Torre de Londres
A Torre de Londres, ou London Tower, é um portal para o passado bem no meio de capital britânica. Construído para provocar admiração e medo, esse castelo de quase 1.000 anos foi um luxuoso palácio real, a fortaleza mais protegida da Inglaterra e ainda um presídio para os rivais da monarquia. As histórias de prisioneiros, ricos e pobres, ainda assombram a Torre.
A Torre de Londres foi fundada em 1066, depois da conquista normanda da Inglaterra. Chamada oficialmente de Palácio e Fortaleza Real de Sua Majestade da Torre de Londres, essa atração fica às margens do Rio Tâmisa e ao lado da Tower Bridge — outro símbolo da cidade. A área é enorme, a visita deve demandar umas três horas do seu dia. Talvez até um pouco mais, se você decidir entrar na fila da exposição de joias reais.
O que ver na Torre de Londres
Você deve entrar na atração em uma das quinas próximas ao Tâmisa, avançando entre os dois anéis de muralha de defesa. Uma das primeiras coisas que vai ver é o fosso do Traitors' Gate, o Portão dos Traidores. Por ali, muitos dos prisioneiros entraram na Torre de Londres.
Subindo uma escada à direita, você começa o percurso pela parte da Torre construída no século XIII. Ali foi recriado o quarto do rei Eduardo I, de acordo com documentos, desenhos em manuscritos e com o estilo de móveis da época. Tem uma ampla lareira, uma mesa com dois castiçais e uma cama cercada por cortinas vermelhas. Muito legal ver pelas janelas do castelo os prédios modernos do outro lado do rio contrate.
Seguindo por escadarias apertadas e passarelas, você vai encontrar a réplica do trono e uma das salas usadas como presídio, onde há ranhuras feitas por presos nas pedras das paredes. Tipo esse coração trespassado que lembra as feridas de Cristo, desenho de um presidiário jesuíta. Entre as personalidades encarceradas ali, há acusados de planejar o homicídio de algum rei ou rainha, um suposto feiticeiro, um padre e até um rei escocês.
No centro da Torre de Londres, fica a chamada Torre Branca, construída pelo rei Guilherme I em 1078. Hoje, ela abriga uma ampla exposição de armaduras, de guerreiros e cavalos. Mas a atração mais disputada é a exposição das joias da Coroa na Jewel House, que tinha uma fila gigantesca quando eu fui. Não é permitido tirar fotos lá dentro.
As joias da coroa são armazenadas desde 1661. A coleção é composta por 23.578 pedras preciosas, sendo que alguns itens ainda hoje são usados em cerimônias reais. Repare que esse prédio é guardado por guardas reais como os do Palácio de Buckingham, é uma oportunidade para vê-los mais de perto.
Ainda há muitas outras coisas para ver, tipo a exibição sobre tortura na Torre, a área que mostra quais animais silvagens eram mantidos ali, o Museu dos Fuzileiros, a Capela St. John. Neste link, você encontra detalhe sobre cada atração da London Tower e, neste link, um mapa do lugar.
Visitas guiadas superdivertidas na Torre de Londres
Se você encontrar uma dessas figuras contando histórias pela Torre de Londres, vale a pena parar e ouvir. Eles são Yeoman Warders, apelidados de Beefeaters, e originalmente trabalhavam como guarda-costas pessoal do monarca, viajando com ele pra onde quer que fosse.
Os Yeoman Warders de hoje precisam ter pelo menos 22 anos de serviço militar, ter atingido o posto de subtenente e ter recebido a medalha de antiguidade e boa conduta. Eles conhecem a torre e suas curiosidades como ninguém, e juntam pequenas multidões ao seu redor para ouvi-los falar.
O guarda que eu encontrei era muito engraçado. Fez bullying com uma francesa quando falou sobre uma batalha contra a França e zoou um grupo de jovens que tiravam fotos sorridentes ao lado da escultura de vidro que marca o local onde se acredita que a Rainha Ana Bolena foi executada em 1536 (foto abaixo).
Também contou sobre os corvos conhecidos como guardiões da Torre, chamados Jubilee, Harris, Poppy, Georgie, Edgar e Branwen. Reza a lenda que o reino e a Torre de Londres cairão se os seis corvos residentes deixarem a fortaleza. Esses pássaros respondem apenas ao Ravenmaster (mestre dos corvos) e não devem ser abordados por mais ninguém. Infelizmente, eu não tive a sorte de ver nenhum na minha visita.
Ingressos para a Torre de Londres
É possível comprar o ingresso antecipadamente pelo site oficial ou no dia mesmo, na bilheteria. Em junho de 2023, o ingresso inteiro custava 33,60 libras. Também dá para adquirir, parcelado, em reais e sem surpresa de IOF, no site da Civitatis.
Com o ingresso, você visita praticamente tudo: Joias da Coroa, Torre Branca, Capela de São Pedro ad Vincula, Ameias, Palácio Medieval, Torre Sangrenta, exposição Tortura na Torre, Museu dos Fuzileiros e exposição da Casa da Moeda Real. É possível alugar um audioguia para realizar o passeio também.
Como chegar na London Tower
A Torre está localizada a uma curta distância a pé de essas estações de metrô e trem nacionais de Londres:
- A 5 minutos da estação de metrô Tower Hill — servida pelas linhas District e Circle.
- 10 a 15 minutos das estações de metrô Monument, Bank, Aldgate e Aldgate East London
- 10-15 minutos das estações London Bridge e Fenchurch Street
- 20 min da estação Liverpool Street
Você também pode chegar de barco, pelo Tower Pier ou usar um ônibus das linhas 15, 42, 78, 100, 343 e RV1 param perto da Torre de Londres. Os ônibus de turismo tipo hop on hop off passam por ali também.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.