Melhores Destinos
Lisboa
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Quando ir a Lisboa

Diferentemente de muitos outros destinos da Europa, não há um período do ano em que seja desaconselhado ir à capital portuguesa. É nos meses quentes que as ruas ganham mais vida, com festivais, festas populares, muitos turistas e bom clima para também esticar a viagem às praias próximas.

No entanto, o inverno em Lisboa costuma ser ameno, com temperaturas variando entre 8ºC e 15ºC em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Faz mais frio nessa época e a chance de chuva é maior, mas não chega a nevar e dificilmente a precipitação será tanta a ponto de estragar a sua viagem.

Melhor época para ir a Lisboa

A escolha da melhor época para viajar para Lisboa vai depender de qual é o clima ideal para você, se você se importa ou não com grandes levas de turistas e a sua disposição para pagar um pouco mais por tudo, caso queira curtir o verão na Europa.

A nossa sugestão é aproveitar os períodos entre a segunda quinzena de maio até o fim de junho e a partir da metade de setembro até o fim de outubro. Nessas épocas, há dias quentes, mas não de calor extremo, e a cidade está com cara de destino de férias, mas não tão cheia quanto na alta temporada.

De toda forma, abordaremos a seguir o clima mês a mês e algumas características de cada época. Assim será possível você pesar os prós e contras e decidir quando ir a Lisboa. 

Quando ir a Lisboa

Junho, julho, agosto e setembro

Estes são os meses mais quentes em Portugal, quando as máximas costumam ficar na casa dos 30ºC, com alguns picos de calor chegando a temperaturas próximas aos 40ºC, principalmente em julho e agosto — imagina a sensação térmica! É período de férias escolares e, sobretudo em agosto, a cidade fica cheia. E, com isso, as acomodações, mais caras. A maior vantagem de viajar no meio do ano é que quase não chove em Lisboa.

O sol reflete em Lisboa e cria uma luz única, é verdade. Mas, no verão, o astro-rei também é impiedoso, e pode ser que você queira fugir para alguma praia em busca de refresco. A boa notícia é que há ótimos balneários nas redondezas de Lisboa, como Estoril, Cascais e a região de Setúbal, onde estão as cristalinas praias da Serra da Arrábida (foto a seguir). Um pouco mais distante de Lisboa, tem ainda o Algarve, com suas falésias, praias e vistas estonteantes. 

Quando ir a LisboaSerra da Arrábida é refúgio para dias mais quentes em Lisboa

Na cidade ou no litoral, vale o lembrete para se manter bem hidratado e com protetor solar sempre em mãos. E para o fim do dia, fica a dica: as temperaturas costumam cair até os 15ºC, o que pode exigir um casaquinho caso a programação se estenda noite adentro.

O verão é de dias longos (escurece perto das 22h) e época de festa em Portugal. É quando Lisboa se enche não apenas de turistas, mas também de festivais de música e extensa programação cultural ao ar livre. Praticamente durante todo o mês de junho ganham vez as festas do Santos Populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Estar em Lisboa nos dias próximos a 13 de junho é uma experiência e tanto: em comemoração ao santo casamenteiro, as ruas ficam coloridas como uma festa junina tal qual conhecemos no Brasil. O ponto alto é a noite de 12 de junho, quando o perfume de sardinha na brasa se espalha pelos bairros e o clima é quase de Carnaval. Impossível não se divertir junto aos lisboetas.

Quando ir a LisboaFestas de junho dão vida às ruas de Lisboa

Dezembro, janeiro e fevereiro

Se o verão tem cara de verão, o inverno também tem suas cores e características bem próprias. Não chega a nevar como em outras capitais europeias, mas faz frio em Lisboa. Em dezembro, janeiro e fevereiro, as mínimas caem para os 8ºC e as máximas ficam por volta dos 15ºC. É a época dos ventos mais fortes e das chuvas, que provavelmente não chegarão a comprometer a viagem, uma vez que são comuns os dias de frio, sol e céu azul em Lisboa.

Março, abril e maio

De março a maio, Lisboa vai ficando mais colorida, com ruas mais movimentadas e o clima, descontraído. É primavera, e os termômetros começam a marcar máximas próximas aos 20ºC. Mas não descarte a possibilidade de enfrentar dias mais frescos e outros de calor tremendo. Em abril (fotos abaixo), as chuvas são moderadas. Tem até um ditado para isso: “Abril, águas mil!”.

Quando ir a Lisboa

Outubro e novembro

Época de transição, no outono as temperaturas vão aos poucos caindo, ficando na média dos 18ºC. Em outubro, o sol ainda predomina. Já novembro costuma ser um pouco mais cinzento, embora não seja raro um veranico dar as caras, garantindo uma última lufada de calor antes de o inverno chegar. Mas, no geral, novembro é o mês mais chuvoso.

Assim como na primavera, o outono é uma das épocas ideais para desfrutar a capital portuguesa a preços mais acessíveis se comparados com os praticados na alta temporada.

Feriados e datas comemorativas

  • Feriados: algumas das principais atrações de Lisboa fecham nos dias 1º de janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de maio, e 24, 25 e 31 de dezembro;
  • Datas comemorativas: 25 de abril: Dia da Liberdade, quando é comemorado o fim da ditadura em Portugal. 13 de junho: Dia de Santo Antônio.

O que levar na mala

Roupas leves e sapatos apropriados são altamente indicados para aqueles que vão conhecer a cidade no verão. Nada como um bom par de tênis para subir e descer as ladeiras de bairros como Alfama e Bairro Alto e andar com tranquilidade sob o calçamento de paralelepípedos — que é lindo, mas por vezes irregular. Também não se esqueça de levar um bom filtro solar, que o sol não costuma dar trégua. Mesmo nos meses mais quentes, um casaquinho para as noites é sempre bem-vindo. Não raro, as madrugadas marcam temperaturas próximas aos 17ºC.

Já no outono e no inverno, a dica é se precaver levando na mala roupas de frio (mínimas de 8ºC), além de capa de chuva ou guarda-chuva, já que a probabilidade de precipitação é maior.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Lisboa