Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Tower Bridge

A Tower Bridge é um ponto turístico inconfundível de Londres. Inaugurada em 1894, é a mais bela dentre pontes sobre o Rio Tâmisa e, até hoje, faz todo mundo parar o que estiver fazendo e observá-la se abrir para a passagem de embarcações maiores.

Construída em arquitetura neogótica, a Tower Bridge tem duas torres gêmeas que parecem saídas de um conto de fadas. Esse design foi escolhido para ter uma estética parecida à da Torre de Londres, o castelo urbano que fica exatamente do lado.

As passarelas no topo dela foram fechadas e abrigam uma exposição permanente sobre a história da Tower Bridge (leia mais abaixo). As básculas não mais dependem das máquinas a vapor, como ocorria inicialmente, mas o antigo mecanismo ainda pode ser visitado na antiga sala de máquinas.

Em ambas as margens do Tâmisa, há agradáveis passeios para observar a Tower Bridge e tirar lindas fotos. Também vale muito atravessar a ponte, equipada com calçadas largas, observando todos os detalhes dessa construção única.

Tower Bridge

Importante: não confunda Tower e London Bridge. A London Bridge fica um quilômetro a oeste da Tower Bridge e não tem sua beleza nem sua história.

Como subir na Tower Bridge

É possível subir às passarelas no topo da Tower Bridge, que têm uma vista bem legal, e também descer na sala de máquinas, onde ficam os equipamentos utilizados para fazer a ponte se erguer nos séculos XIX e XX. Essa é uma atração paga.

Você vai subir as escadarias em espiral que levam ao topo da Tower Bridge e atravessar as passarelas entre as torres norte e sul. 42 metros acima do Tâmisa, a vista é bem bonita (foto abaixo), incluindo a Torre de Londres e o edifício Walkie-Talkie. E o mais massa de tudo é a parte com chão de vidro instalada em 2014.

Tower Bridge

Você pode caminhar sobre essa estrutura que contém cinco camadas de vidro e ver os carros, os ônibus, os pedestres e mesmo o rio sob os seus pés. Ela aguenta até o peso de um elefante, garante uma placa ao lado, mas tem gente que entra nela como se estivesse, literalmente, pisando em ovos.

No interior da Tower Bridge, cartazes, totens e vídeos contam a história da construção da ponte e curiosidades. Por exemplo, a ponte só é erguida para a passagem de barcos com, no mínimo, nove metros, e, quando ela estava se abrindo, já aconteceu de um ônibus pular de um vão ao outro. Foi em 30 de dezembro de 1952, o motorista Albert Gunter vivia mais um dia comum ao volante da linha 78 em direção a Shoreditch. Eis que a estrada à sua frente parecia desaparecer.

Tower Bridge

Gunter rapidamente percebeu que a ponte estava se abrindo e seu ônibus estava em uma báscula ascendente. Enfiando o pé no acelerador, Gunter conseguiu de uma alça a outra. Ele alcançou com sucesso o lado norte da Tower Bridge, transportando todos os seus 20 passageiros com segurança. Virou uma lenda na cidade!

Você pode comprar o ingresso na hora, sobre a ponte, ao pé de uma das torres, ou antecipadamente pelo site oficial ou pela Civitatis (que tem site em português e é cobrado em reais, sem acréscimo de IOF). O ingresso inteiro custava, em junho de 2023, 12,30 libras e estava incluído no London Pass. Também há visitas guiadas por 27 libras.

Como conhecer a sala de máquinas da Tower Bridge

Não jogue fora o ingresso para o acesso às passarelas da Tower Bridge, porque ele também dá acesso à sala de máquinas. Você aprende tudo sobre as tecnologias que levantaram as básculas da ponte até 1974, quando foi substituído por um sistema eletro-hidráulico.

Tower Bridge

Essa parte fica abaixo da estrada, um trilho no chão te indica o caminho. Lá você encontra os motores a vapor vitorianos originais, caldeiras a carvão, sistemas de transmissão e acumuladores e consegue entender como eles funcionavam por meio de exibições interativas. 

É louco de imaginar que 80 pessoas precisavam trabalhar nas máquinas para a elevação da ponte. No início, ela chegava a levantar 30 vezes por dia. Hoje, a média é duas ou três vezes apenas.

Como faço para ver a Tower Bridge se abrir?

Você pode ficar horas ao lado da Tower Bridge e não ter a sorte de vê-la se levantando. Mas nada que um pouco de organização não resolva. No site oficial, eles divulgam os horários em que está agendada a passagem de um barco maior. Mas mesmo assim não é 100% garantido, é uma programação, mas pode haver mudanças em cima da hora.

Tower Bridge

Como chegar a Tower Bridge

Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a Tower Hill, a sete minutos apenas da Tower Bridge. A estação London Bridge também não fica longe. Também dá para ir de trem (até London Bridge, Fenchurch Street National Rail stations ou Tower Gateway DLR Station), de barco, descendo no Tower Pier, ou de ônibus, usando as linhas 15, 42, 78,100, 343.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Tower Bridge

Tower Bridge Road London
Londres
http://www.towerbridge.org.uk/