Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Sherlock Holmes

O Museu Sherlock Holmes fica no endereço mais famoso da literatura inglesa: o número 221b da Baker Street, em Londres. É onde o detetive dos romances policiais morou entre 1881 e 1904, segundo a criação do escritor Sir Arthur Conan Doyle.

Chamado oficialmente de Sherlock Holmes Museum, ele abriu as portas em 1990 depois de ambientar, no sobrado georgiano de 1815, a sala, o banheiro e quarto de Holmes, tudo seguindo as descrições dos livros.

Museu Sherlock Holmes

As visitas ocorrem por grupos, enquanto guias fantasiados com roupas de época explicam o que há em cada cômodo. Cada detalhe remete aos livros: uma edição de 1881 do Times sobre a escrivaninha; a poltrona onde Sherlock sentava seus clientes, de frente para a iluminação natural, para ver sua reação; os equipamentos para detectar impressão digital — reza a lenda que foi Holmes quem inventou técnica.

Você vai ver anotações, quadros, cachimbos, lupas, boinas e outros objetos que Sherlock poderia muito bem ter usado. Os guias falam do detetive como se ele realmente tivesse existido — não julgo se você acabar confuso.

No terceiro andar, há manequins de cera retratando o detetive, seu parceiro, doutor Watson, e vários dos vilãos e vítimas que cruzaram o caminho deles, com um breve resumo da história.

O percurso dura menos de meia hora. Não é um museu imperdível de Londres, mas se você é fã dos livros, filmes e séries de Sherlock, imagino que vá gostar. O ingresso inteiro custava 16 libras em junho de 2023. Ele pode ser comprado na hora.

Museu Sherlock Holmes

Loja do Sherlock Holmes

Todos os museus de Londres tem, ao final do percurso, uma lojinha com souvenirs. Mas a loja no Museu do Sherlock Holmes é especialmente interessante. Tem cartolas, boinas tipo deerstalker, canetas de pena, cachimbos e muitos livros do Sherlock Holmes. Também tem presentes para crianças, tipo um ursinho e um patinho de borracha vestidos de detetive. Você vê todos os produtos neste link.

Como chegar ao Museu do Sherlock Holmes

Como já mencionei, o endereço do museu é, de fato, 221b da Baker Street. O Museu fica próximo ao Museu de Cera Madame Tussauds e do Regent's Park, um dos parques mais bonitos de Londres. 

A estação de metrô para chegar ao Museu do Sherlock Holmes é a Baker Street Station, servida pelas linhas Bakerloo, Jubilee, Circle, Metropolitan e Hammersmith and City. As linhas de ônibus 13, 74,189 e 274 param a poucos metros do museu, enquanto as linhas 113, 18, 27, 30, 205 e 453 passam perto, na Marlylebone Road.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Museu Sherlock Holmes

221b Baker St, London