Shakespeare's Globe
O Shakespeare's Globe Theatre é a reconstrução do teatro onde o maior escritor e dramaturgo inglês de todos os tempos apresentava suas peças no século XVII. É uma casa de espetáculos ao ar livre onde são apresentadas as mais diversas peças de Shakespeare nos meses de maio a outubro.
O primeiro teatro foi construído em 1599, destruído por um incêndio em 1613, reconstruído em 1614 e demolido em 1644. Essa réplica fiel foi inaugurada em 1997 a alguns metros do local original. É considerada um dos espaços teatrais mais exclusivos e notáveis de Londres.
O teatro tem capacidade para 1.570 pessoas, sendo 700 em pé, na frente do palco. Shakespeare chamava seu teatro de 'O de madeira' em razão do formato circular (é um auditório de 360°) e do material de construção: o palco, as galerias, os bancos são de madeira. As paredes tem arquitetura antiga, estilo enxaimel, e ele não tem telhado sobre o pátio central, apenas nas laterais. Diz o site que os eventos acontecem com chuva, sol e neve, então é bom você se preparar para o tempo.
Como conhecer o Shakespeare's Globe Theatre
É possível conhecer o Shakespeare's Globe Theatre por meio de uma visita guiada de aproximadamente duas horas (em julho de 2023, o ingresso custava 25 libras). Ou então, se você visitar Londres de maio a outubro, dá para comprar ingresso para uma das peças em cartaz.
Eu assisti A Midsummer Night's Dream, que aqui no Brasil gente conhece como Sonho de uma Noite de Verão, uma comédia escrita por William Shakespeare na década de 1590. Achei lindos o figurino, a atuação, as músicas (tinha até banda no balcão superior) e, especialmente, o lugar, mas preciso alertar que é difícil entender o vocabulário, de um inglês bem antigo e rebuscado. Veja a programação e os preços dos ingressos neste link.
O Globe não é palco apenas para obras de Shakespeare, também inclui na programação dramaturgos renascentistas e novas composições, concertos musicais e até exibições de filmes.
Onde fica o Shakespeare's Globe Theatre
O Shakespeare’s Globe Theatre fica na margem sul do Rio Tâmsa, no Bankside Cultural Quarter. Fica ao lado do Tate Modern, o maior museu de arte moderna e contemporânea de Londres. As estações de metrô mais próximas são a de London Bridge, servido pela Northern line (9 minutos de caminhada); Blackfriars, pela District and Circle Lines (10 minutos); Mansion House, pela District e Circle Lines (10 minutos); Southwark, pela Jubilee Line (15 minutos) e St Paul's, pela Central Line (15 minutos). Você consegue simular seu trajeto e checar qual é o meio de transporte mais vantajoso para você neste link.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.