Restaurantes em Roma
Escolher onde comer em Roma não é das tarefas mais fáceis. Não porque a cidade deixe a desejar nesse quesito, e sim porque há tantas opções diferentes de restaurantes maravilhosos em Roma que você vai ficar com vontade de conhecer todos deles!
Roma é, realmente, um destino gastronômico espetacular onde você poderá conhecer o melhor da cozinha italiana, que é extremamente simples e saborosa e sem preços exagerados.
Dicas sobre os restaurantes na Itália
Uma informação que vale compartilhar é que o menu dos restaurantes em Roma (e no restante da Itália) está estruturado em quatro etapas:
- Antipasti (entradas), que podem ser pequenos bolinhos, frios, alcachofras, patês etc.
- Primo piato (primeiro prato), que são massas
- Secondo piato (segundo prato), que são carnes com seus acompanhamentos
- Dolce (sobremesa)
O menu está estruturado dessa forma e é servido nessa ordem, mas nem todo mundo pede essa quantidade toda de pratos (e tudo bem, claro). Muita gente que pede um primo (massa) não vai querer pedir uma carne. E se você estiver em uma mesa com pessoas que pediram massas ou carnes, peça ao garçom que sirva a todos juntos — nos restaurantes muito refinados, este talvez não seja o modus operandi, mas nos restaurantes "normais" é perfeitamente comum.
Uma dica legal para conhecer melhor sobre a gastronomia italiana é fazer um tour gastronômico pelo Trastevere, um dos bairros mais charmosos da cidade ou também uma aula de massa italiana e tiramisù ou aula de pizza italiana, para reproduzir deliciosas receitas em casa.
Pratos típicos de Roma
Da mesma maneira que cada estado brasileiro tem seus pratos típicos, as regiões da Itália também possuem, cada uma delas, seus pratos tradicionais. É claro que em toda a Itália você encontrará massas, pizzas e um bom tiramisù, mas a cidade tem seus pratos clássicos. Entre as entradas, estão os carciofi alla romana (alcachoras cozidas), carciofi alla giudia (alcachofras fritas), supplì (bolinhos frito de arroz).
Entre os pratos principais de massa, as três principais massas romanas são a famosa carbonara (à base de ovo e queijos), a amatriciana (à base de molho de tomate) — ambos feitos com guanciale, uma carne de porco curada — e também o cacio e pepe, uma massa com queijo e pimenta. Como prato principal, a saltimboca alla romana, feito com carne de vitela, é um grande queridinho.
Restaurante em Roma — onde comer massas
São realmente muitas opções de restaurante de massas em Roma e fico muito feliz por já ter provado vários deles. Vou mencionar aqui alguns que acho que vale a pena conhecer, mas saiba que come-se bem em praticamente toda a Itália. O país é conhecido por seus pratos simples, com poucos ingredientes, mas todos extremamente frescos! As massas são o forte de vários desses restaurantes e, em alguns deles, alguns tipos de massas específicas se sobressaem ainda mais. Vamos às dicas de restaurantes em Roma!
-
Roscioli Salumeria con Cucina, Centro Histórico: o local vende salames, queijos e conservas, mas também funciona como restaurante. É bem famoso e concorrido, por isso também vale fazer reserva. O prato mais pedido é o carbonara, conhecido como um dos melhores de Roma — que é realmente excelente, mas a amatriciana não deixa nada a desejar!
-
Armando al Pantheon, Centro Histórico: restaurante mais refinado que a média, com boa carbonara e amatriciana. Muito recomendado fazer reserva.
-
Poldo & Gianna, Centro Histórico: opções variadas de carnes e massas no centro de Roma, com pratos mais tradicionais e alguns ligeiramente mais ousados. Adorei a amatriciana! Recomendado fazer reserva!
-
Hosteria Grappolo d'Oro, Centro Histórico: restaurante pequenino, simpático e com pratos saborosos. Eles oferecem menu degustação por um preço justo e pratos da cozinha tradicional de Roma/Lázio.
-
Otello, Trastevere: um restaurante no Trastevere que tem de tudo um pouco da cozinha romana. Não tem erro e não tem preços exorbitantes!
-
Trattoria da Enzo al 29, Trastevere: opção cada vez mais famosa em Roma. O local é pequeno, tem pouquinhas mesas, tradicional e não faz reservas. Suas massas são deliciosas! Recomendo a carbonara e o tiramisù, que não tem erro. Chegue cedo ou com espírito para aguardar na fila.
-
Tonnarello, Trastevere: opção bem famosa, sempre com fila na porta. É um restaurante turístico e mas com massas gostosas!
- Felice a Testaccio, Testaccio: provavelmente aqui você provará o cacio e pepe mais famoso da sua vida. O local é bem tradicional por servir a famosa massa romana com uma apresentação bem especial! Reservas são recomendadas!
