Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

Os Museus Capitolinos podem não ter um nome tão familiar, mas com certeza você conhece alguma senão várias — das obras de arte que estão no seu acervo! Inaugurado em 1471, o complexo de museus fica localizado ao topo de uma das sete colinas de Roma, na Piazza Campidoglio, e foi o primeiro do mundo a abrir as portas para a visitação do grande público.

A forma de acessar os Museus Capitolinos, que fica em cima de Monte Capitolino, é subir uma via em aclive que na verdade é uma espécie de escadaria, projetada por Michelângelo. Chamada de Cordonata, essa escadaria tem degraus muito sutis para que o local pudesse ser acessado não apenas por pessoas, mas também por cavalos. Vale a pena observar a Cordonata, que também tem esculturas e fica em um ponto emblemático da cidade.

Museus Capitolinos de Roma

Apesar de hoje estarmos familiarizados com a facilidade de acesso à arte em museus, antigamente esse era um privilégio apenas para membros do clero, da alta nobreza e, posteriormente, de burgueses. O fato de o projeto dos Museus Capitolinos — o desenho do Palácio Nuovo, da Praça Campidoglio e a restauração do Palácio dos Conservadores — ter sido feito por Michelangelo é um tanto interessante, já que suas obras acabaram por ser os — e da história da arte.

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

O acervo dos Museus Capitolinos se iniciou através da doação do Papa Sisto IV de sua coleção de bronze, que se seguiu por diversas outras doações dos Papas seguintes, como a remoção de obras pagãs do Vaticano. Hoje, abriga inúmeras pinturas e esculturas históricas da Itália, como a Vênus Capitolina, a Estátua equestre de Marco Aurélio, o Gálata Moribundo, além de aquisições de obras de Tiziano, Caravaggio e Rubens.

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

Para além das obras, vale muito a pena ir até o terraço dos Museus Capitolinos, de onde se tem uma boa vista panorâmica de Roma e você poderá tirar belas fotos. Os edifícios do museu ficam em uma área muito central de Roma, cercados por atrações lindas e muito antigas, então vale aproveitar a vista do lugar para admirar o panorama da cidade!

Loba Capitolina, uma das imagens mais emblemáticas de Roma

Dentre todas as incríveis obras de arte que você pode conhecer durante seu passeio, destacamos O Discóbolo, escultura de Míron de 450 a.C e talvez a mais famosa representação artística de um atleta; e a Loba Capitolina, escultura da Idade Média e famosa imagem que roda os livros de história e retrata a lenda dos irmãos Rômulo e Remo sendo amamentados por uma loba.

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

Como visitar os Museus Capitolinos

Os Museus Capitolinos ficam localizados no Centro Histórico de Roma e abrem todos os dias, vindo de um dos passeios possíveis de se fazer pelas redondezas — ou por ônibus (qualquer linha até a Piazza Venezia). Mais informações sobre a compra de ingressos e valores estão disponíveis no site dos Museus.

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

Piazza del Campidoglio,1
Città metropolitana di Roma Capitale
00186
https://www.museicapitolini.org/