Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster, a igreja mais famosa de Londres, é onde ocorrem as coroações de reis e rainhas britânicos desde 1066. Você deve ter visto ela pela televisão durante o funeral da Princesa Diana, em 1997, ou a coroação do Rei Charles, em maio de 2023.

É uma das edificações de arquitetura gótica mais impressionantes do Reino Unido. Em 960, era um templo dos monges beneditos, mas começou a ganhar os traços atuais em 1245, por ordem de Henrique III, que escolheu o lugar para o seu sepultamento. Inclusive, o que mais há lá dentro são sepulturas, de reis, rainhas, guerreiros, estadistas, poetas, músicos e mesmo cientistas. Sabia que os restos mortais de Charles Darwin, Isaac Newton e até do astrofísico britânico Stephen Hawking, falecido em 2018, estão ali?

Abadia de Westminster

A abadia está aberta para visitação de segunda a sábado e é uma das atrações mais badaladas de Londres. Na entrada, você pode pegar um audioguia multimídia: ele te encaminha para os principais monumentos e pontos importantes, como o túmulo do guerreiro desconhecido (The Warrior Unknown), onde foi sepultado um soldado britânico não identificado morto em um campo de batalha europeu durante a Primeira Guerra Mundial. O equipamento, que você usa com fone de ouvido, também cedido na abadia, traz mais imagens e traduz para a língua que você escolheu o que está escrito na lápide.

Abadia de Westminster

Não deixe de observar o altar mor, com todos seus detalhes em ouro e seu piso original de 1260, feito com pedaços de vidro colorido e mármore. Dando meia volta, você encontra o coro, parte de igrejas antigas reservada ao clero que se ocupa do canto litúrgico. Um brasão com a palavra "decanus" indica qual é a cadeira do monarca.

Mas talvez a ala que mais me impressionou tenha sido a Lady Chapel (Capela da Senhora), caracterizada pelas duas fileiras de bandeiras com os símbolos heráldicos dos vários Membros da Ordem do Bath. Além de ser o local onde estão sepultados 15 reis e rainhas, é um exemplo incrível da arquitetura medieval, o teto e a parede foram esculpidos de forma tão delicada que parecem de vidro e não de pedra.  

Abadia de Westminster

Abadia de Westminster: ingresso

O ingresso inteiro, em junho de 2023, custava 27 libras. Dá para comprar antecipadamente pela internet para evitar filas — este é o link do site oficial. Adquirindo pelo site da Civitatis, dá para parcelar, e evita surpresas com IOF. A entrada na Abadia é uma das atrações do London Pass.

Só lembre que, aos domingos, o local é fechado para serviços religiosos. A dica é chegar cedo para para evitar os horários mais tumultuados.

Onde fica a Abadia de Westminster

A igreja leva o nome do distrito onde fica, em Londres: Westminster. Ela fica do lado do Parlamento Britânico e seu famoso Big Ben. Também fica a uns 200 metros do St. James Park, um dos parques mais agradáveis para um passeio em Londres.

As estações de metrô mais próximas são a de Westminster e de St James, ficam a uns cinco minutos de caminhada da atração. As linhas de ônibus 11, 24, 88, 148 e 211 passam na frente da abadia. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Abadia de Westminster

20 Dean's Yard
Westminster
Londres
SW1P 3PA
http://www.westminster-abbey.org