Pontos Turísticos de Londres
Pontos turísticos de Londres permeiam o nosso imaginário desde que éramos pequeninos — Mary Poppins, Peter Pan e Harry Potter são alguns dos personagens que ajudaram a eternizá-los.
Como Londres é uma cidade enorme e tem muita coisa para conhecer, a gente recomenda que você agrupe esses atrativos por região. Neste post, a gente vai te ajudar a criar roteiros de acordo com a proximidade dos pontos turísticos para que você possa poupar tempo, economizar em transporte e aproveitar bem cada passeio.
Clicando em cada atrativo, você acessa uma matéria completa com nossa experiência no local, quanto custa para entrar e como chegar até ele.
TOP 15 - Pontos turísticos de Londres
- Big Ben
- Tower Bridge
- Palácio de Buckingham
- London Eye
- Torre de Londres
- Abadia de Westminster
- Museu Britânico
- Piccadilly Circus
- National Gallery
- The Shard
- Abbey Road
- Museu de História Natural
- Hyde Park
- Tate Modern
- St. James Park
Pontos turísticos de Londres: os pontos turísticos de cada região
Big Ben e pontos turísticos próximos
Maior cartão-postal de Londres, o Big Ben corresponde ao maior sino da torre noroeste do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, onde fica o maior relógio de quatro faces do mundo. Além de tirar fotos e escutar o seu badalo em hora cheia, dá para subir a torre e conhecer seu interior — mas é um tour bem concorrido.
Ao lado, fica a Abadia de Westminster, a igreja onde ocorrem as coroações de reis e rainhas britânicos desde 1066. É uma das edificações de arquitetura gótica mais impressionantes do Reino Unido e abriga os restos mortais de reis, rainhas, guerreiros, estadistas, poetas, músicos e até mesmo cientistas, como Charles Darwin e Isaac Newton.
Do outro lado do Rio Tâmisa, atravessando a Ponte de Westminster, você encontra a London Eye, a maior roda-gigante da Europa! É uma das atrações mais cobiçadas de Londres: todo ano, mais de 3 milhões de pessoas passam por suas cabines de vidro e aço. Ao lado, fica o aquário de Londres, Sea Life, uma atração bem popular entre famílias com crianças.
Como chegar ao Big Ben: as atrações da região são servidas por pelo menos quatro estações de metrô (St. James, Westminster, Embankment e Waterloo) e várias linhas de ônibus. É uma área que pode muito bem ser explorada a pé. É organizada, limpa, com arquitetura imponente e sóbria — a cara de Londres. Simule seu trajeto.
Palácio de Buckingham e pontos turísticos próximos
A 20 minutos de caminhada do Big Ben, fica o Palácio de Buckingham, a mais famosa das residências oficiais da família real britânica. Pelo menos quatro vezes por semana, uma multidão se reúne em frente ao prédio para assistir à cerimônia da troca da guarda. Já o palácio abre para visitação do público durante o verão europeu.
O Palácio de Buckingham é cercado por dois lindos parques: o Green Park e o St. James Park. Esse último não é tão grande, mas é um dos meus favoritos, com seus canteiros de flores, amplos gramados e lago popular para tirar fotos, com a London Eye ao fundo. O parque está cheio de patos, cisnes, gansos e esquilos. Se tiver sorte, também vai ver os pelicanos do parque, espécie introduzida ali em 1664 como um presente do embaixador russo.
Também dá para ir a pé até a Piccadilly Circus, esquina cercada por painéis de publicidade que virou um dos cartões-postais de Londres, e visitar as lojas que tem até a Leicester Square. Ali, você vai estar praticamente do lado da Chinatown, um cantinho do Oriente no meio de Londres, e da National Gallery, museu que reúne algumas das telas mais importantes da história das artes visuais. É gratuito e imperdível!
