Melhores Destinos
Lisboa
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Lisboa

Lisboa é uma das cidades que mais encanta os brasileiros que visitam a Europa. E não é difícil entender o porquê: na capital portuguesa, as atrações misturam história com paisagens incríveis; as ruas são coloridas e cheias de vida; os miradouros oferecem descanso com vistas de tirar o fôlego; o transporte público funciona com qualidade e conecta os principais pontos turísticos, sem falar dos deliciosos pratos à base de frutos do mar, queijos, embutidos e os famosos vinhos portugueses. 

O que fazer em LisboaEléctrico 28, o meio de transporte mais famoso de Lisboa

Lisboa tem a cara daquelas férias bem curtidas — com direito a um pulinho na região serrana para ver castelos e palácios e outro no litoral para aproveitar a vida à beira-mar. Quer melhor?

Com três dias em Lisboa, já dá para ter uma ideia da cidade e visitar alguns de seus pontos mais importantes, mas nós sugerimos uma estadia de pelo menos quatro dias, suficiente para conhecer as principais regiões da capital portuguesa.

Em uma única visita, é sempre difícil conhecer tudo o que uma cidade tem a oferecer. Mas, sabendo de antemão quais são as atrações oferecidas e um pouco de planejamento, é possível montar um roteiro em Lisboa que contemple os locais que mais despertam o seu interesse. Vamos às nossas dicas:

Escolha um bom hotel com antecedência

Lisboa é um dos destinos europeus mais procurados por turistas. Sendo assim, apesar de a cidade contar com um bom número de hospedagens, é mais do que recomendável se antecipar na reserva do seu hotel em Lisboa! Essa é a dica para conseguir uma acomodação com boa localização com um preço mais justo. Leia nosso post completo sobre onde ficar em Lisboa e confira na tabela abaixo alguns dos hotéis em Lisboa mais reservados pelos leitores do Melhores Destinos.

HOTEL NOTA LINK
Vincci Liberdade 8.9 Ver preços
Lisboa Carmo Hotel 8.9 Ver preços
Browns Central Hotel 8.9 Ver preços
Exe Saldanha 8.8 Ver preços
Lux Lisboa Park 8.8 Ver preços
My Story Hotel Tejo 8.8 Ver preços
Hotel Gat Rossio 8.5 Ver preços
EXE Liberdade 8.5 Ver preços
Hotel Mundial 8.5 Ver preços
easyHotel Lisbon 8.3 Ver preços

Visite os cartões-postais de Lisboa

Um roteiro pelas principais atrações de Lisboa deve incluir o Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Praça do Rossio, Praça da Figueira, Rua Augusta e o Elevador de Santa Justa, que ficam na Alfama, Baixa e Bairro Alto. Os três bairros são muito próximos e é possível se deslocar a pé entre eles. 

O que fazer em LisboaElevador de Santa Justa visto do Chiado

As ruelas são charmosas, por vezes bem coloridas, e rendem agradáveis caminhadas. Lembre-se, no entanto, que Lisboa é conhecida como "A cidade das sete colinas". Ou seja: não faltam ladeiras por lá! Separe um calçado bem confortável e esteja preparado para as subidas e descidas 😉.

O que fazer em LisboaPraça do Comércio vista do Arco da Augusta

Faça um passeio guiado a pé

Lisboa é um excelente destino para se fazer um free walking tour, um passeio guiado a pé, em que no final se paga ao guia um valor livre, de acordo com o quanto você gostou da experiência. É uma das melhores maneiras para conhecer a história da cidade e também conseguir sugestões de atividades menos turísticas, restaurantes ou tirar junto ao guia qualquer dúvida que você tenha. 

São vários os passeios oferecidos em Lisboa, o mais clássico deles é o Free Tour por Lisboa (clique aqui para saber mais), que passa pelos principais pontos turísticos da região central da cidade. Há ainda atividades temáticas ou específicas para importantes bairros da capital portuguesa, confira:

Veja no site da Civitatis a lista com todos os passeios oferecidos em Lisboa! Nós recomendamos que você faça a reserva com antecedência para garantir a vaga. Não há custo algum e, caso seja necessário, o cancelamento é gratuito!

O que fazer em LisboaBairro Alfama e suas ruelas coloridas

Conheça a história de Lisboa no bairro Belém

É bem improvável que você vá até Lisboa e não passe um dia percorrendo as atrações do bairro histórico da cidade: Belém. É nele que ficam importantes atrações como o Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Museu Coleção Berardo, Museu Nacional dos Coches, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a tradicional Antiga Confeitaria de Belém, onde estão os autênticos Pastéis de Belém (aliás, os únicos que podem ser chamados assim). Para ter um bom panorama da história da região, faça um passeio guiado a pé.

