Roma
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Compras em Roma

Fazer compras em Roma pode ser uma boa ideia para aqueles que não perdem uma oportunidade de encontrar boas ofertas e produtos diferentes ao viajar. A cidade tem muitas lojas de roupas, inclusive dezenas de boutiques famosas do ramo da moda, lojas de artigos de couro, sapatos, antiguidades, objetos de decoração e arte, além de alimentos. 

Passeando pela cidade, não será difícil se deparar com lojas de grandes marcas conhecidas mundo afora ou mesmo de marcas locais vendendo presentes, souvenirs e objetos com a inscrição "Roma". O comércio de rua é muito forte em Roma, então, sem grande esforços ao longo dos seus passeios, você acabará se deparando com várias lojas legais pelo caminho. 

Compras em Roma

Entre os principais pontos de interesse para fazer compras em Roma estão a Via del Corso, uma avenida localizada no Centro de Roma, onde estão instaladas lojas como Zara, Apple, a italiana Intimissimi, H&M e Uniqlo. Pertinho da Fontana di Trevi fica uma unidade da loja Rinascente, bastante conhecida na Itália por oferecer um pouco de tudo — ela é uma loja de departamento com artigos variados e excelentes marcas. 

Também no Centro Histórico, fica a Piazza di Spagna, o local ideal para encontrar uma boa variedade de lojas de luxo, inclusive de marcas italianas, como Gucci e Valentino. Se você busca as novidades das grandes marcas da moda, essa região é excelente!

Outra boa opção com lojas variadas é a Via Cola di Rienzo, na região do Prati, onde também estão lojas de marcas famosas na Europa.

Mercados de Rua em Roma

Para quem gosta de antiguidades, uma boa dica é conhecer o mercado histórico de Porta Portese, no Trastevere, onde você poderá achar livros, artigos de decoração e objetos antigos. O mercado é muito tradicional e um ótimo programa para os domingos na cidade, entre 7h e 14h. Outro mercado de rua muito legal é o do Campo de' Fiori, no centro de Roma, com muitas barraquinhas de alimentos, frutas e verduras, flores, especiarias, massas, roupas etc. 

Shoppings em Roma

Ainda que o mercado nas ruas seja muito forte em Roma, a cidade também tem centro comerciais que podem render excelentes compras! Os shoppings como conhecemos no Brasil não são tão populares na cidade e costumam ficar mais afastados da região central, mas se você quiser conhecê-los, algumas boas opções são os shoppings Porta di Roma, o RomaEst e o Euroma 2.

Horário do comércio em Roma

Os horários do comércio em Roma podem ser um pouco diferentes do que estamos acostumados no Brasil, já que não é incomum lojas de pequeno porte fecharem durante o horário de almoço. Já na Via del Corso, por exemplo, o comércio costuma abrir entre 10h e 20/21h, sem interrupção para o almoço.

Tax free em Roma

Você conhece o tax free? Tax free significa "livre de impostos" e é uma facilidade que vários países do mundo oferecem aos seus visitantes. Basicamente, através do tax free, turistas têm o benefício de receber de volta parte dos impostos pagos que são embutidos em compras na cidade. O valor devolvido depende de cada país e refere-se sobretudo ao IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado). Em cada país há um valor mínimo de compras para que o imposto seja restituído, assim uma alíquota de imposto a ser restituído.

Como fazer o tax free em Roma passo a passo simplificado

  • Realize compras que totalizem € 154,95 em uma mesma loja que faça parte do programa de tax free e junte as notas fiscais.
  • Juntando mais de uma nota fiscal de compra, ou uma única nota, diga ao funcionário da loja que deseja fazer o tax free e apresente seu passaporte na própria loja. O funcionário lhe entregará um formulário de papel com os dados da loja, dados da compra e de quanto de imposto deverá ser restituído. Na própria loja, você deverá escolher se o imposto será restituído através de cartão de crédito ou em espécie.
  • No dia de voltar para o Brasil, chegue ao aeroporto algumas horas antes do voo, pensando que você gastará algum tempo para resolver essas questões do tax free
  • Apresente-se à alfândega no aeroporto em posse das notas fiscais e dos formulários de tax free entregue pela loja. Você encontrará placas indicativas no aeroporto que te indicarão onde ir. Na alfândega, os seus formulários devem ser carimbados pelo fiscal e pode ser que o fiscal aduaneiro peça para ver os produtos adquiridos, por isso é importante que você faça esse trâmite ANTES de se apresentar à companhia aérea.
  • Com os formulários assinados, dirija-se ao quiosque de devolução de impostos. Nesse local, você poderá pegar o dinheiro em espécie, ou, caso prefira a devolução por cartão de crédito, aguarde que o reembolso dos impostos seja realizado.

Dica: alguns países já fazem o tax free de maneira mais simples, através de um guichê de autoatendimento no aeroporto, sem precisar mostrar os formulários para um fiscal da aduana.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma