Onde comer em Lisboa

Portugal é, inegavelmente, um dos países europeus que mais se destacam quando o assunto é gastronomia. Seja em Lisboa, no Porto ou em qualquer outra cidade portuguesa, os apreciadores de uma boa (e farta) mesa não se decepcionam nunca - sem contar que os preços também acabam sendo mais em conta do que em outros destinos turísticos do continente europeu.

E falar de gastronomia portuguesa e não citar o famoso bacalhau seria uma tremenda leviandade. Um peixe muito saboroso e que pode ser preparado das mais diversas formas, sendo a mais simples delas - com ingredientes como azeite, batatas, azeitonas - uma das que mais valorizam o sabor do alimento.

De fato, o bacalhau acaba sendo um dos pratos mais pedidos nos restaurantes especializados de Lisboa, mas não podemos nos esquecer de que outros peixes - e também frutos do mar - são encontrados em abundância neste país de excelente posição geográfica. O polvo à lagareiro, por exemplo, é um clássico. Com uma porção generosa de azeite, o prato vai muito bem acompanhado das famosas batatas ao murro.  

Outras delícias que você não pode deixar de experimentar por lá também são as amêijoas à bulhão pato (ou vôngoles, pequenos e deliciosos moluscos), receita que homenageia o poeta e escritor Raimundo António de Bulhão Pato; o prego, pãozinho francês com bife (simples e saboroso); os caracóis; o suculento arroz de pato; e as imperdíveis sardinhas assadas na brasa.

Para acompanhar todo esse banquete, nada como uma cervejinha gelada, que pode ser uma Sagres ou uma Super Bock. Mas boas pedidas, também, são os vinhos portugueses. Lembrando que se sobrar mais um espaço no estômago, não deixe de provar os famosos doces, como o Pastel de Belém. São simplesmente divinos! 

Tascas

Tascas nada mais são do que pequenos bares, ou botecos, como geralmente os chamamos no Brasil. E Lisboa está cheia delas, sempre prontas a oferecerem cerveja gelada ou vinho e um bom petisco/prato de comida. 

Antes de embarcarmos para Lisboa, recebemos o seguinte conselho de um habitante local: "Não precisa escolher muito, ao avistar uma tasca, apenas entre e aproveite". E assim nós fizemos. E não nos arrependemos! Confira abaixo algumas boas opções de restaurantes, tascas e cafés de Lisboa e bom apetite!

  • Armazéns do Chiado

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Se você curte fazer umas comprinhas em um ambiente super charmoso e descolado, não pode deixar de conhecer este centro comercial situado em um dos bairros mais vibrantes de Lisboa, o Chiado.

    No shopping Armazéns do Chiado - instalado no antigo prédio de um convento - encontram-se mais de 50 lojas, entre elas Fnac, Sephora, A Loja do Gato Preto,...

  • A Baiuca

    Nota:  de 10 (0)

    No tradicional bairro de Alfama, mais precisamente na Rua de São Miguel, encontra-se o pequeno restaurante cujo carro-chefe são as apresentações de fado vadio. Um local onde fadistas não-profissionais executam belas canções noite adentro, embalando com maestria o jantar dos frequentadores da casa.

    E por falar em jantar, no...

  • A-brasileira

    A Brasileira

    Nota:  de 10 (0)

    Na elegante Rua Garrett (falamos dela aqui), no Bairro do Chiado, está este que é um dos cafés mais famosos de Lisboa, o A Brasileira. Um icônico estabelecimento inaugurado em 1905, com um interior todo em Art Deco de madeira, elementos em mármore, belos lustres e espelhos.

    Já na porta, o visitante é "recebido" pela...

  • A-padaria-portuguesa

    A Padaria Portuguesa

    Nota:  de 10 (0)

    Que tal uma paradinha entre uma atração e outra para saborear um pão fresquinho - acompanhado de um bom café/cappuccino - um delicioso pastel de nata, ou mesmo uma refeição rápida, com salada, sopa ou sanduíche?

    Tudo isso você encontra na Portuguesa, uma padaria famosa pelos produtos e preços que...

