Panteão de Roma
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Conhecido por ser a obra arquitetônica mais bem preservada da Roma Antiga, o Panteão de Roma ou Pantheon de Roma, fica no coração da cidade, mais exatamente na praça da Rotonda, e é um dos maiores símbolos do grande Império Romano.
- Reserve seu passeio guiado pelo Panteão de Roma!
O que é o Panteão de Roma
Com dois mil anos de resistência, o "templo de todos os deuses" é um monumento clássico que, de tão imponente, quase consegue nos fazer enxergar os 12 deuses olimpianos protegendo a cidade de Roma.
Desde seu interior ao seu exterior, tudo no Panteão de Roma é impressionante! Construído em 27 a.C sob comando de Marcus Vipsanius Agrippa, foi reconstruído e alterado entre 112 e 125 d.C durante o império de Adriano. Diferente da maioria dos templos romanos, o Pantheon tem a forma de uma cúpula — uma das maiores cúpulas construídas em concreto do mundo —, mas mantém a característica da fachada de enormes colunas. Alguns o chamam também de Pantheon de Agripa, em homenagem a quem ordenou sua construção.
Sobre o Panteão de Roma — um pouco da construção
Com paredes grossas e sua cúpula formando uma espécie de "olho" por onde entram luz e ar, o templo chama a atenção pela meticulosidade da sua engenharia num tempo bem distante de toda a tecnologia que temos hoje: a altura da construção, 43 metros, é a mesma medida do diâmetro da cúpula. A abertura no centro, com 8,95 m de diâmetro, permite que a luz natural ilumine todo seu interior e, em caso de chuvas, a água escorre pelo seu sistema de drenagem por buraquinhos quase invisíveis no chão.
O interior do Panteão ainda preserva seu piso de mármore original e suas paredes são revestidas por granitos e mármores amarelo e roxo delicadamente esculpidos que compõem quase celestialmente com o projeto de seu exterior.
Atualmente, o local abriga o túmulo de grandes personalidades italianas, como o artista Rafael e o rei Vittorio Emanuele II — primeiro rei da Itália unificada.
Como visitar o Panteão de Roma
- A visita ao Panteão de Roma pode ser feita diariamente, das 9h às 19h — mas esses horários podem sofrer alterações dependendo da época do ano. A entrada, que era gratuita, passou a ser paga recentemente e agora custa 5 euros.
O passeio não costuma demorar muito mais do que meia hora e, caso deseje evitar a multidão, recomendamos ir no horário de abertura do local. Entretanto, saiba que do lado de fora formam-se longas filas para visitar o Pantheon praticamente a qualquer época do ano.
Uma dica interessante é sentar-se nas mesinhas de um dos vários cafés que circundam a praça da Rotonda (durante o dia ou à noite) e aproveitar a atmosfera desse lugar tão belo de ser vivenciado. Também vale a dica de conhecer o excelente restaurante Armando al Pantheon, um clássico da cidade!
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma
Panteão de Roma
Piazza della RotondaCittà metropolitana di Roma Capitale
00186
https://direzionemuseiroma.cultura.gov.it/pantheon/