Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Sky Garden

O Sky Garden é um jardim aberto ao público no topo do edifício The Fenchurch Building, mais conhecido como Walkie-Talkie em razão do seu formato inusitado. Do 35º andar, você terá a vista de 360º de Londres. O espaço interno também é incrível, com bares, cafés, mesas, sofás e várias espécies de plantas — como o próprio nome sugere, esse é o jardim mais alto de Londres.

Sky Garden

Lá de cima, você poderá enxergar a Tower Bridge, o edifício The Shard, o navio HMS Belfast e outros pontos turísticos da cidade. O acesso ao Sky Garden é gratuito, mas os lugares são limitados. 

Dica importante: os agendamentos abrem de três a quatro semanas antes, nas segundas-feiras. É necessário ficar atento e reservar com o máximo de antecedência, pois é uma das atrações mais disputadas de Londres e as vagas podem acabar.

Existe uma sacada ao ar livre, bem disputada para fotos, e uma parte interna de dois andares, bem ampla e moderna. Ela é toda envidraçada para valorizar a vista, em todas as paredes. Não deixe de subir pelas escadas laterais para conhecer o bar que tem no lado oposto da entrada e a vista para outros arranha-céus como o Gherkin, com seu formato de pepino.

O Sky Garden foi projetado por um premiado escritório de arquitetura paisagística. Os  designers optaram por uma variedade de espécies mediterrâneas e sul-africanas resistentes à seca, tipo o lírio africano (Agapanthus), o lírio tocha (Kniphofia) e a estrelícia ou ave-do-paraíso, junto com ervas aromáticas como a lavanda francesa.

Quando você reserva, recebe a informação de que as visitas têm duração máxima de uma hora, mas ninguém me cobrou o horário de saída.

Sky Garden

Como visitar o Sky Garden

Como eu já adiantei, as visitas são gratuitas mas devem ser agendadas semanas antes neste link. Se você deixar para a última hora, é bem possível de não conseguir mais nenhum horário. Você vai receber por e-mail o ingresso, que deve apresentar na fila de entrada no andar térreo.

Outra forma de conhecer o Sky Garden, que não demanda tanta antecipação, é fazer uma reserva nos restaurantes e bares do local. São dois:

  • Darwin Brasserie: oferece de café da manhã a jantar, incluindo lanches como hamburgers. É um pouco mais informal. 
  • Fenchurch Rooftop Restaurant: é o restaurante mais chique que fica no andar superior, em espaço fechado. Tem a opção de escolher à la carte ou então o menu degustação, que custava 95 libras por pessoa em junho de 2023:

Sky Garden

Pode-se fazer a reserva de mesa neste link. Também dá para reservar lugar nos bares, e inclusive ocorrem eventos com DJs, divulgados com antecedência.

Tem gente que vai para a fila de acesso ao Sky Garden mesmo sem ter reservado, nem uma mesa, nem o ticket gratuito, o que é temerário. Se você tiver ingresso, cuide para não cair nessa fila sem querer, porque ela tende a andar superdevagar.

Sobre o edifício Walkie-Talkie

O prédio onde o Sky Garden fica localizado na Rua Fenchurch, foi projetado em 2004 pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly. O edifício é impressionante em nível estético: incorporando amplas folhas de vidro, parece que vai crescendo à medida que o olhar sobe. Mas esse design inusitado criou um problema inusitado: as janelas refletiam a luz do sol tão intensamente que chegava a derreter carros e fritar ovos.

Sky Garden

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Sky Garden

Rua Fenchurch, 20, Reino Unido
https://skygarden.london