Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Aquibasílica de São João de Latrão

Com 1700 anos de história, a Aquibasílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma e é considerada a igreja-mãe do catolicismo. Erguida por ordem do Imperador Constantino, ela é a catedral do Papa, bispo de Roma, e presta homenagem a São João Batista e São João Evangelista.

No decorrer da história, o lugar onde hoje está a basílica já passou por várias reconstruções. Antes chamado Palácio Laterano, foi propriedade da família de mesmo nome e erguido sobre ruínas romanas. Com a expulsão da família do edifício por Constantino, o espaço foi cedido ao Papa para sua moradia e então reestruturado como a Basílica de São João de Latrão. Desde então, sobreviveu a incêndios, terremotos e até bombas.

Aquibasílica de São João de Latrão

Hoje, a basílica é a mais importante das quatro basílicas papais de Roma e ali acontecem as celebrações da Quinta-feira Santa. Além do seu valor religioso, a igreja vale o passeio para conhecê-la de perto, já que preserva várias partes das antigas construções que estiveram ali.

Aquibasílica de São João de Latrão

Logo na entrada da Basílica de São João de Latrão está seu portão de bronze, originais da Cúria Romana, edifício do Fórum Romano, e que data do Século I a.C. Já o seu interior foi decorado do chão ao teto com mosaicos, relevos em dourado, pinturas de cenas religiosas e esculturas de santos que guiam o caminho até a abside. Uma das últimas intervenções na construção foi feita pelo famoso Borromini. 

O interior da Basílica realmente impressiona pela riqueza e pela cor reluzente e recomendamos muito a visita não só ao interior como também ao seu claustro, que é belíssimo!

Aquibasílica de São João de Latrão

A Basílica de São João de Latrão abre todos os dias, das 7h às 18h, e a visitação é gratuita. Na entrada, você deverá passar por uma inspeção de segurança.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma

Aquibasílica de São João de Latrão