  • A-tasca-do-chico

    A Tasca do Chico

    Nota:  de 10 (0)

    A noite do Bairro Alto é uma das mais animadas e tradicionais de Lisboa. E um dos locais mais famosos na área, não somente pela atmosfera, mas também pelas apresentações de fado vadio, é a Tasca do Chico.

    O local é pequeno e lota com facilidade, isso devido à qualidade da música e ao ambiente informal:...

  • Bairro-alto

    Bairro Alto

    Nota:  de 10 (0)

    Ruas estreitas e com pavimento de paralelepípedo, tranquilas de dia e absolutamente animadas de noite, quando os bares e restaurantes locais ficam cheios, e muita gente circulando de um lado para o outro. Este é o cenário do famoso Bairro Alto, um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, muito conhecido, também, como a zona boêmia da...

  • Casa do Alentejo

    Nota:  de 10 (0)

    Em um belo prédio do século XIX se encontra o restaurante especializado em comida do Alentejo, uma famosa região de Portugal da qual fazem parte as cidades de Évora e Santarém. Além do menu repleto de delícias - como a carne de porco à alentejana, o arroz de mariscos e as imperdíveis sobremesas - a visita ao...

  • Centro Comercial Vasco da Gama

    Nota:  de 10 (0)

    Vizinho à estação de trens/metrô Oriente - de onde saem os trens para o Porto - está este grande shopping que reúne de tudo um pouco. São mais de 150 lojas - marcas como Zara, Fnac, Nike, C&A - além de bons restaurantes, lanchonetes, cinema e supermercado, todos reunidos em um espaço com arquitetura...

  • Camarao-tigre-da-cervejaria-ramiro

    Cervejaria Ramiro

    Nota:  de 10 (0)

    Frutos do mar frescos - alguns deles "pescados" no aquário do local minutos antes do preparo - cerveja ultra gelada e ambiente descontraído fizeram a fama da tradicional cervejaria Ramiro, em Lisboa. Uma casa que já era famosa, mas que se tornou ainda mais conhecida depois da visita do chef e apresentador da TV americana, Anthony Bourdain.

    No...

  • Bacalhau-do-restaurante-lisboa-a-noite

    Lisboa à Noite

    Nota:  de 10 (0)

    O ambiente mais requintado e um cardápio recheado de pratos da tradicional cozinha portuguesa fazem do Lisboa à Noite uma excelente opção para um jantar especial. No menu, vários clássicos da gastronomia portuguesa, como carpaccio de polvo com vinagrete, bacalhau e polvo à moda do Lagar, além de pratos à base de...

  • Espaco-time-out-no-mercado-da-ribeira

    Mercado da Ribeira/Espaço Time Out

    Nota:  de 10 (0)

    Quem curte um bom mercado não pode perder a chance de conhecer o da Ribeira, em Lisboa. Uma grande feira fechada - a maior da cidade - onde é possível comprar alimentos frescos, como verduras, legumes e peixes. Uma boa pedida, também, para os que vão alugar apartamentos de temporada e gostam de testar os dotes culinários. 

    Mas...

  • Museu-do-fado

    Museu do Fado

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das maneiras de conhecer a história de um lugar é por intermédio da música. E o fado, com certeza, retrata bem a sociedade lusitana. São melodias e letras românticas, algumas melancólicas e várias que exaltam as belezas de Portugal, na voz de cantores e cantoras de sucesso.

    Para os que desejam saber mais sobre aos...

  • Pasteis-de-belem

    Pastéis de Belém

    Nota:  de 10 (0)

    Você, com certeza, já deve ter ouvido falar nos famosos pastéis de Belém, um doce tipicamente português que ganhou fama no mundo todo. No entanto, o que muitos não sabem é que o verdadeiro pastel só pode ser experimentado nesta casa situada no bairro de Belém, em Lisboa. Uma receita secreta e guardada a sete...

  • Pingo Doce

    Nota:  de 10 (0)

    A rede de supermercados Pingo Doce é uma mão na roda para aqueles que vão se hospedar em apartamentos de temporada e gostam de cozinhar. Nas várias lojas da rede espalhadas pela cidade (encontre a sua aqui), você vai encontrar alimentos frescos, mariscos, peixes, carnes, pães, doces, vinhos e muitas outras delícias locais.

