Melhores Destinos
Roma
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Pontos turísticos de Roma

São diversos os pontos turísticos de Roma e o interessante de uma viagem à cidade é que mesmo coisas relativamente simples se tornam atrativas na capital italiana justamente pela beleza de sua arquitetura, pelo valor à arte, pela conservação de construções antigas. Roma é como um museu a céu aberto e, se você gosta de história e boa gastronomia, dificilmente sairá da Itália sem se apaixonar!

Visitando Roma, você se dará conta de que os principais pontos turísticos da cidade ficam relativamente próximos uns aos outros e isso facilita bastante para conhecer a cidade, porque você poderá ver muitos atrativos em um raio relativamente pequeno, seja caminhando, seja utilizando o transporte público.

Confira abaixo as nossas dicas para conhecer os principais pontos turísticos de Roma!

Pontos turísticos de Roma

Meus TOP 10 pontos turísticos de Roma — sugestões de atrações para não perder na cidade!

Roma tem vários pontos turísticos e você vai poder ler mais detalhes sobre eles logo abaixo, mas aqui reuni os que acho mais interessantes e mais gostei de conhecer nas viagens que fiz à cidade.

Roma as melhores opções de hospedagem!

Antes de escolher quais pontos turísticos de Roma você quer visitar, vale a pena pensar também em onde você vai ficar na cidade, porque as hospedagens em Roma não estão uma pechincha. Fizemos uma seleção com as acomodações em Roma escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais fizeram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
The RomeHello 9.2 Ver preços
Donna Camilla Savelli - VRetreats 8.8 Ver preços
UNAHOTELS Decò Roma 8.6 Ver preços
The Hive Hotel 8.6 Ver preços
Best Western Premier Hotel Royal Santina 8.5 Ver preços
c-hotels Club House Roma 8.5 Ver preços
Hotel Nord Nuova Roma 8.3 Ver preços
Hotel Milton Roma 8.1 Ver preços
Ibis Styles Roma Eur 8.0 Ver preços
Grand Hotel Fleming by OMNIA hotels 7.8 Ver preços

Pontos turísticos de Roma entenda os principais pontos da cidade, o que são e o que eles oferecem!

1. Visite o Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano

Coliseu de Roma, Monte Palatino e Fórum Romano fazem parte do mesmo sítio arqueológico e se você tem apenas algumas horas na cidade, não há dúvidas de que deve visitar o principal ponto turístico de Roma, o Coliseu! Ele é considerado uma das principais atrações do mundo e representa um pouquinho da grandiosidade das construções do Império Romano.

O Coliseu é um anfiteatro, um espaço onde aconteciam embates entre gladiadores e animais, que tinha capacidade para até 70 mil espectadores. Esse era um entretenimento muito importante à época e, para que fizesse jus à grandiosidade do Império, a dinastia flaviana o construiu de uma maneira luxuosa e muito pomposa. Hoje, a construção já não é como fora um dia, mas está bem conservada e aberta ao público.

O passeio é incrível e realmente imperdível! Eu recomendo muito que seja feito a visita guiada ao Coliseu, porque assim você entenderá a dimensão dessa construção, ou o tour noturno pelo Coliseu, que fiz e amei porque à noite o Coliseu estava bem vazio, enquanto durante o dia ele fica lotado.

O mesmo ingresso que se compra para visitar o Coliseu de Roma serve para conhecer o Monte Palatino, que faz parte da história da cidade e conta com construções antigas, e também o Fórum Romano (ou Foro romano), que era o local que concentrava os principais edifícios da vida pública, como templos e praças.

Pontos turísticos de Roma

2. Visite o Vaticano e suas atrações 

O Vaticano é um pequeno país que fica dentro de Roma e é a sede da Igreja Católica no mundo. Algumas áreas desse pequeno país estão abertas ao público e são atrações incríveis de Roma! Recomendo muitíssimo uma visita aos Museus do Vaticano, que têm um conteúdo vasto e variado, além de salões internos lindíssimos é nesse passeio que você poderá ver a famosa Capela Sistina, pintada por Michelângelo.

