Cinque Terre - todas as dicas da região italiana
Cinque Terre, na Itália, é uma das regiões mais bonitas da Europa e mais fáceis de se visitar. O local mistura a beleza da costa italiana ao charme de cidades construídas na beira de encostas, com casinhas de pintura colorida, formando um cenário simplesmente incrível! A região, que em tradução literal quer dizer "cinco terras", compreende cinco diferentes cidades: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso Al Mare, e são elas os grandes destaques desse pedacinho tão lindo da costa da Ligúria.
As Cinque Terre fazem parte de um parque nacional, o Parco Nazionale delle Cinque Terre, inscrito também como Patrimônio da UNESCO como "paisagem cultural". O local reúne praias de água cristalina, construções históricas, vinhedos à beira-mar, trilhas (com destaque para o Sentiero Azurro), excelentes restaurantes, além de paisagens de tirar o fôlego. Conhecer esse pedaço da costa italiana é relativamente simples e de fácil acesso, por isso muita gente aproveita para incluir a região em um roteiro pela Itália e é o que recomendo também!
Entendendo Cinque Terre - Onde fica Cinque Terre e como chegar
As Cinque Terre são 5 pequenas cidades diferentes ao longo da costa na região da Ligúria, em frente ao mar Tireno, que é parte do Mar Mediterrâneo. Essa região é conhecida por um estilo de vida próprio, marcado pela presença do mar e por belas paisagens naturais.
As cidades que formam as Cinque Terre são pequenas e estão próximas de La Spezia, que é uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, com excelente estrutura, que tem vários hotéis e uma boa estrutura para receber turistas —; por isso, é o local que muitas pessoas costumam fazer como base para seus passeios. Você pode se hospedar nas Cinque Terre (Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso) ou também em La Spezia, que foi o que fiz.
As três grandes cidades mais próximas das Cinque Terre são Florença (1h40 de trem), Pisa (50 min de trem) e Gênova (1h25 de trem). Se você está fora da Itália e quer chegar até a região voando, essas três grandes cidades próximas possuem aeroporto e a partir delas basta pegar um trem.
Para quem está no Brasil, e quer incluir Cinque Terre em um roteiro pela Itália, uma boa opção é primeiro voar até Roma, capital da Itália, ou Milão, segunda maior cidade do país, porque ambas têm voos diretos a partir do Brasil, e a partir dessas cidades seguir em trem até La Spezia.
Partindo da Lombardia, no Norte da Itália, você pode contratar uma excursão às Cinque Terre partindo de Milão ou, se estiver na Toscana pode fazer uma excursão às Cinque Terre saindo de Florença. Ambos os passeios possuem um guia, que permitirá entender muito melhor sobre toda a região.
Hotéis em Cinque Terre - onde ficar hospedado
Quando for planejar sua viagem a Cinque Terre você precisará pensar em qual lugar ficará hospedado. Lembre-se que as Cinque Terre são 5 pequenas cidades ao longo da costa e você pode ficar hospedado nessas cidades mesmo, mas muita gente também opta por ficar hospedado em cidades próximas e maiores, com maior oferta de hospedagem, como La Spezia.
Ficando hospedado em La Spezia, por exemplo, você pode fazer passeios diários as Cinque Terre de trem. Ficando nas Cinque Terre, você estará mais próximo das Cinque Terre, claro, e também do mar, que é o que boa parte das pessoas procura. No geral, as hospedagens que ficam nas Cinque Terre costumam ser de menor porte, mas várias delas têm vistas maravilhosas! Atente-se também ao fato de que nas Cinque Terre, que ficam encravadas nos morros, as hospedagens podem ficar em becos com acessos complicados, apenas por escadas (e isso faz parte da essência da cidade), enquanto em La Spezia tudo é mais plano.
Pela estrutura da cidade, optei por ficar hospedada em La Spezia e gostei muito porque a cidade tinha bons restaurantes e um comércio ativo, que também me apetece. Fiquei hospedada no Via Chiodo Luxury Rooms e adorei a experiência. O local é pequeno, mas o quarto era todo novinho e o atendimento foi de extrema simpatia.
