos terraços de Lisboa, além das movimentadas ruas do Bairro Alto, Príncipe Real e as proximidades da Rua Rosa, no Cais do Sodré. Para uma experiência autenticamente lisboeta, assista a uma noite de fado na Alfama ou no Bairro Alto (a Tasca do Chico é uma ótima pedida), onde turistas e locais dividem o espaço e a boemia. Peça uma imperial e aproveite!
Para não enfrentar filas, a melhor maneira de assistir o Fado em Lisboa é adquirindo antecipadamente os ingressos para um espetáculo. Um deles é o apresentado de segunda a sábado no Fado in Chiado, que pode ser reservado aqui. Outra opção é o da Associação Fado Casto, cujos ingressos podem ser comprados aqui.
Tasca do Chico
10. Faça bate-voltas para destinos próximos
Viajantes com uma estadia mais longa em Lisboa (a partir de 3 dias) podem fazer bate-voltas para destinos turísticos não tão distantes. Leia mais no nosso post completo sobre os destinos perto de Lisboa ou veja abaixo um resuminho dos principais deles:
Cascais: é a região de praias para onde os lisboetas correm nos dias mais quentes do ano. O famoso balneário está a 40 minutos de trem da capital portuguesa e conta com um animado centrinho, bons restaurantes de frutos do mar e uma sequência de praias, distantes a uma curta caminhada uma das outras. Em uma visita a este trecho do litoral português, é possível esticar o passeio até o famoso Cabo da Roca.
atividades | reservas |
Free Tour em Cascais - reserva grátis! | Veja aqui |
Tour por Cascais, Boca do Inferno e Cabo da Roca | Veja aqui |
Excursão a Sintra e Cascais + Palácio da Pena | Veja aqui |
Sintra, Cascais, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira | Veja aqui |
Cascais
Sintra: o charmoso vilarejo está cheio de palacetes e castelos e fica a apenas 30 quilômetros da capital portuguesa, que podem ser facilmente percorridos de trem. Em uma visita ao destino, não deixe de visitar o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros.
Planeje o seu dia em Sintra comprando os ingressos e reservando atividades com antecedência:
INGRESSOS E ATIVIDADES | RESERVAS |
Ingresso do Palácio da Pena e jardins | Veja aqui |
Ingresso do Castelo dos Mouros | Veja aqui |
Ingresso da Quinta da Regaleira com audioguia | Veja aqui |
Ingresso do Palácio Nacional de Sintra | Veja aqui |
Ingresso do Palácio de Monserrate | Veja aqui |
Visita guiada por Sintra e Quinta da Regaleira | Veja aqui |
Free Tour em Sintra | Veja aqui |
Excursão a Sintra e Cascais + Palácio da Pena | Veja aqui |
Sintra, Cascais, Palacio da Pena e Quinta da Regaleira | Veja aqui |
Excursão a Sintra, Cabo da Roca e Quinta da Regaleira | Veja aqui |
Palácio da Pena, Sintra
Óbidos: o colorido vilarejo medieval fica a 80 quilômetros de Lisboa, distância que pode ser percorrida de carro alugado, ônibus ou então em passeios oferecidos pelas agências de Lisboa. O destino tem apenas duas ruas principais, nas quais se concentram restaurantes, lojinhas e também livrarias — afinal, Óbidos já recebeu o título de Cidade Literária pela Unesco. Para uma visita completa ao destino, considere fazer o passeio guiado a pé, com degustação do tradicional licor de ginjinha. Também é possível chegar a Óbidos com excursões partindo de Lisboa, como esta que inclui Nazaré no roteiro.
ATIVIDADES | RESERVAS |
Excursão a Óbidos, Fátima e Nazaré | Veja aqui |
Excursão a Óbidos e Nazaré | Veja aqui |
Visita guiada pela Óbidos medieval | Veja aqui |
Óbidos, vilarejo medieval português
Fátima: o maior centro de peregrinação cristã de Portugal fica a cerca de 1h30 de ônibus de Lisboa e pode ser visitado por conta própria num bate-volta ou também durante o deslocamento para outros destinos do norte de Portugal (como Porto ou Coimbra, por exemplo). Quem deseja praticidade pode ainda reservar um passeio saindo de Lisboa. Há opções incluindo Fátima, Óbidos e Nazaré (veja aqui) e também contemplando a Procissão de Velas (veja aqui), cerimônia que ocorre todas as noites nos meses mais quentes do ano.
ATIVIDADES | RESERVAS |
Free tour pelo Santuário de Fátima | Veja aqui |
Tour por Fátima | Veja aqui |
Excursão a Fátima + Procissão das Velas | Veja aqui |
Excursão a Fátima saindo de Lisboa | Veja aqui |
Santuário de Fátima
Évora: uma das mais bem conservadas cidades medievais de Portugal, Évora é um verdadeiro museu ao ar livre. Um passeio por suas ruelas centrais nos leva por diferentes períodos históricos. Em uma visita ao destino, vale conhecer as vinícolas do Alentejo e também dar um pulo no vilarejo de Monsaraz.
atividades | reservas |
Free tour por Évora | Veja aqui |
Excursão a Évora e suas adegas | Veja aqui |
Excursão a Évora e Monsaraz | Veja aqui |
Capela dos Ossos, atração em Évora
Temos que concordar que há muito o que ver e fazer em Lisboa e destinos próximos. Para te ajudar na complexa missão de planejar uma viagem para a capital portuguesa, preparamos um post super útil com sugestões de roteiros em Lisboa, com itinerários de um a sete dias. Aproveite!
Abaixo listamos os principais pontos turísticos de Lisboa com informações detalhadas sobre horários e ingressos, além das nossas dicas. Planeje sua viagem, aproveite a cidade ao máximo, mas já vá sabendo de uma coisa: independentemente de quantos dias ficar, você certamente irá querer voltar!