Fórum Romano e Monte Palatino
O Fórum Romano e o Monte Palatino são atrações integradas que compõem o parque arqueológico do Coliseu, uma área de importantes construções romanas e valor cultural riquíssimo à humanidade. É um dos principais locais visitados no mundo e, estando em Roma, certamente vale a pena visitá-lo!
Na área do Fórum Romano (ou Foro Romano) e Monte Palatino estão os antigos edifícios que por séculos foram o centro da vida cívica e econômica da Roma republicana. Ocupado entre os séculos VII e X a.C, o vale do fórum passou por inúmeras mudanças durante sua história tanto em relação ao seu papel na sociedade quanto às edificações que eram construídas por ali. Permanecem no local ruínas de dezenas de construções antigas que nos permitem entender como funcionava a sociedade romana e sua organização à época.
Importante: o Fórum Romano e Monte Palatino são parte integrante do parque arqueológico do Coliseu, o que significa que, com o ingresso do Coliseu, você também poderá visitá-los! O ingresso comum do Coliseu permite a entrada do próprio Coliseu + Foro Romano e Palatino!
- Visita guiada pelo Coliseu, Foro Romano e Palatino
- Coliseu, Foro Romano e Palatino + Arena dos Gladiadores
- Vaticano + Coliseu, Foro Romano e Palatino
- Subterrâneos do Coliseu e Arena + Foro Romano e Palatino
Monte Palatino
O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e é famosa por ser cenário de uma das lendas mais marcantes da mitologia romana: ali foram encontrados os gêmeos Rômulo e Remo sendo alimentados por uma Loba (Loba Capitolina). Em 735 a.C, Rômulo fundou a cidade de Roma e se tornou seu primeiro Rei. No Monte Palatino, que é uma das áreas mais antigas de Roma, estão as ruínas de templos e palácios onde viveram imperadores romanos.
Essa área do Monte Palatino era dedicada, sobretudo, às classes mais altas da sociedade, onde construíram palácios suntuosos, sobre os quais se pode ter uma ideia ao ver suas construções remanescentes. No monte, também existe um mirante, de onde é possível ter uma bela vista para as ruínas do Fórum Romano e entender a dimensão desse incrível sítio arqueológico!
Fórum Romano
Primeiro usado para construção de sepulturas, o Fórum Romano desempenhava o papel de mercado, de centro de reuniões para a atividade política e judiciária e se tornou sede dos mais antigos templos de Roma, como o Templo de Vesta, de Saturno, de Pórcia, de Fulvia-Aemilia e de Sempronia — sendo todos eles substituídos por outras construções.
Durante o império de Júlio César, a área começou a ser destinada também à exaltação dos imperadores e suas famílias. Com diversas mudanças no Fórum, o antigo Templo de Sempronia deu lugar à Basílica Júlia, os arcos do triunfo e as basílicas de Constantino e Maxêncio foram construídas e o Fórum Romano aos poucos se tornou uma grande exposição do poder imperial.
Dentre as várias edificações no Fórum Romano, separamos algumas das mais interessantes para conferir de perto:
Templo de Antonino e Faustina
Erguido no século II d.C por ordem do Imperador Antonino Pio, a homenagem à sua falecida esposa Faustina é considerada um dos templos mais bem conservados do Fórum Romano. Localizado em frente à Regia, o templo deve sua conservação ao fato de que, na Idade Média, foi reutilizado como a Igreja de S. Lorenzo in Miranda.
Arco de Constantino (ao lado do Coliseu)
O Arco de Constantino é uma homenagem ao Imperador Constantino, feito pelo Senado Romano em 315, em comemoração da sua vitória sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia. É o maior e último arco triunfal a ser feito no Fórum Romano, com 21 metros de altura. Como muitos dos edifícios no Fórum Romano eram desmanchados, transformados e reutilizados em outras funções, o Arco de Constantino também foi decorado reutilizando esculturas dos templos de Trajano, Marco Aurélio e Adriano.
Templo de Vênus e Roma (Casa Dourada)
O Templo de Vênus e Roma foi construído pelo Imperador Adriano no ano 117 e é dedicado às divindades de Vênus Félix e Roma Eterna. A edificação foi feita a partir do átrio da Casa Dourada, um enorme palácio onde Nero ostentava através de uma decoração feita com pedras preciosas, marfim e afrescos. Mesmo com uma boa parte das duas construções destruídas hoje em dia, ainda há muita coisa para ver, e recomendamos a visita!