Outras opções de hotéis em La Spezia são:
- Costello, nota 9.5
- NH La Spezia, nota 8.6
- Boutique Hotel Nocevento, 8.3
- Hotel Firenze e Continentale, nota 8.2
- CDH Hotel La Spezia, nota 8.1
Onde ficar em Riomaggiore
- Scorci di Mari, nota 9.2
- Affittacamere Le Giare, nota 9.2
- Al Castello, nota 8.7
Onde ficar em Manarolla
- Hotel Marina Piccola, nota 9.4
- Affittacamere San Giorgio, nota 9.3
- Il Sogno di Maranarolla, nota 8.2
Onde ficar em Corniglia
- Locanda Il Carugio, nota 9.8
- Affittacamere Arbasia De Ma, Terre Marine, nota 9.3
- Belvedere Affittacamere, nota 9.3
Onde ficar em Vernazza
- Albergo Barbara, nota 8,8
- Hotel Gianni Franzi, nota 8.3
- Litesetta Rooms, nota 8
Onde ficar em Monterosso al Mare
- Locanda il Maestrale, nota 9.4
- Marymar, nota 9.3
- Zia Leticia Bed & Wine, nota 8.7
Quando ir a Cinque Terre - a melhor época para viajar
Cinque Terre está no Norte da Itália e da mesma maneira que acontece em outros destinos do país, suas estações são bem marcadas: no inverno faz frio e no verão faz calor. A alta temporada nas cidades de Cinque Terre acontece durante o verão europeu (junho a setembro), quando as pessoas viajam para aproveitar o calor e as praias.
A temperatura média anual de La Spezia (que fica pertinho das Cinque Terre) é de 13.6 °C. No inverno (dezembro a março) a média de temperatura na região é de 6 °C e nesse período tende a chover mais. No verão (junho a setembro) a média fica em torno dos 22 °C, muito embora a sensação térmica no verão atinja números bem mais altos.
Para quem quer aproveitar as praias, viajar no verão será certamente a melhor ideia. Vale considerar, entretanto, que nesse período as cidades ficam mais cheias e as acomodações mais caras. Se quiser evitar o período de altíssima temporada, procure viajar em junho e setembro, por exemplo.
Leia também nossas dicas de outros destinos da Itália:
Quanto tempo ficar em Cinque Terre
Recomendo ficar ao menos 3 dias em Cinque Terre se quiser conhecer a região com calma, podendo desfrutar das cidades sem pressa. Se você não tiver tanto tempo e precisar fazer um roteiro mais corrido, 2 dias serão suficientes para conhecer as 5 cidades de Cinque Terre, especialmente se você viaja no verão, que tem dias com mais horas de sol e por isso você conseguirá aproveitar melhor os passeios ao ar livre.
Mas, se você realmente não tiver tempo e fizer questão de conhecer as Cinque Terre, dá para conhecê-la em um único dia também, priorizando as cidades que você tem mais interesse em conhecer. Se quiser priorizar três cidades, indico Monterosso al Mare, Manarola e Riomaggiore.
Transporte nas Cinque Terre
Diferente de outros destinos na Itália onde o transporte pode ser complicado, curtir o litoral das cidades de Cinque Terre é bastante simples porque existe uma linha de trem que atravessa as cidades que beiram a costa. Os trens são uma forma muito prática e rápida de explorar essa região e as estações estão distantes cerca de 5 minutos uma das outras.
O trem que atravessa Cinque Terre vai de Levanto a La Spezia Centrale (estação central de La Spezia) parando praticamente dentro de cada uma das vilas Cinque Terre, com exceção de Corniglia, que fica no alto das montanhas.
Outra opção para circular pela região são os barcos, que navegam entre as pequenas cidades pelo mar e de quebra oferecem uma vista maravilhosa das cidades.
Cinque Terre Treno MS Card
Para visitar o Parque das Cinque Terre, aconselho muito adquirir um Cinque Terre Treno MS Card, que é um cartão de trem que permite o acesso à linha de trem que roda pelas Cinque Terre. Com esse bilhete você pode usar os trens da linha por quantas vezes desejar, desde que seja válido pelo período contratado (um dia, dois dias ou três dias). O valor pode variar de acordo com o dia do ano e segundo a quantidade de viajantes em cada família. O bilhete de um dia para uma pessoa custa a partir de 19,50 €. Veja aqui as informações completas sobre o Cinque Terre Treno MS Card.