Como chegar ao Palácio de Buckingham: a estação de metrô mais próxima é a St James’s Park, servida pelas linhas Circle and District. As estações Victoria e Green Park também não ficam longe do palácio. Você consegue checar qual a melhor linha de metrô ou ônibus para você simulando o trajeto neste link.
Tower Bridge e pontos turísticos próximos
Inaugurada em 1894, a Tower Bridge é a mais bela das pontes sobre o Rio Tâmisa. Construída em arquitetura neogótica, tem duas torres gêmeas que parecem saídas de um conto de fadas. Não deixe de visitar as passarelas no topo.
Ao redor ponte, tem uma série de pontos turísticos imperdíveis. Para quem se interessa por história, a Torre de Londres é imperdível: o castelo de quase mil (1.000!) anos foi um luxuoso palácio real, a fortaleza mais protegida da Inglaterra e ainda um presídio para os rivais da monarquia.
Do outro lado do Tâmisa, você encontra o navio-museu de guerra HMS Belfast; o The Shard, maior arranha-céu do Reino Unido; o Borough Market, mercado gastronômico cheio de história; o Shakespeare Globe, reconstrução do teatro de William Shakespeare; e o Tate Modern, um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea do mundo inteiro. Se você subir na Millenium Bridge, já vai avistar a majestosa cúpula da St. Paul's Cathedral.
Como chegar na Tower Bridge: Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a Tower Hill, a sete minutos a penas da Tower Bridge. A estação London Bridge também não fica longe. Também dá para ir de trem (até London Bridge, Fenchurch Street National Rail stations ou Tower Gateway DLR Station), de barco, descendo no Tower Píer, ou de ônibus, usando as linhas 15, 42, 78,100, 343.
Museu Britânico e pontos turísticos próximos
O Museu Britânico (British Museum) é o maior e o mais incrível entre os museus gratuitos de Londres. Inaugurado em 1759, ele tem hoje 92 mil metros quadrados e um acervo superior a 7 milhões de peças de todos os continentes.
Com menos de 20 minutos de caminhada, você chega a British Library, a Biblioteca Britânica, que expõe tesouros como a Carta Magna, manuscritos de Jane Austen e também rascunhos de músicas dos Beatles. Ela fica bem pertinho da estação de trem St. Pancras e da Plataforma 9 3/4, dois pontos turísticos importantíssimos para os fãs de Harry Potter.
Como chegar ao British Museum: o Museu Britânico não fica tão longe de outras atrações importantes — está a 15 minutos de caminhada da Leicester Square. De metrô, a estação que te deixa mais perto é a Tottenham Court Road, Holborn, mas também dá para ir até a Russell Square e Goodge Street.
Hyde Park e pontos turísticos próximos
O Hyde Park é um dos parques mais frequentados de Londres. É uma área verde gigantesca no meio de Londres: somando com os Jardins de Kensington, onde fica o Palácio de Kensington, tem 2,5 km². Muita gente aproveita os dias de tempo bom para fazer piqueniques e passear sem pressa por ali. É ainda um dos lugares favoritos dos londrinos para praticar caminhada e outros exercícios físicos.
Ao sul do parque, fica o Royal Albert Hall, um teatro em formato circular que esbanja luxo, uma das obras mais lindas da arquitetura vitoriana; o Museu de História Natural, que convida o visitante a uma viagem através de 4,6 bilhões de anos do Planeta Terra, com suas coleções de plantas, insetos, minerais, dinossauros e animais, de forma geral; o Science Museum, que conta os avanços da ciência nos últimos séculos; e o Victoria & Albert, um importante museu de arte e design.
Já ao norte de Hyde Park, tem espaços super-românticos da cidade, como o bairro de Notting Hill e os canais de Little Venice, onde é possível fazer um passeio de barco. Mas acho difícil fazer tudo isso a pé, viu? As distâncias aqui são bem maiores do que no centro de Londres.
