Transportes em Roma
O transporte público de Roma pode parecer difícil ao primeiro contato, mas não é — e o importante é que ele funciona de forma eficiente e te levará a muitos pontos da cidade. Para se locomover por Roma, você pode usar ônibus, bondes, o metrô (metropolitana) e sobretudo as caminhadas, que serão úteis para explorar a área histórica da cidade. Roma é realmente uma cidade agitada e com um trânsito caótico comparado a outros destinos da Europa, mas até isso é parte da essência da cidade!
Confira todas as nossas dicas para usar o transporte público de Roma e saiba como se locomover pela cidade!
Caminhar por Roma
Conhecer Roma a pé é uma excelente forma de explorar suas áreas históricas, onde os veículos são limitados e apenas as caminhadas te permitirão explorar, sentir o charme da cidade e conhecer cada cantinho. Não raramente, você acabará encontrando ruínas romanas ao caminhar pelas ruas antigas de Roma. Por isso, as caminhadas são um verdadeiro prazer nessa cidade, que é tão charmosa e convidativa para os passeios a pé.
Roma é uma cidade ampla, relativamente plana, e grande parte das atrações turísticas fica limitada a um raio pequeno, então é possível conhecer grande parte da cidade caminhando. Por isso, ao planejar a sua mala, coloque calçados confortáveis para poder caminhar à vontade.
Conhecer Roma a pé é uma boa ideia principalmente em algumas regiões, como o Centro Histórico, o Trastevere, além de diversas atrações, como o Foro Romano e Palatino, que exigem caminhadas.
Quando o local de Roma ao qual você desejar ir não estiver tão perto para ir a pé, utilize o transporte público, que funciona de forma eficiente, ou, quem sabe, os patinetes compartilhados, que são práticos e estão espalhados pela cidade.
Para fazer seus deslocamentos por Roma, recomendo muito que você utilize um mapa físico ou então no seu celular, que certamente irá facilitar sua vida. Sempre utilizo o Google Maps em minhas viagens e você pode baixar o mapa off-line, assim não precisará de internet o tempo todo.
Metrô em Roma
O metrô de Roma (ou metropolitana) se estende por cerca de 60 km, possui 3 linhas e 75 estações. Não é uma rede com tanta abrangência como a de Milão, por exemplo, mas funciona bem e leva a diversos pontos de interesse da cidade. A linha A (vermelha) e B (azul) se cruzam na estação Termini, que possui não apenas a estação de metrô, mas também a estação de trens, que é a principal estação da cidade.
Para complementar o transporte público da cidade e levar a áreas que o metrô de Roma não atende, existem os bondes (VLT) e também os ônibus, que passam por diversos pontos da cidade.
Todo o transporte público da cidade é integrado. Então, ao comprar um bilhete de metrô, você pode utilizá-lo também no bonde ou ônibus por até 100 minutos.
Bilhete do Metrô de Roma
Existem diferentes tipos de bilhetes do metrô de Roma.
- O mais tradicional dos bilhetes do transporte público é o BIT, bilhete por tempo integrado, que permite seu uso por até 100 minutos contínuos, em diferentes transportes da cidade. Existe ainda a possibilidade de adquirir um bilhete com 10 BIT, ou seja, 10 bilhetes de tempo integrado ou também a CIS — um cartão integrado semanal, válido para usar o transporte de forma ilimitada por 7 dias.
- Roma 24h, 48h e 72h: esses são bilhetes do transporte público que permitem a utilização ilimitada do transporte a partir do primeiro uso, respeitando o tempo do período adquirido.
- Roma Pass 48h ou 72h: o Roma Pass é um bilhete voltado a turistas que inclui a entrada em determinadas atrações turísticas de Roma, desconto em vários atrativos, além do uso ilimitado do transporte público da cidade pelo período de validade do cartão. É um cartão válido para uma única pessoa.
Comprar os bilhetes do metrô de Roma e do transporte público
Para comprar os bilhetes do metrô de Roma, você pode utilizar as máquinas de autoatendimento que ficam dentro das próprias estações e aceitam tanto dinheiro em espécie quanto cartão de crédito. Algumas catracas da cidade também já funcionam com pagamento por aproximação e, se optar por essa opção, basta você aproximar seu cartão de crédito/débito da catraca na entrada no metrô e também na saída.
Horário de funcionamento do metrô de Roma
- De segunda a quinta e também domingos, o metrô de Roma funciona entre 5h30 e 23h30
- Sexta e sábado o metrô de Roma funciona entre 5h30 e 1h30.
Estações de metrô de Roma úteis para os turistas:
- Estação mais próxima do Coliseu: estação Colosseo/linha B
- Estação mais próxima da Fontana di Trevi e centro histórico: estação Barberini/linha A
- Estação mais próxima do Vaticano: Ottaviano/linha A
Ônibus e bondes em Roma
Os ônibus e bondes também fazem parte do transporte público da cidade e são opções bastante utilizadas pelos moradores da cidade porque em muitos casos são eles que chegam aos locais desejados, ao invés do metrô, que atende uma parte mais restrita de Roma. Eles funcionam da mesma maneira que em outros locais no mundo, com um roteiro pré-estabelecido e horários programados.
Para usar os ônibus e bondes de Roma, você pode comprar a passagem dentro do próprio veículo, utilizando cartão de crédito por aproximação. Atente-se para o fato de que, dentro do veículo, pode existir mais de uma máquina de compra de bilhete, mas só uma delas pode aceitar o cartão. O pagamento do transporte com cartão de crédito/débito é bastante simples e basta aproximá-lo da máquina, ouvir uma mensagem na telinha da máquina e o aviso sonoro para que a operação seja efetivada.
Uber e Táxi em Roma
A Uber funciona em Roma, mas de forma limitada e muitas vezes mais cara que os táxis. No geral, os táxis ainda são muito utilizados na Itália e, infelizmente, isso também não significa que funcionem sempre de forma eficiente e rápida.
Os táxis em Roma são de cor branca, escrito "TAXI", com a inscrição lateral do seu número de licença. Eles funcionam com taxímetro e, no geral, são veículos novos. Os táxis possuem pontos fixos, que sempre param para pegar novos passageiros, mas você também pode pegá-los no meio da rua, quando vir a inscrição "libero" no painel.
Como nem sempre é fácil encontrar um táxi em Roma, a dica que deixo é pedi-lo através dos aplicativos de rádio táxi, como os aplicativos itTaxi e FreeNow ou o próprio aplicativo da Uber, que também serve para chamar táxis. O pagamento dos táxis pode ser feito através do próprio aplicativo ou direto ao motorista. Aliás, praticamente todo taxista de Roma aceita o pagamento com cartão de crédito/débito, mas, em corridas curtas, eles costumam preferir dinheiro em espécie.
Vale a pena alugar um carro em Roma?
Alugar um carro não é uma boa ideia para se locomover por Roma e não recomendo. Roma é um destino difícil de estacionar carros, com trânsito caótico. Assim, fazer seus deslocamentos a pé ou com o transporte público será mais prático e eficiente. Se você estiver viajando de carro pela Itália, prefira deixar seu carro no hotel e explorar a cidade de outra maneira.
Inclusive, se você estiver com um carro alugado, atente-se para o fato de que, em várias áreas da capital (e outros destinos italianos), o trânsito de veículos não autorizados é proibido em determinados horários.