Transporte de embarcações nas Cinque Terre
Os barcos das Cinque Terre partem de cidades como Levanto, La Spezia, Portovenere e Lerici e vão até Monterosso, Vernazza, Manarola e Riomaggiore (Corniglia não é acessível por barcos). É possível adquirir um bilhete diário, que permite circular por entre essas cidades, descendo e subindo dos barcos onde preferir. O valor do bilhete diário é de 41 euros por dia. Embora o trajeto de barco seja muito bonito, considere que a saída das embarcações depende de condições climáticas favoráveis a navegação.
Outra opção é fazer também um tour de barco pela região. Há a opção de fazer uma excursão a Vernazza, Monterosso e Riomaggiore de barco ou também excursão a Vernazza, Porto Venere e Monterosso de barco.
Carro nas Cinque Terre?
Você consegue chegar até as Cinque Terre utilizando um carro, mas é preciso saber que para circular pelas pequenas cidades o veículo terá que ser deixado do lado de fora dos centros históricos, pois neles a circulação e proibida e só de pode andar a pé. Não acho que o carro essa seja a melhor forma de se locomover pela região, mas se você quiser fazer realmente a viagem de carro, encontrará belíssimas paisagens e estradas ao longo do caminho. Lembre-se sempre que pesquisar por um estacionamento próximo do local que você deseja visitar e considere que em períodos de alta temporada, os estacionamentos podem estar cheios e os preços para estacionar podem não ser dos melhores.
O que ver e fazer em Cinque Terre
Cinque Terre é uma região para curtir o mar, fazer trilhas, admirar a vista de mirantes, aproveitar bons restaurantes e sua arquitetura exótica. Estar na cidade já é um grande atrativo: suas construções excêntricas e ruelas que sobem o morro têm escadinhas íngremes e belos visuais, que são muito diferentes dos cenários de uma cidade comum. Por lá, você pode aproveitar para fazer alguns passeios, entre eles o tour de caiaque pelas Cinque Terre, ou também visitar cidades vizinhas, como Portovenere.
Riomaggiore
Riomaggiore é a primeira cidade a partir de La Spezia e a viagem de trem entre as duas cidades dura apenas 8 minutos. Ela é a vila mais ao Sul entre as vilas que fazem parte do parque nacional das Cinque Terre e se destaca pela paisagem pitoresca, em que casinhas coloridas construídas nas colinas que se encontram com o mar.
Chegando a Cinque Terre de trem, recomendo que você alcance a Via Colombo, que é a sua rua principal e siga por ela até o mar. Existe uma pequena praia na vila e marina localizadas na água e um ponto panorâmico para tirar fotos que vale a pena visitar para fazer seu registro.
Em Riomaggiore se inicia também a Via dell'Amore, um caminho lindíssimo com cerca de 1 km ao longo da costa que vale muito a pena percorrer e apreciar a paisagem. Você pode fazer o trajeto caminhando sem pressa! Não é uma trilha que necessidade de calçados especiais, por isso é bem fácil o trajeto.
O que mais ver em Riomaggiore:
- Castello di Riomaggiore - paga-se para encontrar, mas o local tem uma vista panorâmica lindíssima que vale a pena conhecer! Ele foi contruído a partir de 1260 e é uma fortaleza toda construída em pedra, com uma localização estratégica na costa.
- Igreja de San Giovanni Battista - uma igreja construída em torno de 1340. A sua frente fica uma praça de onde também se tem uma belíssima vista.
- Oratório de San Rocco - uma igrejinha bem pequena, construída para celebrar o fim da peste.
- Via dell'Amore - percurso tem cerca de 1 km e vai de Riomaggiore a Manarola. O local foi todo escavado nas rochas. É necessário pagar um ingresso para fazer o passeio pois o número de visitantes é limitado.
- A praia e o porto de Riomaggiore
Manarola
Manarola é a segunda das cidades da Cinque Terre a partir de La Spezia. É uma vila linda, com casinhas coloridas em estilo genovês, muitas delas com terraços e vistas para o mar. Manarola tem um vinho típico, Sciacchetrà, e é um dos lugares que não pode faltar em seu roteiro pois também tem lindas paisagens. Entre Manarola e La Spezia são apenas 18 minutos de trem.
