Basílica de São Pedro
Situada dentro do menor estado do mundo, o Vaticano, a Basílica de São Pedro é o templo católico mais importante do mundo. Nomeado em homenagem ao primeiro papa do mundo, São Pedro, a belíssima basílica papal é uma verdadeira obra de arte! Da fachada ao ambiente interno, tudo na Basílica de São Pedro impressiona.
- Visita guiada na Basílica de São Pedro + Subida à cúpula
- Visita guiada pelo Vaticano
- Visita guiada no Vaticano + Coliseu, Fórum Romano e Palatino — já fiz o tour e gostei
- Tour com primeiro acesso à Capela Sistina, Museus Vaticanos e Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro, atração incrível no Vaticano
Fundada em homenagem a São Pedro, a basílica é um dos lugares mais sagrados da religião católica no mundo. O edifício, com capacidade para 60 mil pessoas, é uma das mais icônicas construções da renascença e marca o local onde Pedro foi crucificado e onde hoje está seu túmulo.
O edifício onde são celebradas as missas no Vaticano é catalogado como Patrimônio Mundial da Humanidade e é a maior basílica do mundo. Apesar disso, não é apenas seu tamanho que ganha a atenção dos turistas, mas toda sua beleza e detalhes!
A Basílica de São Pedro foi meticulosamente decorada, com um piso de mosaicos de mármores vermelho, branco, cinza e bege que, com formas simples — que representam muitas das basílicas espalhadas pelo mundo. O piso contrasta com as colunas de mármore, as esculturas espalhadas por toda sua extensão, as pinturas de santos e… o ouro! O teto da basílica, com formas abobadadas, inscrições, relevos e pinturas, é quase todo coberto por ouro, o que faz o espaço reluzir de uma forma espetacular!
Além disso, diversos artistas aclamados do Renascimento colaboraram com a decoração do lugar: logo na entrada da basílica, está a "Pietà", de Michelangelo, escultura que retrata Jesus morto nos braços de Maria. Também está ali o Túmulo de Alexandre VII, de Bernini — uma grande escultura com a imagem do imperador, mas que chama mais atenção para a caveira de um anjo que, abaixo dele, segura uma ampulheta dos dias: quanto mais dias vividos, mais próximos estamos da morte.
O túmulo de São Pedro, que guarda os restos mortais do primeiro apóstolo de Jesus Cristo, foi erguido no local exato onde foram achados seus ossos. Construída como uma câmara abaixo do nível do chão, a urna é cercada por esculturas e escritas, e fica abaixo do altar baldaquino, onde no dia 25 de dezembro é realizada a Missa do Galo.
Missas na Basílica de São Pedro
As missas na Basílica Papal de São Pedro acontecem diariamente, praticamente de hora em hora. Entretanto, muitas vezes elas não ocorrem no altar principal, e sim em altares menores e capelas ao longo da basílica, que é enorme. Confira os locais e horários das missas na basílica.
Visita à cúpula da Basílica de São Pedro — um passeio incrível!
A cúpula da Basílica de São Pedro, que pode ser admirada de diversos pontos de Roma, está aberta à visitação e recomendo muitíssimo o passeio! A subida é feita em elevador até o terraço de base para a subida em seguida por escadas até a área externa e panorâmica.
O lugar oferece uma vista linda do Vaticano e de Roma, mas para pessoas com claustrofobia ou dificuldade de locomoção não é uma atividade recomendada. As escadas, além de terem pelo menos 320 degraus, estão em um espaço apertado.
Ao fazer esse passeio, você passará pertinho dos mosaicos da cúpula da basílica, que são incríveis pela enorme quantidade de ouro e pelo trabalho artístico impecável. Em seguida, após atingir o trecho de escadas (que não são poucas e cansam), você poderá aproveitar a área externa da cúpula, que tem vista panorâmica.
Reserve aqui sua vsita guiada na Basílica de São Pedro + Subida à cúpula
Preço da subida à cúpula:
- Ingresso inteiro com subida em elevador + 320 degraus: 10 €
- Ingresso inteiro com subida em elevador + 551 degraus: 8 €
Horário de funcionamento da cúpula:
7h30 às 18h no período de verão e 7h30 até 17h no período invernal.
Como visitar a Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro está aberta diariamente, mas seus horários de abertura podem variar dependendo da época do ano.
- A entrada à Basílica de São Pedro é gratuita.
- Horário de funcionamento: 7h10 às19h10.
- Para entrar na basílica, você precisará passar por um controle de segurança, assim como ocorre em outras áreas do Vaticano.
- Como a Basílica de São Pedro é uma grande atração de Roma e do Vaticano, costuma ficar bastante cheia e em alguns horários com longas filas para visitá-la. Sugiro visitá-la logo ao abrir, quando consegui visitá-la sem nenhuma fila. Essa dica vale principalmente para o período mais quente do ano, em que o turismo é mais intenso. No inverno, a quantidade de turistas é menor.
Dica importante: atente-se para o código de vestimenta dentro do Vaticano e sobretudo na Basílica. Não é permitido usar bonés, roupas acima do joelho, que mostrem o colo e blusas sem manga. A fiscalização é rígida e diariamente várias pessoas têm a entrada negada por não seguirem o código de vestimenta.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma
Basílica de São Pedro
Piazza San Pietro00120
https://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/index_it.htm