Além disso, vale visitar a Praça de São Pedro, onde são realizados eventos da Igreja, e fazer uma visita à Basílica de São Pedro, que é simplesmente espetacular. Se quiser, você pode subir até a cúpula da Basílica de São Pedro, que tem uma vista panorâmica muito legal. Reserve ao menos um dia do seu roteiro para conhecer o Vaticano! Reserve sua visita guiada pelo Vaticano e sua visita guiada à Basílica de São Pedro + acesso à cúpula.

Pontos turísticos de Roma

3. Caminhe pelo Centro Histórico de Roma e conheça suas atrações

O Centro Histórico é um lugar que não dá pra ir a Roma e não conhecer. É nessa região que você ficará abismado com o charme da cidade, as suas construções, suas praças, sua beleza! No Centro de Roma, praticamente qualquer cantinho é cenográfico e chama atenção pela beleza e riqueza de detalhes em sua construção. Uma praça, que em outros destinos é um simples espaço de convivência, em Roma ganha grandiosas esculturas e fontes. 

Entre os principais pontos turísticos de Roma, e localizado no coração da cidade, está a Fontana di Trevi, uma fonte enorme onde muita gente joga uma moedinha e faz um desejo. Pertinho dali, fica o Panteão, outro importante ponto turísticos, que é um antigo templo romano construído em um formato circular. Também no Centro, ficam lindas praças, como a Piazza Navona e a Piazza di Spagna, onde você pode se sentar nas escadarias e curtir um descanso durante a tarde. Tudo isso sem falar de maravilhosas igrejas, como a Igreja de Santo Inácio de Loyola e a Igreja de São Luis dos Franceses, com obras de riquíssimo valor.

Pontos turísticos de Roma

4. Conheça as principais igrejas de Roma

Roma é um lugar cheio de igrejas incríveis e a prova disso é que você nem precisará se esforçar para topar com com uma igreja bonita na cidade. Tendo a oportunidade, entre nas igrejas que encontrar pelo caminho, porque muitas delas podem acabar sendo uma surpresa. As já comentadas Igreja de Santo Inácio de Loyola e a Igreja de São Luis dos Franceses são incríveis para visitar, assim como a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Além dessas, vale um destaque para a Basílica de Santa Francesca Romana (no Foro Romano), para a Basílica de Santa Maria Maior, para a Arquibasílica de São João em Latrão e para a Basílica de Santo Agostinho. 

Esses são alguns exemplos de igrejas em Roma que valem entrar no seu roteiro, mas a verdade é que existem muito mais! Por isso, durante suas caminhadas pela cidade, realmente visite as igrejas que encontrar abertas e você poderá encontrar obras maravilhosas!

5. Visite os Museus de Roma

Os museus são alguns dos pontos turísticos incríveis de Roma para quem quer absorver um pouco de cultura e conhecer mais da história da cidade ou de algum tema em particular. E se você visita Roma pela primeira vez, os principais museus para conhecer são os Museus Vaticanos, os Museus Capitolinos, que são interessantes para entender mais sobre Roma, sua fundação e história, e a incrível Galleria Borghese, um museu dedicado a pinturas e esculturas. Além disso, vale muito a pena conhecer também o Castelo de Santo Ângelo, um "museu-castelo" que tem muita história e uma vista linda!

Esses quatro museus já mencionados merecem, sem dúvidas, uma visita, mas se você se interessa por temas mais novos e modernos, uma boa dica pode ser visitar o MAXXI, um museu nacional com arte do século XXI.

6. Visite o Castelo de Santo Ângelo, um museu-castelo de Roma

O Castelo de Santo Ângelo é um dos pontos turísticos mais curiosos de Roma. O local hoje é um museu nacional, mas já foi o Mausoléu de Adriano, porque essa foi a primeira função da construção: servir de tumba para o imperador Adriano e sua família. Com o passar dos anos e reviravoltas da história, a construção já foi uma fortaleza militar, fortaleza dos papas e até prisão! Hoje é um museu cheio de história com uma vista linda da cidade que vale a pena conhecer!

Pontos turísticos de Roma

7. Conheça a Piazza Venezia e o Monumento a Vittorio Emanuelle II

A Piazza Venezia é uma praça em um ponto bem central da cidade, onde fica localizado o Monumento a Vittorio Emanuelle II, considerado "pai da Pátria" e figura importante da unificação italiana, o movimento conhecido como Risorgimento

Existem vários tour gratuitos que você pode fazer em Roma, pagando ao guia uma gorjeta ao final do passeio e escolhendo quanto acha que ele deve receber. O passeio é muito comum em diversos país e, em Roma, que é uma cidade bastante turística, existem várias opções de tour gratuito para fazer! Essa é uma forma muito econômica de conhecer Roma, seus pontos turísticos e sua história! Confira alguns desses passeios:

8. Caminhe pelo Trastevere e desfrute da gastronomia italiana

O Trastevere é um bairro muito legal na área central de Roma que reúne aquilo que todo mundo gosta: beleza, animação e excelente gastronomia. É um bairro muito charmoso, com ruas estreitas de pedras e edifícios antigos, algumas igrejas, praças, lojinhas charmosas e de pequeno porte, além de muitos bares e restaurantes. É um ótimo lugar para jantar na cidade ou simplesmente para tomar um aperitivo. Se estiver em dúvida de onde ir durante a noite em Roma, indicamos muito essa região! Leia nossas dicas de restaurantes em Roma!

Pontos turísticos de Roma

9. Visite sítios arqueológicos menos famosos de Roma

O Coliseu é o principal sítio arqueológico de Roma, mas certamente não é o único, porque existem vários outros que são interessantes para visitar não só em Roma como em todo o país. Roma é uma cidade muito antiga, com muita história e ter sido a sede do Império Romano fez com que a cidade ganhasse edifícios importantes, que faziam jus ao modo de vida e cultura da população que vivia na capital da Itália nos séculos passados.

Não estranhe se, ao caminhar pelas ruas de Roma, você se deparar com ruínas do Império Romano — para nosso deleite, isso é bem comum. Entre os principais sítios arqueológicos e construções antigas da cidade que vale você conhecer estão o Circo Massimo, o Fórum de Augusto, as Termas de Caracalla, o lindíssimo Teatro de Marcelo e a fachada do templo de Adriano.

Pontos turísticos de Roma

10. Saia do básico e conheça pontos turísticos diferentes de Roma

A capital italiana atrações para todos os gostos e se você já esteve na cidade outras vezes, pode ser uma boa oportunidade visitar pontos turísticos menos óbvios de Roma, mas que também são bem interessantes. Confira algumas sugestões:

  • Curtir um fim de tarde na Villa Borghese, um dos principais parques de Roma. Para o fim de tarde, recomendo muito ficar na região do parque voltada para a Piazza del Popolo, que tem uma vista bonita e sempre tem artistas cantando.

  • Fazer um passeio pelas Catacumbas de Roma! Já estive nas Catacumbas de São Calisto e achei o passeio impressionante! As catacumbas são antigos cemitérios subterrâneos com quilômetros de túneis onde antigamente eram enterradas moradores das cidades. Embora pareça um pouco mórbido, o passeio é extremamente interessante e cheio de conhecimento.

  • Ver a Bocca della Verità ou "boca da verdade", uma escultura antiga em mármore com feições humanas, com origem no período do Império Romano. Ao longo dos séculos, a escultura ganhou outros possíveis enredos, um deles diz que a escultura funcionaria como "máquina da verdade" e que, ao colocar a mão dentro da boca da escultura, se a pessoa mentisse, teria a mão devorada.

  • Buco della serratura: essa é uma "atração" um tanto curiosa de Roma. O buco della serratura, ou buraco na fechadura, é simplesmente o buraquinho de uma fechadura dos portões do edifício da Ordem de Malta. Essa porta fica quase sempre fechada, porque é uma propriedade particular, mas a partir do buraquinho da fechadura pode-se admirar a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A vista é bonita e interessante, por isso forma-se sempre uma fila na frente do edifício para olhar a cúpula do Vaticano pela fechadura da porta.