Big Ben
O Big Ben é o principal cartão-postal britânico. Chegar ao pé da torre do Parlamento e ouvir os badalos quando o ponteiro chega no alto é o que normalmente faz cair a ficha: eita, eu tô em Londres!
A gente está falando do relógio mais famoso do mundo. Eu, particularmente, sonhava em conhecê-lo desde pequenininha, mais especificamente, desde que o Peter Pan pousou no seu ponteiro para avisar a estrela da Terra do Nunca na animação original da Disney. O Big Ben também estampa tudo o que é tipo souvenir de Londres, é a estrela do Réveillon — todos esperam ansiosamente por suas doze badaladas —, encerrou de forma apoteótica as Olimpíadas na cidade e ganhou projeções coloridas durante a coroação do Rei Charles.
O que é o Big Ben
Embora hoje a gente se refira a Big Ben como a torre do relógio inteira, na verdade, é o nome do maior sino dentro da torre, usado para anunciar as horas. Ele pesa 13 toneladas e mede 2,28 metros de altura.
O Big Ben fica no topo da torre noroeste do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento Britânico. O nome oficial da torre era originalmente Clock Tower, mas foi renomeada como Elizabeth Tower em 2012 para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. Ela tem 96 metros de altura (11 andares), foi construída com 850 metros cúbicos de pedra, 2.600 metros cúbicos de tijolo e calcário importado da França.
É o maior relógio de quatro faces do mundo. Para se ter uma ideia, cada número das horas tem 60 centímetros de comprimento. Os ponteiros dos minutos são feitos de folha de cobre, cada um mede 4,2 metros de comprimento e pesa 100 quilos. Eles percorrem o equivalente a 190 quilômetros por ano, a distância de Londres ao norte da França.
Onde fica o Big Ben
O Big Ben de Londres fica às margens do Rio Tâmisa, na região central da cidade, no distrito de Westminster. Sempre tem muita gente tirando fotos ou esperando os badalos em frente à torre, é um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade.
O cartão-postal fica ao lado da Abadia de Westminster, a igreja mais famosa de Londres, onde o Rei Charles foi coroado em 2023. Também se situa bem pertinho da roda-gigante London Eye, é uma região muito boa para conhecer a pé.
Uma dica de foto: um bom lugar para registrar o Big Ben é do outro lado do Rio Tâmisa, em frente ao Aquário Sea Life, especialmente se estiver passando um ônibus vermelho de dois andares pela ponte para fazer a composição. Se o dia estiver bonito, veja o entardecer nessa região: o relógio é iluminado com uma discreta e romântica luz amarelada, e a London Eye é iluminada também.
História do Big Ben
A torre foi erguida como parte do projeto de Charles Barry para um novo palácio, após a quase destruição do Palácio de Westminster por um incêndio em 1834. O estilo neogótico predomina nesse projeto.
Os quatro lados do relógio e suas bases foram projetados pelo arquiteto inglês Augustus Pugin. O translado do Big Ben exigiu o fechamento de vias e chegou a ser decretado feriado foi decretado no dia. Uma carruagem com 16 cavalos foi utilizada para carregar o sino até a torre, em 1858.
O sino soou pela primeira vez em 11 de julho de 1859. Ele soa a cada hora exata marcada pelo relógio oficial de Londres. Além do famoso Big Ben, outros sinos menores tocam a cada 15 minutos na Elizabeth Tower.
Não há um consenso sobre a origem do apelido Big Ben. Big a gente presume que tenha ligação com o tamanho, que é, de fato, grande. Alguns historiadores ligam o segundo nome a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, responsável pela supervisão da construção da obra.
É possível visitar o Big Ben?
Trago uma boa notícia: depois de anos fechado para reformas, o Big Ben reabriu as portas para os visitantes que querem conhecer seu interior. Mas é uma atração concorridíssima. Os ingressos do mês subsequente são liberados por meio deste link na segunda quarta-feira de cada mês, às 10h (horário de Londres). O preço, em julho de 2023, era de 25 libras para adultos e 10 libras para pessoas de 11 a 17 anos — crianças não podem fazer o tour.
Para subir a torre, é necessário pelo menos um pouco de preparo físico, pois terá que vencer 334 degraus. Durante a visita, você vai ouvir tudo sobre a história da Torre e o recente projeto de sua conservação. Você vai subir a escada em espiral até o relógio, ver a sala do mecanismo do relógio e o campanário onde ficam os sinos, incluindo o Big Ben. Mas atente que não será permitido tirar foto "por motivos de segurança, saúde e direitos autorais". Você deverá deixar todos os pertences em um armário seguro antes do início do passeio.
Você receberá protetores auriculares para usar na sala de mecanismos e no campanário. Dependendo do tempo, pode estar ventando no topo da Torre, por isso é aconselhável uma jaqueta corta-vento ou um top quente. A duração da atividade é de 90 minutos.
Também é possível fazer um tour guiado pelo Parlamento Britânico, que leva o visitante a algumas das partes mais importantes do local ao preço de 32 libras (ingresso inteiro). Confira dias, horários de visitação e outras informações importantes aqui.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.