Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Greenwich

Greenwich é um bairro na região leste de Londres, às margens do Rio Tâmisa. É conhecido no mundo inteiro pelo meridiano que divide a Terra em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. É tradição tirar foto com um pé de cada lado da linha.

Se o tempo estiver bom, passar um dia nessa região é um dos programas mais legais da capital britânica. O Parque de Greenwich é agradável para um piquenique ou apenas deitar à sombra das árvores, lendo um bom livro. 

Greenwich

Há uma colina no meio parque, que te proporciona uma vista linda de Londres e seus arranha-céus. É lá em cima que fica o Observatório de Greenwich (leia mais abaixo). 

É possível visitar de forma gratuita o Queen's House, a Casa da Rainha em Greenwich, que abriga uma coleção de arte de renome internacional, e o National Maritime Museum, dedicado à Marinha Britânica. A poucos metros do Rio Tâmisa, também tem o Cutty Sark, um navio veleiro do século XIX transformado em museu.

Greenwich

Observatório de Greenwich

O Observatório de Greenwich desempenhou um papel essencial para a astronomia e a navegação, tanto que o mundo inteiro adotou como longitude 0º. Ao dividir o planeta em hemisférios Leste e Oeste, o Meridiano de Greenwich serve para a determinação das longitudes e dos diferentes fusos horários.

Lá você pode entender e mergulhar nessa história. É um observatório do governo inglês (Royal Observatory Greenwich), mas também um museu, criado para divulgar e preservar séculos de descobertas realizadas ali. 

Você pode visitar, por exemplo, a Octagon Room, a parte mais antiga do Royal Observatory Greenwich, construído de forma octogonal (oito paredes) para fornecer aos astrônomos uma visão ininterrupta do céu. Foi encomendado pelo rei Charles II e concluído em 1676 com um teto superalto para permitir a instalação de alguns dos relógios mais avançados da época. O que faz a diversão da garotada ali é testar a réplica de um telescópio de 1750.

Greenwich

Não deixe de subir na cúpula redonda do observatório, onde tem um gigantesco telescópio de 1893. O Astrônomo Real na época, Sir William Christie, originalmente projetou este instrumento para fotografar as estrelas. Nos 50 anos seguintes, foi usado para observar estrelas duplas, planetas e cometas. Hoje, o telescópio é usado para lições de astronomia.

Linha do Meridiano de Greenwich

Fica no quintal do observatório a famosa linha do Meridiano de Greenwich, o Meridiano Principal, onde o povo gosta de tirar foto com um pé no lado Leste e outro do lado Oeste do mundo.

Greenwich

A marcação no chão, emoldurada em metal, não deve ter mais do que dez metros, entre o prédio do observatório e um penhasco (onde tem uma vista linda!). Ao redor dela, foram inscritos os nomes de várias cidades e sua longitude. 

Importante destacar que a marcação da linha está dentro da área do Royal Observatory Greenwich, é necessário pagar ingresso para acessar.

Greenwich

Ingressos Observatório de Greenwich

Em junho de 2023, o ingresso adulto para o Observatório de Greenwich custava 18 libras (ou 9 libras o infantil), mas eu entrei usando o London Pass.

É possível adquirir o ingresso de forma antecipada, pelo site oficial ou pela Civitatis, que tem site em português e cobrança em reais, com IOF já incluso.

Como chegar a Greenwich

Na minha opinião, a forma mais gostosa de chegar em Greenwich é de barco, usando o UberBoat ou outros barcos de passeio — tem um píer junto das principais atrações.

O DLR (Docklands Light Railway) parte da estação Bank, que também é estação de metrô (linha Central, Circle e District), e te leva até a estação Greenwich ou Cutty Sark. Os seguintes ônibus param próximo ao National Maritime Museum e Queen's House: 129, 177, 180, 188, 286, 386 e N1. Já estes te deixam perto do Cutty Sark: 129, 177, 180, 188, 199 e 386. Estes, ao Royal Observatory Greenwich: 53, 54, 202 e 380.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Greenwich

Greenwich, London