Melhores Destinos
Roma
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Roma

Escolher o que fazer em Roma pode parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento, já que a cidade realmente oferece um leque enorme de opções, mas a boa notícia é que a maior parte das atrações turísticas da cidade concentra-se em um espaço relativamente pequeno, facilitando toda a dinâmica das atividades na cidade.

Roma tem bastante coisa para ver e fazer e como a capital é praticamente um museu a céu aberto, estar em Roma já é uma atração. Caminhando pelas ruas do Centro Histórico, você irá se encantar com as charmosas construções ou se deparar, mesmo sem querer, com edificações do período Romano, com 2 mil anos de história! Roma foi fundada em 753 a.C, portanto tem uma longa história como capital do Império Romano e lembranças do seu período de Império, República e Monarquia.

Confira todas as nossas dicas do que fazer em Roma

Escolha seu hotel em Roma com antecedência!

Escolher o hotel em Roma é uma tarefa importante no planejamento da viagem porque as diárias estão cada vez mais caras na cidade. Roma tem muitas acomodações, mas elas podem ser bem concorridas, principalmente se você pretende viajar no período de alta temporada.

Aqui selecionamos algumas sugestões de acomodações na cidade que foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais fizeram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
The RomeHello 9.2 Ver preços
Donna Camilla Savelli - VRetreats 8.8 Ver preços
UNAHOTELS Decò Roma 8.6 Ver preços
The Hive Hotel 8.6 Ver preços
Best Western Premier Hotel Royal Santina 8.5 Ver preços
c-hotels Club House Roma 8.5 Ver preços
Hotel Nord Nuova Roma 8.3 Ver preços
Hotel Milton Roma 8.1 Ver preços
Ibis Styles Roma Eur 8.0 Ver preços
Grand Hotel Fleming by OMNIA hotels 7.8 Ver preços

Visite o espetacular Parque Arqueológico do Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

A principal atração de Roma, o Coliseu, ou Anfiteatro Flávio, é também uma das principais atrações do mundo. A antiga arena romana onde aconteciam embates entre gladiadores tem boa parte de sua estrutura conservada e muita história. É um lugar realmente impressionante, que sempre está cheio e que vale a pena conhecer junto de um guia para que você entenda a real dimensão da construção. O Monte Palatino, que abrigou palácios imperiais, e o Fórum Romano, que reunia os edifícios mais importantes da vida pública dos romanos, fazem parte do mesmo sítio arqueológico do Coliseu. As três atrações estão combinadas em um único ingresso. Recomendo muito a visita guiada ao Coliseu + Fórum Romano + Palatino!

TOP 7 atrações em Roma que os turistas mais reservam:

Caminhe pelo Centro Histórico de Roma e explore suas maravilhosas atrações

O Centro Histórico de Roma é uma área ampla, no coração na cidade, onde ficam algumas das principais atrações de Roma. Caminhar pelo Centro é realmente um passeio imperdível e eu recomendo pelo menos um dia inteiro explorando suas ruazinhas, conhecendo seus cantinhos, suas praças, passando pelas lojas e restaurantes. Entre as principais atrações do Centro Histórico de Roma estão a Fontana di Trevi, que é uma das maiores fontes em estilo barroco da Itália. Outra atração próxima e incrível é o Panteão, um templo romano de formato circular que impressiona pela ousadia e tamanho da construção.

O que fazer em Roma

Entre outros pontos de interesse que você deve conhecer no Centro Histórico estão as praças, entre elas a Piazza Navona e a Piazza di Spagna, ambas com belas construções ao redor e belas fontes esculpidas. Entre as igrejas, que serão muitas ao longo dos seus passeios a pé, vale reservar um tempo para conhecer a Igreja de Santo Inácio de Loyola — mas se tiver tempo, entre em todas as igrejas que puder. 

Caminhando pela Via del Corso, que tem bastante comércio, você também chegará até a Piazza Venezia, onde fica o Monumento a Vittorio Emanuelle II em homenagem à Unificação Italiana, e a partir dali pode caminhar pela Via dei Fori Imperiali, onde estão vários sítios arqueológicos do Império Romano, inclusive o Coliseu. 

Passe um dia no Vaticano: visite os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro

O Vaticano, um dos menores países do mundo e sede da Igreja Católica, é outra importante atração de Roma que reúne diferentes possibilidades de passeios. O passeio mais famoso é aos Museus do Vaticano, um complexo de museus com uma coleção enorme e muito completa, que abrange pinturas, esculturas, tapetes, além de salões com uma decoração de cair o queixo e a Capela Sistina, que tem pinturas de Michelângelo.

Ainda dentro do Vaticano, recomendo muito uma visita à Praça São Pedro e à Basílica de São Pedro, uma obra monumental de 23 mil metros quadrados e com uma decoração impressionante — você pode acessar a cúpula da Basílica que oferece uma vista simplesmente sensacional da cidade!