Ao sair da estação de trem de Manarola, caminhe pela Via Antonio Discovolo, que é a principal rua da vila e ali você verá vários restaurantes, sorveterias e cafeterias.
Pontos de interesse para ver em Manarola:
- Via dell'Amore - um caminho cravado na pedra entre Riomaggiore e Manarola.
- A praia de Manarola, que tem águas bem clarinhas. O pedaço de areia da praia é minúsculo, mas isso não impede que as pessoas aproveitem o mar e também que pulem das pedras ao redor para dentro da água!
- Igreja de San Lorenzo, a principal igreja da cidade
- Assistir ao pôr-do-sol em Manarola
- Ponto panorâmico de Manarola - imperdível! As cidades de Cinque Terre tem diversos pontos panorâmicos para observar o visual das suas cidades, entre eles esse que fica em Manarola. O caminho para conhecê-lo é bem simples: ao chegar na praia de Manarola, siga pelo lado direito, porque há um caminho que leva ao ponto panorâmico da cidade e oferece vistas maravilhosas do mar e da cidadezinha com suas casas coloridas. Nessa mesma região de Manarola fica o restaurante Nessum Dorma, que é bastante concorrido e também tem um visual estonteante! Se puder, vale a pena tomar um drink ali!
Corniglia
Corniglia é a terceira cidade das Cinque Terre a partir de La Spezia e está localizada no centro do parque. Ela é a única das vilas das Cinque Terre que não tem acesso direto ao mar e está alto das montanhas da região, por isso é um lugar com vistas deslumbrantes por onde se caminha. A vila está ligada a estação de trens através de uma escadaria com cerca de 382 degraus, mas também é possível acessá-la com um ônibus a partir da estação (o pagamento deve ser feito em espécie).
O que ver em Corniglia
- Terraço de Santa Maria
- Igreja de São Pedro, situada na parte alta da cidade e com uma arquitetura bem particular
- Ver a marina de Corniglia
- Sentiero Azurro - a famosa trilha das Cinque Terre passa por Corniglia e pode ser uma ótima ideia fazê-la em seus dias pela região.
Vernazza
Vernazza é a quarta vila que compõe o parque das Cinque Terre a partir de La Spezia. O local é muito pitoresco, com casinhas coloridas, ruas íngremes com muitas escadas e áreas com uma belíssima vista. A principal rua de Vernazza é a Via Roma, que vai da estação de trens até a vila, passando por restaurantes e cafeterias.
O que ver em Vernazza
- Ver a igreja de Santa Margherita de Antiochia, que fica na beira do mar
- Visitar o Castello dei Doria, uma fortaleza medievel construída no século XIII. Ela fica ao final de uma longa escadaria e tem uma vista espetacular! Vernazza tem uma pequena praia muito bonita e com mar muito cristalino que fica bastante concorrida durante o verão
- Fazer um trekking de Vernazza a Corniglia ou Vernazza a Monterosso — essas são as duas vilas vizinhas de Veneza e você pode chegar até elas através dos trekking, que oferecerá belíssimas paisagens naturais ao longo do caminho.
Monterosso Al Mare
Monterosso Al Mare é a mais distante das vilas das Cinque Terre considerando a partida em La Spezia e também a mais próxima saindo de Gênova. Monterosso está dividida em duas partes, ligadas por um túnel por onde os pedestres também podem passar. Ela, como o próprio nome já dá a entender, fica à beira mar e é a melhor das Terre para curtir uma praia. Sua faixa de areia é longa, seu mar é cristalino e ao longo de sua extensão existem estabelecimentos e clubes de praia que alugam cadeiras e guarda-sol.
O que ver em Monterosso al Mare:
- Igreja de San Giovanni Battista, construída com pedras brancas e pretas
- Praia de Fegina - uma das melhores praias das Cinque Terre, com um calçadão gostoso para caminhar e um mar maravilhoso para um mergulho. Nessa praia fica o Scoglio di Monterosso, uma formação na beira da praia que é também bem famosa!
- Estátua do Gigante
E você, ficou com vontade de conhecer Cinque Terre? Vale a pena incluir a região em seu próximo roteiro na Europa!