Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham é a sede administrativa e residência oficial da monarquia britânica em Londres desde 1837. Era onde morava a rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos — o rei Charles ainda não se mudou para lá. Neste post, a gente conta tudo o que você precisa saber antes de visitar esse ponto turístico.

Construído em 1703, o prédio é gigante: tem 775 quartos, incluindo 92 escritórios e 78 banheiros. Conta também com uma agência de Correios, cinema, piscina, consultório médico e joalheria. O jardim do palácio é o maior jardim privado de Londres, com direito a uma quadra de tênis, um lago e um heliponto.

Mas o que a maior parte dos turistas acaba vendo é a fachada, os guardas estáticos com o seu chapéu de pele de urso e a cerimônia da troca de guarda, uma vez que o palácio só abre para visitação do público durante o verão europeu (leia mais abaixo).

Em uma rótula em frente ao palácio, muita gente tira fotos e descansa ao pé do Victoria Memorial, um monumento em homenagem à rainha Vitória. Feito com 2,3 mil toneladas de mármore branco, o monumento foi inaugurado em 1911.

Palácio de Buckingham

Troca de guarda do Palácio de Buckingham

A Troca da Guarda, que oficialmente se chama Montagem da Guarda, é uma das cerimônias mais antigas relacionadas ao Palácio de Buckingham. Ela ocorre nas segundas, quartas, sextas e domingos na maior parte do ano, podendo ser realizada diariamente durante o verão europeu. 

O horário divulgado é 11h, mas é necessário chegar, no mínimo, 45 minutos antes, porque a polícia isola a via em frente ao palácio. Para pegar um lugar junto à cerca, receio que seja preciso chegar mais de duas horas antes. Mas junto à rótula com o monumento da Rainha Victoria é também um bom lugar para assistir.

Palácio de Buckingham

Tropas domésticas guardam o rei ou rainha e os Palácios Reais desde 1660. Quando a Rainha Vitória se mudou para o Palácio de Buckingham, em 1837, a Guarda permaneceu no Palácio de St. James, com um destacamento guardando o Palácio de Buckingham, como ainda ocorre hoje. A cerimônia da Troca da Guarda marca o momento em que os militares em serviço, a Velha Guarda, trocam de lugar com a Nova Guarda.

Os regimentos vêm marchando atrás da banda real. A maior parte das pessoas consegue observar apenas a entrada e a saída pelos portões dourados, e fica ouvindo, durante meia hora, a banda tocar trilhas de filmes e até músicas pop — no dia que eu estive lá, apresentaram várias do Abba. Só quem está na cerca consegue ver o que ocorre dentro do pátio.

É onde a Velha Guarda e a Nova Guarda "Apresentam as Armas" (saúdam com seus rifles), depois que o Capitão da Velha Guarda entrega a chave do Palácio. Esse gesto simbólico representa a transferência da responsabilidade pela segurança de Buckingham. Então os guardas saúdam o Capitão Sênior em desfile com suas espadas.

Por volta das 11h35, são chamados para "Atenção". A Velha e a Nova Guarda trocam cumprimentos enquanto a Velha Guarda sai pelo Portão Central, precedida pela banda. Depois de deixar o Palácio, a Velha Guarda continua sua marcha de volta ao Wellington Barracks.

Para saber de qual regimento é um guarda do palácio, é necessário observar a cor da pluma e o lado em que ela é usada no chapéu — os guardas de Grenadier usam pluma branca do lado esquerdo; os guardas de Coldstream usam pluma vermelha à direita; guardas escoceses não usam pluma; guardas irlandeses usam pluma azul à direita do chapéu, e os guardas de Welsh usam plumas brancas e verdes. Observe também o espaçamento dos botões, o escudo da gola e o escudo do ombro.

Palácio de Buckingham

Essa experiência é gratuita, mas deve te tirar pelo menos duas horas do seu dia. Também existe a possibilidade de ver a guarda com um guia, explicando cada detalhe da tradição.

Onde fica o Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham fica no distrito de Westminster, a 15 minutos a pé do Parlamento Britânico e do Big Ben. Ele fica ao final da The Mall, entre dois parques públicos muito frequentados por moradores e turistas, o St. James e o Green Park. Usada em procissões e eventos especiais da monarquia, a avenida que leva até ele esbanja pompa. A The Mall é cercada por árvores e uma fileira de bandeiras britânicas.

A estação de metrô mais próxima é a St James’s Park, servida pelas linhas Circle and District. As estações Victoria e Green Park também não ficam longe do palácio. Você consegue checar qual o melhor transporte para você simulando o trajeto neste link.

Importante observar que, durante a Troca da Guarda, as vias Constitution Hill, Queen Victoria Memorial, Spur Road, Link Road e The Mal ficam fechadas entre 10h15 e 11h45.  Além disso, aos domingos, Marlborough Road, Constitution Hill e The Mall fecham às 9h e reabrem apenas ao anoitecer.

Palácio de Buckingham por dentro

É possível conhecer o Palácio de Buckingham por dentro no período do verão europeu, ou seja, entre julho e setembro. Durante a visita, você passará pelos Salões Nobres, visitará a Sala do Trono, a Galeria de Fotos e o Salão de Baile. Reserve, pelo menos, duas horas e meia para esse experiência, observando com atenção as colunas douradas, detalhes rococó, lustres e tons de vermelho real — o palácio esbanja história e luxo! Também será a sua oportunidade para visitar os jardins de Buckingham ou os estábulos reais.

O ingresso adulto parte de 30 libras no site oficial de vendas — observe que há roteiros diferentes dentro do palácio. Também dá para reservar visita guiada pelo site da Civitatis, com a possibilidade de saber todas as curiosidades sobre o Palácio de Buckingham. Atente que é proibido tirar fotografias dentro do prédio.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Palácio de Buckingham

Buckingham Palace Rd
Londres
SW1A 1AA
http://www.royalcollection.org.uk