Templo de Vesta
O Templo de Vesta foi um santuário em culto à deusa Vesta, personificação do fogo sagrado que rege a cidade. Construído em formato circular com pilastras que rodeiam a sua entrada, mantinha no seu centro um fogo — símbolo da deusa — que queimava ininterruptamente.
Basílica de Maxêncio ou de Constantino
A maior construção do Fórum Romano, a Basílica de Maxêncio ou de Constantino começou a ser erguida em 306 pelo Imperador Maxêncio e terminada apenas em 312 por Constantino, que derrotou seu antecessor na Batalha da Ponte Mílvia. Por conta de terremotos na região, o que resta do imponente templo são três corredores e suas abóbadas.
Arco de Sétimo Severo
Ainda muito bem conservado, o Arco de Sétimo Severo foi construído em celebração às vitórias do imperador nos conflitos entre Roma e o Império Parta. Em relevos nas suas paredes, estão imagens da deusa Vitória e, ao topo, estão estátuas de Sétimo Severo e seus dois filhos, Caracala e Geta.
Após a morte do imperador, em 211, seus filhos governaram Roma conjuntamente até o assassinato de Geta por Caracalla, seu irmão. Na ocasião, todas as representações de Geta foram removidas dos edifícios públicos da cidade.
Arco de Tito
Inspiração para diversos arcos pelo mundo, incluindo o Arco do Triunfo em Paris, o Arco de Tito foi construído por Domiciano Flávio em homenagem ao seu irmão, o Imperador Tito Flávio. Sendo considerado o arco triunfal mais antigo ainda de pé, data do ano de 82 e comemora a vitória de Roma sobre Jerusalém.
Apesar de o Fórum ter sido ocupado por tantas construções majestosas, o sítio arqueológico só começou a ter suas escavações feitas no final do século XX e, pela preocupação recente na conservação do local, atualmente não são tantos os monumentos de pé, mas as ruínas de um grande capítulo da história de Roma.
Visitar ao Fórum Romano e Monte Palatino
As visitas ao Fórum Romano podem ser feitas diariamente e o ingresso custa 18 € (inteira) com direito à entrada no Monte Palatino, Fórum Romano e Coliseu.
Lembre-se de que o ingresso do Fórum Romano é o mesmo ingresso do Coliseu, que tem validade de 24h a partir do primeiro uso. Compre seu ingresso.
Horário de visita ao ao Foro Romano e Palatino
- De 1º janeiro a 29 de fevereiro: 9h às 16h30
- De 1º de março a 30 de março: 9h às 17h30
- De 31 de março a 30 de setembro: 9h às 19h15
- De 1 de outubro a 26 de outubro: 9h às 18h30
- De 27 de outubro a 31 de dezembro: 9h às 16h30
* A entrada é feita até uma hora antes do fechamento do parque.
Dicas para conhecer o Fórum Romano e Monte Palatino
- Reserve em torno de 3 horas para visitar o Foro Romano e o Monte Palatino. Dependendo do seu interesse, esse tempo pode ser ainda maior.
- A área de visita do Fórum Romano e do Monte Palatino é muito ampla e ao ar livre, portanto visite-o com calçados confortáveis, preferivelmente fechados, porque o lugar tem terra. Se estiver quente, proteja-se do sol com protetor solar e bonés.
- A dica para visitar o Foro Romano é visitá-lo com um guia, porque só com informações precisas sobre as construções você entenderá seu propósito, detalhes das construções e da sociedade daquela época.
- É possível ver o Fórum Romano por um ângulo muito bonito e sem pagar nada! Atrás dos Museus Capitolinos e da Praça do Capitólio fica um mirante muito legal para observar o local!
- O local não é muito bem preparado para pessoas com mobilidade reduzida e andar com carrinhos de bebê, por exemplo, poderá não ser muito simples já que a superfície do sítio arqueológico é de pedra e terra.
Como chegar ao Fórum Romano
O Monte Palatino e o Fórum Romano ficam no centro de Roma, próximos ao Coliseu e a Piazza Venezia. É possível chegar ali por Metrô, pegando a linha B (azul) e saltando na estação Colosseo.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma
Fórum Romano e Monte Palatino
Via della Salara Vecchia,5/6Città metropolitana di Roma Capitale
00186
https://colosseo.it/area/foro-romano/