Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Castelo de Santo Ângelo

O Castelo de Santo Ângelo, às margens do Rio Tibre — e a poucos passos do Vaticano  é um edifício com o real significado de história viva! O Castelo carrega na sua construção quase dois milênios de vivência entre a paz e a guerra em Roma. Indo de mausoléu a fortaleza, e voltando à vida na renascença, o castelo é um passeio imperdível para conhecer a história da cidade!

Castelo de Santo Ângelo

ƒsaCastelo de Santo Ângelo, uma joia de Roma

Amante da arquitetura, foi por volta de 123 d.C que o Imperador Adriano ordenou a construção de um mausoléu para ele e sua família. Seu desenho original, ainda a base da atual aparência do castelo, era composta de um grande cilindro com uma base quadrada, e um andar subterrâneo com túneis e câmaras.

Após a morte do imperador, sucedido por Antonino Pio, e pelas várias ameaças sofridas com o declínio do Império Romano, como as invasões bárbaras, a localização estratégica do castelo - próximo ao Vaticano e à margem do rio -, fez dele um refúgio e fortaleza para proteção dos papas e de tesouros sacros. Ao longo dos anos foram acrescentados ao castelo muralhas, torres de vigia, além do uso do seu andar subterrâneo como rota de fuga e passagem secreta de soldados romanos para o ataque.

Mais da história do Castelo de Santo Ângelo

Foi em 590 d.C., durante uma epidemia que se alastrava por Roma, que o Papa Gregório I viu, no topo do castelo, um anjo que anunciava o fim da peste. Depois da aparição e ao cessar da epidemia, foi erguida uma estátua em homenagem ao anjo e o castelo passou de "Mausoléu de Adriano" para "Castelo de Santo Ângelo".

Durante a Renascimento, com o grande movimento de artistas para a restauração e embelezamento de monumentos históricos, várias partes do castelo passaram por reformas — todas respeitando sua estrutura original. 

Hoje, funcionando apenas como museu, é possível conhecer as exposições de retratos dos Papas que passaram por ali, as incríveis esculturas espalhadas pelo interior e exterior do local, a coleção de móveis e pinturas, obras sacras, e salões adornados de afrescos. Além disso, o lugar tem uma vista maravilhosa de Roma, em um ponto central da cidade! 

Castelo de Santo Ângelo

Visita ao Castelo de Santo Ângelo e ingressos

Como vários dos passeios em Roma, muitas vezes há uma grande fila na entrada para o Castelo de Sant'Angelo, especialmente em feriados, fins de semana e no verão. 

Recomendamos comprar o seu ingresso antes da visita através do site da atração. No próprio castelo você pode optar por fazer a visita "auto-guiada"com um aplicativo do castelo ou até mesmo agendar uma visita guiada com a equipe do castelo (que já fizemos e gostamos bastante porque te oferecerá muito mais informações para compreender essa maravilhosa construção.

Castelo de Santo Ângelo

Ao longo do visita você passará por salões com uma linda decoração, poderá observar pinturas, além da própria arquitetura do castelo, que é única! Já na subida para o topo da construção, em uma área ao ar livre, você vai se deparar com uma cafeteria, que é excelente para fazer um lanche ou um tomar cafézinho, com direito a uma vista privilegiada de Roma.

Chegando ao ponto mais alto da visita, onde se pode ver mais de perto estátua de Santo Ângelo, há um terraço com uma das paisagens mais lindas da cidade! Com a visão livre de todos os lados, é possível admirar Roma por diferentes ângulos e ver, inclusive, o Vaticano!

Castelo de Santo Ângelo

Como chegar ao Castelo de Santo Ângelo

O trajeto até o Castelo pode ser feito de metrô, pela linha A e saltando na Estação Lepanto, ou de ônibus, pelas linhas 23, 34, 49, 64, 87, 280, 492, 926 e 990.

Como o Castelo de Sant'Angelo e o Vaticano estão próximos, pode ser uma boa ideia ver as duas atrações no mesmo dia, ainda que cansativo!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma

Castelo de Santo Ângelo

Lungotevere Castello,50
Città metropolitana di Roma Capitale
00193
http://castelsantangelo.beniculturali.it/