Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Panteão de Roma

Conhecido por ser a obra arquitetônica mais bem preservada da Roma Antiga, o Panteão de Roma ou Pantheon de Roma, fica no coração da cidade, mais exatamente na praça da Rotonda, e é um dos maiores símbolos do grande Império Romano.

O que é o Panteão de Roma

Com dois mil anos de resistência, o "templo de todos os deuses" é um monumento clássico que, de tão imponente, quase consegue nos fazer enxergar os 12 deuses olimpianos protegendo a cidade de Roma.

Desde seu interior ao seu exterior, tudo no Panteão de Roma é impressionante! Construído em 27 a.C sob comando de Marcus Vipsanius Agrippa, foi reconstruído e alterado entre 112 e 125 d.C durante o império de Adriano. Diferente da maioria dos templos romanos, o Pantheon tem a forma de uma cúpula — uma das maiores cúpulas construídas em concreto do mundo —, mas mantém a característica da fachada de enormes colunas. Alguns o chamam também de Pantheon de Agripa, em homenagem a quem ordenou sua construção.

Pantheon de Roma

Sobre o Panteão de Roma — um pouco da construção

Com paredes grossas e sua cúpula formando uma espécie de "olho" por onde entram luz e ar, o templo chama a atenção pela meticulosidade da sua engenharia num tempo bem distante de toda a tecnologia que temos hoje: a altura da construção, 43 metros, é a mesma medida do diâmetro da cúpula. A abertura no centro, com 8,95 m de diâmetro, permite que a luz natural ilumine todo seu interior e, em caso de chuvas, a água escorre pelo seu sistema de drenagem por buraquinhos quase invisíveis no chão.

Pantheon de Roma

O interior do Panteão ainda preserva seu piso de mármore original e suas paredes são revestidas por granitos e mármores amarelo e roxo delicadamente esculpidos que compõem quase celestialmente com o projeto de seu exterior.

Atualmente, o local abriga o túmulo de grandes personalidades italianas, como o artista Rafael e o rei Vittorio Emanuele II — primeiro rei da Itália unificada.

Pantheon de Roma

Como visitar o Panteão de Roma

  • A visita ao Panteão de Roma pode ser feita diariamente, das 9h às 19h — mas esses horários podem sofrer alterações dependendo da época do ano. A entrada, que era gratuita, passou a ser paga recentemente e agora custa 5 euros.

O passeio não costuma demorar muito mais do que meia hora e, caso deseje evitar a multidão, recomendamos ir no horário de abertura do local. Entretanto, saiba que do lado de fora formam-se longas filas para visitar o Pantheon praticamente a qualquer época do ano.

Pantheon de Roma
Uma dica interessante é sentar-se nas mesinhas de um dos vários cafés que circundam a praça da Rotonda (durante o dia ou à noite) e aproveitar a atmosfera desse lugar tão belo de ser vivenciado. Também vale a dica de conhecer o excelente restaurante Armando al Pantheon, um clássico da cidade!

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma

Panteão de Roma

Piazza della Rotonda
Città metropolitana di Roma Capitale
00186
https://direzionemuseiroma.cultura.gov.it/pantheon/