Londres
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Stonehenge - passeio bate-volta incrível a partir de Londres

Stonehenge é um lugar incrível para conhecer em um bate e volta de Londres. É uma das obras de engenharia pré-histórica mais famosas e também misteriosas do mundo. 

Construída há cerca de 4,5 mil anos, no Período Neolítico, Stonehenge é formada por blocos de pedra de até 5 metros de altura e mais de 30 toneladas dispostos em forma circular. O monumento usou pedras transportadas por até 250 quilômetros, desde Preseli Hills, no País de Gales — imagina elas sendo esculpidas e transportadas em uma época em que não havia nenhum recurso tecnológico para isso. No núcleo do santuário, haveria uma espécie de altar, formado por bancos de pedras, é claro. 

Stonehenge - passeio bate-volta incrível a partir de Londres

O nome Stonehenge advém de duas palavras do inglês arcaico, stone (pedra) e henge (eixo), ou seja, “eixo de pedra”. O monumento tem um perfeito alinhamento astronômico com o sol, tanto no solstício de verão quanto no solstício de inverno. Ou seja: os espaços no anel de pedras externo estão em perfeito alinhamento para a passagem da luz no nascer do sol do dia mais longo do ano e no pôr do sol do dia mais curto do ano.

Tem várias teorias sobre o propósito desse monumento — até hoje, são publicadas pesquisas em importantes revistas científicas especulando sobre a finalidade. Tem quem diga que era um calendário solar gigante, outros fazem relações às conexões entre a vida após a morte e o solstício de inverno nas sociedades neolíticas. 

Tem também quem acredite que era um cemitério, uma vez que pesquisas arqueológicas encontraram restos mortais na região, ou então que eram realizadas cerimônias religiosas ali, talvez até com sacrifícios — druidas realizavam esse tipo de ritual destinado à adoração da divindade solar. Até extraterrestres entraram nas especulações. Para ufólogos, alienígenas com tecnologia avançada visitaram nosso planeta há milênios e deixaram essa construção que parece muito complexa para ter sido feita pelas civilizações humanas da época.

Como é a visita a Stonehenge

Caminhar em volta do mundialmente famoso círculo de pedras é a grande atração de Stonehenge. E se você tiver a sorte de pegar um dia bonito como o que nós pegamos, melhor ainda! O verde dos campos, o azul do céu e o cinza das pedras fazem uma composição única. 

Mas antes de se dirigir ao local onde está o monumento, você deve passar por um moderno centro de visitantes. Lá, de uma maneira interessante e interativa, você vai conhecer toda a história de Stonehenge desde os primórdios, sobre o povo que o construiu (tem até uma projeção de como era o homem da época), pode ver objetos encontrados em escavações, entender o que é esse monumento por meio de painéis gigantes e vídeos. 

Do lado de fora, tem uma réplicas das casas dos homens da época e também mostras das pedras com que Stonehenge foi construída para a gente tocar, sentir a textura — lá no monumento, você não vai poder sequer chegar perto delas, tem cordões delimitando até onde o visitante pode ir. Você também pode brincar de puxar a pedra com suas dezenas toneladas — e falhar miseravelmente, claro. 

O centro de visitantes fica a cerca de dois quilômetros do sítio do Stonehenge, mas uma frota de ônibus faz o trajeto durante todo o dia, indo e voltando, sem cobrança adicional. Eu optei por fazer o caminho de ida a pé. O campo estava cheio de florzinhas amarelas, lindo, foi uma caminhada gostosa. Mas, como eu estava em excursão, acabou sobrando pouco tempo para contemplar o monumento. Então leve isso em consideração.

Stonehenge - passeio bate-volta incrível a partir de Londres

Na saída, você ainda vai encontrar uma loja com camisetas, bonés, belas fotografias de Stonehenge e outros produtos para levar de souvenir. Partindo de Londres, o passeio até Stonehenge vai te demandar, pelo menos, seis horas.

Stonehenge - passeio bate-volta incrível a partir de Londres

Ingressos para Stonehenge

Considerado o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra, Stonehenge intriga pesquisadores e curiosos do mundo todo até os dias de hoje. Não à toa, recebe mais de um milhão de visitantes por ano.

Se você optar de ir por conta, é recomendável comprar antecipadamente e fazer o agendamento no site oficial, com hora marcada. O ticket deve ser adquirido com pelo menos um dia de antecedência da visita, com desconto de 10%. Neste link do site oficial você confere os preços dos ingressos e também os horários de funcionamento do monumento ao longo do ano. Os períodos com menos movimento costumam ser antes das 11h e depois das 14h.

Também tem a possibilidade de ir com ônibus de excursão (neste link), com o ingresso já incluso no preço. A Civitatis também tem roteiros que incluem, no mesmo dia, Stonehenge, Salisbury e Windsor ou então Stonehenge e Bath.

Stonehenge - passeio bate-volta incrível a partir de Londres

Como chegar a Stonehenge 

Stonehenge está localizado na planície de Salisbury, no condado de Wiltshire, seguindo a Oeste de Londres. Uma das opções é pegar um trem até Salisbury, que fica a 145 km da capital. Neste site, é possível checar horários, preços e também comprar a sua passagem de trem. Chegando na estação de trens, é só pegar o Stonehenge Tour Bus.

Mas eu achei mais fácil ir com ônibus tipo excursão. Comprei a viagem neste link, com o ingresso já incluso no preço. O passeio inteiro durava seis horas, e era possível sair de manhã ou à tarde.

Alugar um carro partindo de Londres também é uma boa opção, principalmente para os que desejam ter mais liberdade, fazer o seu próprio horário e visitar outras atrações. Mas leve em consideração que, no Reino Unido, a mão é inglesa.

A gente sugere o site da Rentcars, que reúne as melhores locadoras, também, em Londres. Com o código MDGUIA5, você recebe desconto de 5%.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres