Basílica de Santa Maria Maior
Localizada no topo do Monte Esquilino, a Basílica de Santa Maria Maior ou Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais de Roma e a primeira da cidade dedicada à Virgem Maria. Com dezesseis séculos de existência, foi construída sobre os restos de um templo pagão e carrega, na sua arquitetura, tesouros de várias épocas.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Como diz a lenda, Maria apareceu nos sonhos do Papa Libério e patrício João e pediu para que fosse construída uma igreja em sua homenagem, num local que indicaria milagrosamente. Em 5 de agosto, numa noite de verão, nevou no Monte Esquilino. Após o fato, foi ordenada a construção da basílica no local coberto pela neve.
Todos os anos, no dia 5 de agosto, é celebrado ali o Milagre da Queda da Neve. Durante a missa, pétalas brancas caem do teto, simbolizando a milagrosa neve que indicou onde a basílica deveria ser construída.
Basílica de Santa Maria Maior de Roma
Com as inúmeras reformas e aquisições feitas pela Basílica de Santa Maria Maior, um dos seus maiores atrativos são suas obras de arte. Ali, podemos conhecer "Salus Populi Romani", ícone bizantino atribuído ao evangelista Lucas que retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus, o "Santo Berço", e os mosaicos da nave e da abside.
Além disso, na basílica também estão o túmulo de Bernini, que, além de ter realizado obras para a igreja, tinha uma oficina atrás da sua Capela Paulina; e o Batistério, feito durante o pontificado de Leão XII.
A Basílica de Santa Maria Maior está localizada na praça de mesmo nome e fica aberta para visitação todos os dias, das 7h às 19h, com entrada gratuita.
É possível chegar até a igreja por metrô, com as linhas A e B saltando na estação Termini, ou por ônibus, com as linhas 16, 70, 71 e 714.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma
Basílica de Santa Maria Maior
Piazza di Santa Maria MaggioreCittà metropolitana di Roma Capitale
00100
http://www.vatican.va/