Reserve sua visita guiada pelo Vaticano e sua visita guiada à Basílica de São Pedro + acesso à cúpula.

O que fazer em Roma

Explore o Castel Santo Ângelo e tire fotos panorâmicas da cidade

O Castel de Santo Ângelo é uma das atrações mais emblemáticas de Roma. O local hoje é um museu nacional, mas já foi o Mausoléu de Adriano, porque essa foi a primeira função da construção: servir de tumba para o imperador Adriano e sua família. Ao longo dos anos, o lugar já foi uma fortaleza militar, fortaleza dos papas e até prisão! Hoje é um espaço cheio de história e com uma vista linda da cidade, vale a pena incluir no roteiro em Roma!

O que fazer em Roma

Visite as principais praças de Roma, verdadeiras obras de arte

Roma tem várias praças, mas algumas têm um destaque especial devido à sua história e às esculturas e fontes que possuem, que são verdadeiras obras de arte. Entre as praças (piazza) de Roma que vale você incluir nos seus passeios estão:

Caminhe pelo Trastevere e explore sua gastronomia

O Trastevere é um dos bairros de Roma mais gostosos para caminhar, ver lojinhas e ateliês, fazer uma refeição ou tomar um aperitivo. O lugar é muito bonito, tem ruas estreitas com edifícios antigos, comércios nas ruas e cenários lindos. Por lá, você pode ver a Basílica de Santa Maria em Trastevere, um dos pontos turísticos nessa região, tomar um sorvete na Otaleg ou simplesmente curtir o passeio ao ar livre.

Faça um tour gratuito por Roma

Existem vários tours gratuitos que você pode fazer em Roma pagando ao guia uma gorjeta ao final do passeio e escolhendo quando acha que ele deve receber. O passeio é muito comum em diversas cidades e em Roma, que é uma cidade bastante turística, existem várias opções de tour gratuito para fazer! Essa é uma forma muito econômica de conhecer Roma, suas atrações e sua história! Confira alguns desses passeios:

Conheça todos os museus de Roma que puder!

Roma é praticamente um museu a céu aberto porque a cada esquina que você vira, pode se deparar com um sítio arqueológico, uma construção romana, uma igreja cheia de detalhes. Mas, para além disso, existem alguns museus que podem ser bem interessantes de conhecer para se aprofundar na história e na cultura de Roma.

Um museu que considero imperdível é a Galleria Borghese, que fica dentro do parque Villa Borghese. A galeria não é enorme, mas tem um acervo simplesmente espetacular, que fica ainda mais interessante ao fazer uma visita guiada!

Outro museu que é muito bom e está intrinsecamente ligado à história de Roma são os Museus Capitolinos, com um acervo que abrange peças de Roma Imperial e inclusive uma estátua em bronze da Loba Capitolina, figura que faz parte da história da fundação de Roma.

Os já comentados Castel Sant'Angelo, que é um museu nacional, e os Museus do Vaticano também são passeios incríveis! E se você quiser conhecer um museu mais moderno, vale a pena visitar o MAXXI, um museu nacional com arte do século XXI.

Admire a vista de Roma do Monte Gianicolo

O Monte Gianicolo é uma das colinas que existem ao redor de Roma. Nessa colina em específico, existem pontos panorâmicos dos quais você pode observar a cidade de cima e tirar algumas fotos. No alto da colina, fica um momento em homenagem a Giuseppe Garibaldi, além do ponto panorâmico, por onde se pode observar a cidade — a vista é superbonita, então vale a pena reservar um tempinho para esse passeio!

Faça um passeio de barco pelo Rio Tevere

O Rio Tevere, ou Tibre em português, é o rio que atravessa algumas regiões da Itália e corta a cidade de Roma. Para conhecer a cidade por um ângulo diferente, uma ótima maneira é fazer um passeio de barco pelo Rio Tevere, que passa por atrações como a Ponte do Castelo de Sant'Angelo, a Ilha Tiberina e a Piazza Trilussa. O passeio pode ser feito durante o dia ou no fim de tarde. Você pode fazer também um cruzeiro com aperitivo, curtindo as paisagens lindas de Roma enquanto degusta seu Aperol Spritz!

O que fazer em Roma

Visite as Catacumbas de Roma

As catacumbas são um complexo mortuário subterrâneo utilizado para enterrar a população nos séculos passados. Elas são compostas por quilômetros e mais quilômetros de túneis e estão localizadas em diferentes áreas da cidade.

Em Roma, existem diferentes catacumbas abertas ao público, entre elas as Catacumbas de São Sebastião, Catacumbas de Priscilla, Catacumbas de Domitila e as Catacumbas de São Calisto, uma das maiores e mais famosas, onde cerca de 500 mil pessoas foram enterradas. Já visitamos as Catacumbas de São Calisto e o passeio, que é feito sempre na companhia de um guia, foi muito interessante!

Conheça as basílicas papais de Roma

As basílicas papais são basílicas que gozam de um status mais elevado na hierarquia da Igreja Católica e Roma possui praticamente quatro dessas basílicas, exceto duas, localizadas em Assis. Como são basílicas com uma arquitetura e decoração mais rebuscada, pode valer muito a pena conhecê-las! São elas:

O que fazer em Roma

Visite sítios arqueológicos de Roma e outras construções romanas

Roma tem vários sítios arqueológicos. Se você se interessa por esse tipo de atração, não resuma sua viagem apenas ao passeio do Coliseu, Fórum Romano e Palatino. A cidade tem várias outras antigas construções que valem um momento do seu dia, entre elas:

  • Circo Massimo
  • Fórum de Augusto
  • Fórum de Trajano
  • Termas de Caracalla recomendo muito o passeio
  • Domus Aurea
  • Teatro de Marcelo
  • Pórtico de Otávia
  • Templo de Adriano

Aprecie a gastronomia da cidade: prove as deliciosas massas e gelatos

Comer, comer e comer! Essa é uma atividades que poderia preencher qualquer itinerário em Roma, porque a cidade tem dezenas de restaurantes maravilhosos. A dica é escolher com carinho os restaurantes que você irá conhecer durante a viagem porque existem excelentes opções. O mesmo vale para os gelatos, nossos sorvetes, que também são deliciosos! Leia aqui nossas dicas de restaurantes em Roma!

O que fazer em Roma

Passe um dia em Pompeia

Pompeia é uma cidade italiana a cerca de 250 km de Roma ou 24 km de Nápoles. A cidade é muito famosa mundo afora porque em 79 d.C foi atingida por uma erupção do vulcão Vesúvio, que dizimou a população e danificou completamente a cidade.

Pompeia, que por séculos ficou escondida, foi redescoberta no século XVI e escavada a partir de 1748. Com as descobertas feitas, o local se tornou um sítio arqueológico e hoje é um dos passeios mais incríveis da Itália, porque muito do que existia na cidade há quase 2 mil anos permanece bem conservado e assim podemos entender como funcionava uma cidade romana.

Se você visitar Roma, vale muito a pena fazer uma excursão a Pompeia para conhecer esse incrível sítio arqueológico, que é considerado patrimônio da UNESCO.

Faça um passeio por Roma durante a noite

Roma é uma cidade apaixonante a qualquer hora do dia, mas se você quiser vê-la de forma mais pacata, sem tantas pessoas pelas ruas, uma dica que dou é fazer um passeio noturno pela cidade. Com o anoitecer, a cidade se ilumina de uma forma mágica e vê-la à noite, com seus edifícios e monumentos iluminados, pode ser um passeio incrível! Já fiz o tour por Roma iluminada e gostei muito, assim como o tour noturno pelo Coliseu, que foi simplesmente maravilhoso porque nesse passeio não havia praticamente ninguém no Coliseu!

Conheça os parques de Roma

Roma tem alguns parques e jardins que podem ser bem legais para fazer passeio ao ar livre durante a sua viagem. O mais famoso dos parques é a Villa Borghese, um parque bem grande, onde fica a maravilhosa Galleria Borghese.

Outra dica é fazer um passeio pelos jardins do Vaticano, que é uma área bem menos explorada do Vaticano do que seus museus, e também pelo Giardini degli Aranci, um pequeno parque de Roma, mas com uma vista bem legal!

O que fazer em Roma

Faça compras em Roma!

Roma pode ser um excelente local para fazer compras, sobretudo se você gosta de moda. A Itália é um país com marcas importantíssimas de moda, que marcam presença na cidade. O Centro Histórico reúne grande parte do comércio local, sobretudo na Via del Corso e seus arredores, onde estão marcas como Zara, H&M e Apple. Nas proximidades da Piazza di Spagna, também estão muitas lojas de luxo, como Dior e Chanel.

Compre vinhos nos supermercados de Roma!

Nada melhor do que conhecer um país através de seu supermercado! É um passeio muito legal de fazer em qualquer destino que você for, porque nos supermercados você encontrará produtos que os nativos compram e consomem no dia a dia. Na Itália, como um grande produtor de vinhos que é, separar um tempinho para ir ao supermercados comprar vinhos pode ser uma ótima pedida!

Tome um aperitivo em Roma

O aperitivo é um momento do dia que para nós, brasileiros, seria o happy hour. É um momento em que as pessoas saem no fim de tarde e início da noite para tomar uma bebida antes do jantar.

Na Itália, a principal bebida pedida durante o horário do aperitivo é o Aperol Spritz, muito popular no país! Uma coisa muito legal sobre o aperitivo é que, em vários estabelecimentos da cidade, você pede ao garçom um aperitivo e recebe alguns petiscos como cortesia. Minha dica é tomar um aperitivo no Centro Histórico de Roma ou no Trastevere, que é sempre animado — o Mimi e Coco é uma boa sugestão na região!

O que fazer em Roma