    ...

  • Pois-cafe

    Pois Café

    Nota:  de 10 (0)

    Um cardápio repleto de delícias, um espaço bem decorado e bastante aconchegante. Isso é tudo o que você vai encontrar no Pois, em Alfama, um café bastante frequentado por locais, ideal para um break entre um passeio e outro. No menu, tortas e sanduíches deliciosos, cafés dos mais diversos tipos e também menus...

  • Porta-d-alfama

    Porta d'Alfama

    Nota:  de 10 (0)

    Seja para saborear uma deliciosa sardinha assada na brasa ou varar a noite ouvindo um bom fado, o Porta d'Alfama é uma excelente opção para aqueles que procuram um bom estabelecimento de comida portuguesa, em um dos bairros mais tradicionais de Lisboa. 

    Os preços do local também não costumam ser dos mais caros. O prato de...

  • Cervejaria-portugalia

    Portugália

    Nota:  de 10 (0)

    Cozinha portuguesa de primeira em um cenário de tirar o fôlego: de frente para o monumento Padrão dos Descobrimentos e o rio Tejo. No menu, pratos especiais como a Açorda de Camarão, o Bacalhau à Brás, além de uma série de pratos à base de mariscos, petiscos tradicionais, excelentes vinhos e cerveja...

  • Quiosque-ribeira-das-naus

    Quiosque Ribeira das Naus

    Nota:  de 10 (0)

    Pegue uma bebida, acomode-se em uma das convidativas cadeiras de praia do Quiosque Ribeira das Naus e aproveite uma das mais belas vistas do Rio Tejo, ainda mais especial em dias ensolarados.

    Além disso, no quiosque também é possível fazer lanches rápidos, no menu tem saladas, pizzas, sanduíches, entre outros quitutes. Afinal,...

  • Gelados-sorvetes-santini

    Santini

    Nota:  de 10 (0)

    Não importa a estação do ano, fãs de sorvetes que estiverem em Lisboa devem reservar um tempinho para experimentar os gelados Santini. Uma marca criada há mais de 60 anos, em Portugal, que fabrica sabores deliciosos - dos tradicionais aos mais inusitados.

    Em Lisboa, a concorrida loja fica na movimentada Rua do Carmo, no Chiado.

  • Solar-dos-presuntos

    Solar dos Presuntos

    Nota:  de 10 (0)

    O restaurante que abriu as portas em 1974 tem um cardápio recheado de delícias da gastronomia portuguesa, além de uma clientela fiel e bem famosa. Prova disso são as fotos dos vários artistas, músicos e políticos decorando as paredes do local, entre elas, várias personalidades brasileiras. 

    Mas vamos ao que...

  • Bacalhau-com-natas-da-tasca-da-comadre

    Tasca da Comadre

    Nota:  de 10 (0)

    Na Rua do Diário de Notícias, uma das mais movimentadas do Bairro Alto, está localizado este pequeno restaurante especializado na culinária local. O atendimento é excelente, o ambiente informal, aconchegante, e o menu está repleto de iguarias tradicionais, como os famosos pastéis de bacalhau (bolinhos de bacalhau), salada de...

Tudo que você precisa saber sobre Lisboa!

Esse texto sobre Onde comer em Lisboa faz parte do guia de Lisboa no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em Lisboa

  • T2dck Eduardo Soares há quase 4 anos

    pastel de natas é o nome do doce, Pastel de Belém é o nome da Doceria onde se fabricam os melhores pasteis de nata

  • Missing Regivaldo Costa há quase 4 anos

    Talvez seja interessante listar a 100 Montaditos instalada no Príncipe Real. Estive lá por 2x e gostei muito. 100 opções de tapas e cerveja a bom preço. https://pt-pt.facebook.com/100MontaditosPortugal

  • Img20150707wa0003 Claudio Teixeira há mais de 3 anos

    Alguém poderia me dar dicas, onde tem o melhor bacalhau com custo bom na cidade de Lisboa? Onde eu encontro a Chopps de vinho? Agradeço antecipadamente

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.