Victoria and Albert Museum (V&A)
O Victoria and Albert Museum é o maior museu dedicado a artes decorativas e design de Londres, quiçá do mundo. Seu acervo tem mais de 2,2 milhões de objetos dos últimos 5 mil anos. O museu fica no bairro de Kensington and Chelsea, ao lado do Museu de História Natural e do Museu de Ciências, e tem entrada gratuita.
Também conhecido como V&A, o museu foi fundado em 1852 em homenagem à rainha Victoria e ao príncipe Albert. As exibições espalhadas por esse belo prédio vitoriano incluem pinturas, esculturas, móveis, joias, louças, tapetes, cerâmicas e outros tipos de objetos decorativos da Europa, China, Japão, Coreia, Oriente Médio, entre outras regiões.
São peças antigas e contemporâneas, como o lustre que recebe os visitantes no saguão de entrada. Obra do americano Dale Chihuly, o V&A Rotunda Chandelier é a escultura de vidro de oito metros de altura pendurada sob a rotunda de vidro na entrada do museu.
O museu tem a maior coleção de esculturas pós-clássicas que existe, incluindo o maior acervo de itens da renascença italiana fora da Itália. Essas peças de Antonio Canova (1757-1822) retratando símbolos da mitologia grega estão entre os tesouros do Victoria and Albert. A da direita retrata o herói Theseus matando o Minotauro, que é meio homem, meio monstro, e, a da esquerda, as três graças, que representam a alegria, a elegância e a juventude e beleza.
O V&A também é ponto turístico obrigatório para quem se interessa por moda: o museu tem um acervo de cerca de 100 mil peças de roupa e tecidos. Essa da foto abaixo é a galeria que oferece um vislumbre da coleção, apresentando designs progressivos e influentes de 1750 até os dias atuais. A instação, quando eu fui, focava principalmente na moda europeia, mas a coleção tem peças do mundo inteiro.
Também tem exposições de móveis a salas inteiras, tipo essa sala espelhada. Palácios e casas nobres europeias geralmente incluíam um ou mais salas pequenas frequentemente decorados em um determinado material, como laca, porcelana ou espelhos, para criar um efeito de joia.
Este quarto espelhado foi feito por volta de 1780 e vem do norte Itália. Repare que a decoração dourada e os painéis espelhados refletem a luz de candelabros colocados sobre mesas.
O museu é enorme. Então, se você não tem a tarde inteira para ele, eu sugiro que acesse o mapa neste link e já decida antes quais seções pretende visitar.
Visita guiada pelo Victoria and Albert Museum
O museu oferece ainda visitas guiadas temáticas e gratuitas em inglês para seus visitantes. São elas:
- Principais peças do V&A
- LGBTQIA+ tour
- Tour vozes femininas
- Caribe histórico e escondido: uma visão da vida através do tour de arte e design
- Tour tesouros da Europa
- Tour Britânico
- Tour de teatro e performance
- Tour herança africana
- Tour designing V&A
- Fashion tour
Você pode obter mais informações e agendar neste link.
Ingresso no Victoria and Albert Museum
O Victoria and Albert Museum e não cobra entrada, apenas para exposições especiais dentro do prédio. Não é necessário fazer nenhum agendamento pela internet.
Abre diariamente das 10h às 17h45min, sendo que na sexta-feira costuma ficar aberto até as 22h.
Como chegar ao Victoria and Albert Museum
O V&A fica na Exhibition Road. As estações de metrô mais próximas são South Kensington (a cinco minutos de caminhada) e Gloucester Road (a 10 minutos). É possível alugar uma bicicleta. Tem várias linhas de ônibus que passam por ali, você pode ter mais informações neste link.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.