O que fazer em LisboaMosteiro dos Jerónimos

Reserve um dia inteiro para visitar os principais pontos turísticos de Belém. Na volta, se interessar, faça uma parada na LX Factory, um complexo de lojas, livrarias e restaurantes que tem como marca registrada o design moderno e o clima descontraído.

Como chegar: para ir para Belém desde o centro de Lisboa é preciso pegar o bonde (eléctrico) 15E que sai da Praça da Figueira, Praça do Comércio e Cais do Sodré. Há também a opção de ir de ônibus até Belém — as linhas que fazem o trajeto são a 714 e a 727.

O que fazer em LisboaTorre de Belém

Visite os museus da capital portuguesa

Para saber mais da história e compreender os efeitos do terremoto de 1755 em Lisboa, vale uma visita ao Lisboa Story Centre e ao Museu Arqueológico do Carmo, que funciona dentro das ruínas do antigo Convento do Carmo, cujo interior foi destruído com os tremores. O Museu Nacional do Azulejo e o Museu do Fado falam sobre o desenvolvimento de Lisboa e Portugal por meio da arte. Para exposições mais contemporâneas, visite o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a Fundação Calouste Gulbenkian - os dois contam com um belo entorno para descansar e, no caso do MAAT, também curtir a bela vista para o Rio Tejo.

O que fazer em LisboaMAAT é uma das atração do bairro Belém

Lisboa conta ainda com o Museu Nacional de História Natural, cuja visita é como ingressar em uma enorme feira de ciências, com esqueletos de dinossauros, ossadas humanas e mostrar temporárias bastante interativas. Um bom programa para fazer com crianças!

Os amantes da literatura devem incluir no roteiro a Casa dos Bicos, também conhecida como Fundação José Saramago. Apesar de pequeno, o museu permite um mergulho na vida e na obra do célebre escritor português que levou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

O que fazer em LisboaMuseu Arqueológico do Carmo

Descubra a Lisboa moderna

A Lisboa das ruas largas e construções mais contemporâneas fica na região conhecida como Parque das Nações, à beira do Tejo, a poucas estações de metrô do aeroporto. Por lá, está o visitadíssimo Oceanário, além de atrações interessantes como o Pavilhão do Conhecimento, o Teleférico e o Shopping Vasco da Gama. Confira nosso post sobre as atrações de cada bairro de Lisboa.

Você pode garantir com antecedência os ingressos para o Oceanário de Lisboa e o Teleférico pelo site da Civitatis. A vantagem é poder parcelar o valor e já ter o IOF incluso no valor final. Confira:

  • Veja aqui ingressos para o Oceanário de Lisboa
  • Confira aqui os bilhetes para o Teleférico de Lisboa

O que fazer em LisboaOceanário de Lisboa

Delicie-se com a culinária portuguesa!

Prepare-se para comer muito bem, sobretudo nas chamadas tascas (pequenos restaurantes que servem comidas típicas), além das marisqueiras, especializadas em frutos do mar. São várias as opções espalhadas pelos bairros centrais como Alfama, Baixa, Chiado, Bairro Alto, Mouraria e Cais do Sodré. Nesta última região, próximo ao Tejo, também está o Mercado da Ribeira (Time Out Market), uma enorme praça de alimentação com várias opções para refeições, petiscos e até mesmo um brinde com vinhos ou cervejas do país. Por lá, há estandes de estrelados chefs portugueses com preços acessíveis. Já no Mercado da Baixa, na Praça da Figueira, prove queijos, embutidos e outras delícias portuguesas diretamente do produtor. Leia mais sobre onde comer em Lisboa.

O que fazer em LisboaPastéis de Belém

Admire Lisboa do alto de um mirante!

Para o fim do dia, não há programação melhor do que curtir a luz de Lisboa ao pôr do sol. Aproveite os vários mirantes que a cidade oferece, como o do Castelo de São Jorge, Portas do Sol, Miradouro de Santa Luzia, Miradouro da Graça, Miradouro de Nossa Senhora do Monte, Miradouro de São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina. Ou vá para as margens do Tejo, na região entre a Praça do Comércio e o Mercado da Ribeira, onde está o agradável Quiosque Ribeira das Naus.