Como chegar ao Hyde Park: o Hyde Park é gigante, então depende muito de qual região você quer acessar. As estações mais próximas são a Lancaster Gate (Central Line), a Marble Arch (Central Line), a Hyde Park Corner (Piccadilly Line) e a Knightsbridge (Piccadilly Line). Também há uma série de linhas de ônibus. Simule o trajeto.
Regent's Park e pontos turísticos próximos
O Regent's Park é um dos parques mais lindos de Londres, com um lago, onde dá para alugar um barquinho a remo, amplos gramados e muitos patinhos.
Há ainda um teatro a céu aberto, cafés, além de um zoológico na parte norte do parque, o London Zoo, uma atração bem interessante se você estiver com crianças. Nessa direção, também vale muito a pena atravessar a Prince Albert Road e subir no morrinho do Primrose Hill para ver o skyline de Londres por trás das árvores do Regent's Park. A vista é linda!
A Abbey Road também fica para esses lados, algumas quadras a noroeste do Regent's Park. É a rua de Londres eternizada na capa do disco de 1969 dos Beatles — uma galera vai até a zebra crossing (faixa de segurança) para imitar os ídolos.
Já ao sul do Regent's Park, você encontra o famosíssimo museu de cera Madame Tussauds, que tem mais de 150 cópias exatas de artistas famosos, políticos, membros da família real britânica, escritores, pintores e várias outras personalidades, e o Museu de Sherlock Holmes, localizado no célebre número 221b da Baker Street, onde foram reproduzidos a sala, o banheiro e quarto do detetive, tudo seguindo as descrições dos livros.
Como chegar ao Regent's Park: é possível usar as estações Regent's Park (linha Bakerloo line), Great Portland Street (linhas Hammersmith & City, Circle & Metropolitan lines), Baker Street (linhas Hammersmith & City, Circle, Jubilee, Metropolitan & Bakerloo lines), St John's Wood (linha Jubilee line) e Camden Town (linha Northern line). Simule seu trajeto.
Greenwich e pontos turísticos próximos
Greenwich é um bairro um pouco mais afastado, às margens do Rio Tâmisa. É conhecido no mundo inteiro em razão do meridiano que divide a Terra em hemisférios oeste e leste. É tradição tirar foto com um pé de cada lado da linha, e é possível fazê-lo no Observatório de Greenwich. O lugar é hoje um museu, criado para divulgar e preservar séculos de descobertas astronômicas realizadas ali.
Se o tempo estiver bom, passar um dia em Greenwich é um dos programas mais legais da capital britânica. O Parque de Greenwich é agradável para um piquenique ou apenas deitar à sombra das árvores, lendo um bom livro.
Também é possível visitar de forma gratuita o Queen's House, a Casa da Rainha em Greenwich, que abriga uma coleção de arte de renome internacional, e o National Maritime Museum, dedicado à Marinha Britânica. A poucos metros, também tem o Cutty Sark, um navio veleiro do século XIX transformado em museu.
Como chegar a Greenwich: dá para chegar no bairro de barco, usando o UberBoat ou outros barcos de passeio — tem um píer junto das principais atrações. O DLR (Docklands Light Railway) parte da estação Bank, que também é estação de metrô (linha Central, Circle e District), e te leva até a estação Greenwich ou Cutty Sark. Os seguintes ônibus param próximo ao National Maritime Museum e Queen's House: 129, 177, 180, 188, 286, 386 e N1. Já estes te deixam perto do Cutty Sark: 129, 177, 180, 188, 199 e 386. Estes, do Royal Observatory Greenwich: 53, 54, 202 e 380.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Londres
- Tour do Harry Potter nos estúdios Warner
- Ingressos do London Eye
- Ingresso da Torre de Londres
- Excursão ao Castelo de Windsor, Stonehenge e Oxford
- Ingresso do Madame Tussauds de Londres
- Go City London Explorer Pass
- Ingresso da Tower Bridge
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.