Museus Capitolinos - Musei Capitolini
Os Museus Capitolinos podem não ter um nome tão familiar, mas com certeza você conhece alguma — senão várias — das obras de arte que estão no seu acervo! Inaugurado em 1471, o complexo de museus fica localizado ao topo de uma das sete colinas de Roma, na Piazza Campidoglio, e foi o primeiro do mundo a abrir as portas para a visitação do grande público.
A forma de acessar os Museus Capitolinos, que fica em cima de Monte Capitolino, é subir uma via em aclive que na verdade é uma espécie de escadaria, projetada por Michelângelo. Chamada de Cordonata, essa escadaria tem degraus muito sutis para que o local pudesse ser acessado não apenas por pessoas, mas também por cavalos. Vale a pena observar a Cordonata, que também tem esculturas e fica em um ponto emblemático da cidade.
Museus Capitolinos de Roma
Apesar de hoje estarmos familiarizados com a facilidade de acesso à arte em museus, antigamente esse era um privilégio apenas para membros do clero, da alta nobreza e, posteriormente, de burgueses. O fato de o projeto dos Museus Capitolinos — o desenho do Palácio Nuovo, da Praça Campidoglio e a restauração do Palácio dos Conservadores — ter sido feito por Michelangelo é um tanto interessante, já que suas obras acabaram por ser um dos maiores tesouros público da Itália — e da história da arte.
O acervo dos Museus Capitolinos se iniciou através da doação do Papa Sisto IV de sua coleção de bronze, que se seguiu por diversas outras doações dos Papas seguintes, como a remoção de obras pagãs do Vaticano. Hoje, abriga inúmeras pinturas e esculturas históricas da Itália, como a Vênus Capitolina, a Estátua equestre de Marco Aurélio, o Gálata Moribundo, além de aquisições de obras de Tiziano, Caravaggio e Rubens.
Para além das obras, vale muito a pena ir até o terraço dos Museus Capitolinos, de onde se tem uma boa vista panorâmica de Roma e você poderá tirar belas fotos. Os edifícios do museu ficam em uma área muito central de Roma, cercados por atrações lindas e muito antigas, então vale aproveitar a vista do lugar para admirar o panorama da cidade!
Loba Capitolina, uma das imagens mais emblemáticas de Roma
Dentre todas as incríveis obras de arte que você pode conhecer durante seu passeio, destacamos O Discóbolo, escultura de Míron de 450 a.C e talvez a mais famosa representação artística de um atleta; e a Loba Capitolina, escultura da Idade Média e famosa imagem que roda os livros de história e retrata a lenda dos irmãos Rômulo e Remo sendo amamentados por uma loba.
Como visitar os Museus Capitolinos
Os Museus Capitolinos ficam localizados no Centro Histórico de Roma e abrem todos os dias. Vale a pena conhecê-lo quando estiver passeando pelas redondezas (como o Coliseu) ou pegar um pegar qualquer um dos vários ônibus que vão até a Piazza Venezia.
Mais informações sobre a compra de ingressos e valores estão disponíveis no site dos Museus.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma
Museus Capitolinos - Musei Capitolini
Piazza del Campidoglio,1Città metropolitana di Roma Capitale
00186
https://www.museicapitolini.org/