Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Pastéis de Belém

Uma vez em Belém, prove os tradicionais pastéis de Belém, os únicos que podem ser chamados assim — todos os outros são pastéis de nata, mas não de Belém. Aberta desde 1837, a Antiga Confeitaria Belém, mais conhecida como Pastéis de Belém, guarda a sete chaves a receita da iguaria tal qual era produzida pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos no início do século 19.

Na época, a fabricação e venda do doce conventual era uma forma de se arrecadar fundos para o mosteiro, que acabou sendo fechado em 1834, em consequência da Revolução Liberal. Após o fechamento do mosteiro, alguém que conhecia a receita original do doce seguiu produzindo os pastéis de nata e os colocou à venda na loja anexa a uma refinaria de açúcar, bem ao lado do mosteiro. Esse local é o mesmo em que hoje funciona a Casa do Pastel de Belém, que passou a produzir a iguaria em 1937.

Pastéis de Belém

Para provar os autênticos doces, dependendo do horário do dia e da época do ano, você provavelmente terá de enfrentar fila, ainda mais se optar por se sentar em uma das mesas da confeitaria, fazendo pausa para um café e um pastelzinho, sempre quentinho. Costuma ser mais rápido comprar os pastéis para levar, ao custo de 1,10 € cada. 

Saborear esse clássico em um passeio pela orla do Tejo também é uma boa pedida. E falando em gostosura, confira os melhores pastéis de nata de Lisboa na nossa opinião.

Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 23h.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Lisboa

Pastéis de Belém

Rua de Belém, 84-92
Belém
Lisboa
1300-085
http://www.pasteisdebelem.pt