Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Catacumbas de São Calisto

As Catacumbas de São Calisto são um complexo funerário subterrâneo que por centenas de anos serviram como o cemitério oficial da Igreja de Roma. Formado por túneis e galerias em quatro níveis de profundidade, o local tem mais de 20 metros de abaixo da terra e cerca de 10 km de extensão. É um lugar que guarda não só uma grande história do cristianismo em Roma, como também os restos mortais de 16 pontífices e vários mártires cristãos.

Catacumbas de São Calisto, uma das mais impressionantes catacumbas de Roma

Localizadas à direita da Via Appia Antica — uma das mais importantes calçadas romanas e que unia Cápua a Roma —, as catacumbas foram construídas em meados do século II pelo futuro Papa Calisto I, na época diácono de Roma sob a orientação do Papa Zeferino.

Naquele tempo, os romanos tinham como costume a incineração dos mortos. Proibidos por lei de enterrar os seus entes queridos na circunscrição da cidade, os sepultamentos cristãos por muito tempo tiveram lugar apenas nas galerias subterrâneas.

Catacumbas de São Calisto

As Catacumbas de São Calisto marcam um período de perseguições ao povo cristão ordenadas por Nero que, no ano 64, foi responsável pela morte de milhares de fiéis, muitos dos quais foram sepultados ali. Com o desuso das escavações após o Édito de Milão, que cessou as perseguições, as catacumbas caíram no esquecimento até sua descoberta, no século XIX.

Descobertas em 1819 pelo arqueólogo Giovanni Battista de Rossi, considerado o pai da arqueologia cristã, estima-se que as catacumbas guardam restos mortais de 500 mil cristãos, inúmeros mártires mortos durante as perseguições, além dos túmulos de 16 papas, localizados na cripta apelidada "Pequeno Vaticano".

Visita às Catacumbas e ingresso

A visita às catacumbas é feita apenas na companhia de guias e em idiomas como inglês, italiano, espanhol e alemão. A duração da visita é de cerca de 40 minutos e pode ser feita diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos através do site de venda dos ingressos ou na própria atração.

Catacumbas de São Calisto

Já fizemos a visita e, embora possa parecer um pouco mórbido visitar um cemitério, achamos extremamente interessante conhecer esse pedaço da história da cidade e da cultura desse período histórico. Fotografias não eram permitidas no passeio.

Uma dica importante: devido à profundidade dos túneis, é extremamente aconselhável que o visitante leve um casaco consigo durante o tour porque faz frio.

Como chegar às Catacumbas de São Calisto

Na estação de trens Termini, é só pegar a linha A do metrô (Anagnina) ou o ônibus 714 (Palazzo Sport) até a Piazza di S. Giovanni in Laterano; depois, é só tomar o ônibus 218 até a parada Fosse Ardeatine. A entrada para as catacumbas fica bem próxima.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma

Catacumbas de São Calisto

Via Appia Antica, 110
Roma
00179