Curta uma noite de Fado

E quando o sol se vai, ganham vez os bares e restaurantes localizados nos terraços de Lisboa, além das movimentadas ruas do Bairro Alto, Príncipe Real e as proximidades da Rua Rosa, no Cais do Sodré. Para uma experiência autenticamente lisboeta, assista a uma noite de fado na Alfama ou no Bairro Alto (a Tasca do Chico é uma ótima pedida), onde turistas e locais dividem o espaço e a boemia. Peça uma imperial e aproveite!

Para não enfrentar filas, a melhor maneira de assistir o Fado em Lisboa é adquirindo antecipadamente os ingressos para um espetáculo. Um deles é o apresentado de segunda a sábado no Fado in Chiado, que pode ser reservado aqui. Outra opção é o da Associação Fado Casto, cujos ingressos podem ser comprados aqui.

O que fazer em LisboaTasca do Chico

Faça bate-voltas para destinos próximos

Viajantes com uma estadia mais longa em Lisboa (a partir de 3 dias) podem fazer bate-voltas para destinos turísticos não tão distantes. Leia mais no nosso post completo sobre os destinos perto de Lisboa ou veja abaixo um resuminho dos principais deles:

  • Cascais: é a região de praias para onde os lisboetas correm nos dias mais quentes do ano. O famoso balneário está a 40 minutos de trem da capital portuguesa e conta com um animado centrinho, bons restaurantes de frutos do mar e uma sequência de praias, distantes a uma curta caminhada uma das outras. Em uma visita a este trecho do litoral português, é possível esticar o passeio até o famoso Cabo da Roca.

O que fazer em LisboaCascais

  • Sintra: o charmoso vilarejo está cheio de palacetes e castelos e fica a apenas 30 quilômetros da capital portuguesa, que podem ser facilmente percorridos de trem. Em uma visita ao destino, não deixe de visitar o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros. Viajantes que quiserem otimizar o tempo podem conhecer Cascais e Sintra no mesmo dia, com ingresso incluso para o Palácio da Pena (veja aqui). Também dá para combinar Sintra com o Cabo da Roca, roteiro oferecido neste passeio aqui.

O que fazer em LisboaPalácio da Pena, Sintra

  • Óbidos: o colorido vilarejo medieval fica a 80 quilômetros de Lisboa, distância que pode ser percorrida de carro alugado, ônibus ou então em passeios oferecidos pelas agências de Lisboa. O destino tem apenas duas ruas principais, nas quais se concentram restaurantes, lojinhas e também livrarias — afinal, Óbidos já recebeu o título de Cidade Literária pela Unesco. Para uma visita completa ao destino, considere fazer o passeio guiado a pé, com degustação do tradicional licor de ginjinha. Também é possível chegar a Óbidos com excursões partindo de Lisboa, como esta que inclui Nazaré no roteiro.

O que fazer em LisboaÓbidos, vilarejo medieval português

  • Fátima: o maior centro de peregrinação cristã de Portugal fica a cerca de 1h30 de ônibus de Lisboa e pode ser visitado por conta própria num bate-volta ou também durante o deslocamento para outros destinos do norte de Portugal (como Porto ou Coimbra, por exemplo). Quem deseja praticidade pode ainda reservar um passeio saindo de Lisboa. Há opções incluindo Fátima, Óbidos e Nazaré (veja aqui) e também contemplando a Procissão de Velas (veja aqui), cerimômia que ocorre todas as noites nos meses mais quentes do ano. 
  • Évora: uma das mais bem conservadas cidades medievais de Portugal, Évora um verdadeiro museu à céu aberto. Um passeio por suas ruelas centrais nos leva por diferentes períodos históricos. Em uma visita ao destino, vale conhecer as vinícolas do Alenetejo e também dar um pulo no vilarejo de Monsaraz. Aqui vão duas sugestões de passeios saindo de Lisboa: Évora com vinícolas (veja aqui) e Évora e Monsaraz (aqui).

O que fazer em LisboaCapela dos Ossos, atração em Évora

Temos que concordar que há muito o que ver e fazer em Lisboa e destinos próximos. Para te ajudar na complexa missão de planejar uma viagem para a capital portuguesa, preparamos um post super útil com sugestões de roteiros em Lisboa, com itinerários de um a sete dias. Aproveite!

Abaixo listamos os principais pontos turísticos de Lisboa com informações detalhadas sobre horários e ingressos, além das nossas dicas. Planeje sua viagem, aproveite a cidade ao máximo, mas já vá sabendo de uma coisa: independentemente de quantos dias ficar, você certamente irá querer voltar!