Pizzas em Roma — onde comer
Pizza é um assunto muito sério na Itália. As pizzarias italianas geralmente são locais descontraídos, sem muita formalidade e a pizza é algo que se come corriqueiramente, em lojas que a vendem al taglio, ou seja, por pedaço, e os restaurantes que a vendem inteira (uma pizza por pessoa, geralmente). Os sabores das pizzas variam entre os restaurantes, alguns são mais tradicionais outros inovam um pouco nos sabores, mas, ainda assim, sem grandes ousadias se comparadas às pizzas brasileiras. O mais tradicional dos sabores de pizza é a margherita, que nunca tem erro!
Dica: saiba que na Itália é muito comum comer as pizzas com as mãos, então não se acanhe!
-
Emma: pizzaria deliciosa no centro histórico de Roma
-
Pizzeria da Remo: pizzaria muito tradicional em Testaccio
-
Bonci Pizzarium: opção de pizza em pedaços próximo ao Vaticano
- Rimessa Roscioli: vende pizza em pedaços, no Centro Histórico de Roma
Outros restaurantes em Roma que vale conhecer
Roma, além das massas, possui vários outros pratos e quitutes que vale a pena conhecer e inserir em seu roteiro pela cidade. Abaixo você confere algumas dicas de onde comer!
-
Mercato Centrale Roma, Roma Termini: o Mercato Centrale, ou Mercado Central, é um lugar relativamente novo em Roma, localizado dentro da estação Roma Termini. O lugar é como uma praça de alimentação, com diferentes restaurantes e lanchonetes que servem os mais variados pratos da cozinha italiana! Vale a pena conhecer!
-
Pane e Salame, Centro Histórico: opção para comer um excelente panino (sanduíche) italiano! Há vários recheios diferentes, todos eles com ingredientes frescos, tipicamente italianos.
-
All'antico Vinaio, Centro Histórico: outra opção para experimentar excelentes panini (sanduíches) com ingredientes italianos. O local está presente em outras cidades italianas também e até fora do país!
-
Supplizio, Centro Histórico: boa opção para provar um suplì, bolinho frito feito com arroz.
-
Pompi Tiramisù, Centro Histórico: nossa sugestão para um excelente tiramisù. Eles têm, inclusive, opções sem lactose!
-
Sant'Eustachio Caffè: uma cafeteria pequena e supertradicional no coração de Roma!
- Suplì Roma, Trastevere: opção para conhecer um delicioso e fresco suplì no Trastevere!
Gelato em Roma — nossas sugestões
O gelato italiano, nosso sorvete, é outro item que você não pode sair da Itália sem experimentar. O bom é que existem muitas opções, por isso você sempre encontrará uma gelateria por perto. Na Itália, o sorvete pode ser servido com a panna, um creme, e provavelmente o atendente do estabelecimento irá perguntar se você quer seu sorvete com panna ou sem ela.
-
Otaleg, Trastevere: sorveteria premiada e bem artesanal, pequenina e deliciosa! Por um bom tempo foi a minha gelateria preferida em Roma!
-
Frigidarium, Centro Histórico: a gelateria que ganhou meu coração com o gelato de pistache e chocolate! Recomendo muito, só vá!
-
Gelateria La Romana: outra excelente opção de gelateria, com sabores feitos artesanalmente e que ainda serve outros doces italianos. Ela está em diferentes endereços na cidade.
-
Giolitti, Centro Histórico: provavelmente uma das gelaterias mais famosas e tradicionais de Roma.
-
Il Gelato di San Crispino, Centro Histórico: vizinho da Fontana di Trevi, é uma boa opção para um gelato no Centro.
-
Venchi: é uma sorveteria de uma grande rede italiana, com sabores deliciosos e que está presente em diferentes endereços de Roma e da Itália.
- Grom: outra gelateria italiana presente em várias cidades pelo país! Não tem erro!
Outras dicas sobre restaurantes em Roma
- Come-se bem em toda a cidade, mas, via de regra, sugiro evitar restaurantes muito próximos de atrações turísticas e grandes praças romanas sob o risco de acabar pagando caro em uma refeição que poderia ser tão boa quanto em um restaurante mais econômico.
- Os restaurantes mais populares e famosos da cidade são concorridos, por isso faça reserva antes de visitá-los, sobretudo se sua viagem for no verão, quando os restaurantes ficam ainda mais concorridos.
- As gorjetas não são tão comuns na Itália e não se espera que você deixe gorjeta ao garçom, mas com certeza eles ficarão felizes caso você opte por isso.
Ainda dá tempo! Seguro viagem com 75% OFF - o maior desconto da história!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A promoção da Allianz Travel está com incríveis 75% de desconto no seguro viagem e parcelamento em até 6 vezes sem juros.
É simplesmente o maior desconto de todos os tempos! Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS. Essa oferta é exclusiva e vale para todos os destinos e planos internacionais contratados entre 25 de novembro e 5 de dezembro, em viagens programadas até novembro do ano que vem.