Vinícolas no Chile - um roteiro com 9 opções para amantes de vinhos!
Tive a oportunidade de visitar algumas das principais vinícolas do Chile recentemente e o roteiro não poderia ter sido mais acertado! A Wines of Chile, uma associação de vinícolas chilenas, nos convidou para percorrer algumas das principais vinícolas do país, cada uma delas com uma proposta distinta e, ao mesmo tempo complementar, já que cada lugar trabalha de uma forma e enxerga a produção do vinho de uma determinada maneira.
Nesse roteiro visitamos vinícolas localizadas em diferentes regiões, como a área metropolitana de Santiago, o Vale do Colchagua e o Vale do Maipo. Seja para conhecer somente uma ou várias dessas vinícolas, você pode criar um roteiro muito variado porque a quantidade de vinícolas no Chile é enorme!
Algumas dessas vinícolas citadas, como a VIK e a Viña Viu Manent possuem acomodações excelentes, que podem oferecer uma experiência ainda mais imersiva para aqueles que querem se aprofundar no mundo dos vinhos. Foi o que fizemos durante esses dias, dedicados exclusivamente às vinícolas — ficamos hospedados nas duas acomodações (excelentes, por sinal), para desfrutar por mais tempo as experiências que as vinícolas oferecem. Confira abaixo algumas das melhores vinícolas do Chile!
9 vinícolas para conhecer em sua próxima viagem ao Chile:
1. Concha y Toro (31 km de Santiago)
A Concha y Toro é a maior vinícola do Chile, uma das mais tradicionais e uma grande conhecida dos brasileiros. Havia visitado a vinícola anteriormente, mas nessa oportunidade pude fazer um tour mais exclusivo, com direito a experimentar o Don Melchor, que é um dos vinhos mais premiados da vinícola e também conhecer o novíssimo Centro del Vino, um centro que permite conhecer melhor sobre o processo de produção dos vinhos, identificar aromas e outras experiências sensoriais interativas.
A vinícola tem muita história e, embora seja um passeio que muitos brasileiros já fizeram, acho que seu diferencial é oferecer distintos tipos de experiências para quem a visita. Você pode fazer um tour mais básico ou mais avançado, fazer uma refeição em seu restaurante, realizar uma degustação harmonizada, caminhar por seus jardins ou até fazer um tour noturno. As opções são variadas e os vinhos oferecidos pela casa também. Acho que o legal da Concha y Toro é realmente oferecer uma gama diversa de experiências, que permite ir à vinícolas várias vezes e sempre conhecer algo novo.
Leia também: o que fazer em Santiago e nossas dicas de hotéis em Santiago para ficar hospedado em sua próxima viagem!
2. Viña Haras de Pirque (40 km de Santiago, Vale do Maipo)
Localizada em uma região muito privilegiada do Chile para a produção de vinhos, a Viña Haras de Pirque está localizada no Vale do Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes. Suas primeiras plantações são de 1991 e o nome da vinícola faz referência ao haras que antes funcionava no local. Também por isso, a vinícola tem uma construção inovadora, em forma de ferradura, uma outra alusão aos haras. A vinícola é conhecida por seus vinhos elegantes e tem como gerente por uma das primeiras mulheres enólogas responsável por uma vinícola no Chile.
Nos anos 2000, a Haras de Pirque foi comprada pela Antinori, uma vinícola italiana muito premiada e entre seus melhores vinhos produzidos no Chile estão o Albis e o Hara de Pirque Gran Reserva Cabernet Sauvignon. A vinícola fica em uma região muito bonita e oferece uma vista linda da região e das montanhas ao redor!
Hoje o local está aberto com visitas guiadas, que podem ser realizadas também na cava da propriedade (que é muito diferente e belíssima) e tem também um restaurante aberto ao público. É um passeio que pode facilmente ser feito em um bate-volta desde Santiago! Em qualquer época do ano, vale super a pena reservar um almoço com harmonização de vinhos na Haras de Pirque!
- Leia aqui nossas dicas completas de vinícolas perto de Santiago!
Viña Haras de Pirque
3. Viña Santa Ema (51 km de Santiago, Isla de Maipo)
A Viña Santa Ema é uma vinícola de tradição no Chile e foi fundada na década de 1950 pela família Pavone, que segue administrando a propriedade e produção do vinho. Ela está localizada em uma das melhores regiões para vinhos do Chile e possui rótulos com com diferentes faixas de preços. É uma vinícola bastante presente no mercado brasileiro, que oferece um tour clássico, um tour premium, além de diferentes tipos de degustação e um restaurante muito aconchegante.
Como está localizada na Região Metropolitana de Santiago, a Santa Ema é uma ótima vinícola para fazer um bate-volta a partir da capital chilena. Para quem está de carro alugado, fica ainda mais fácil. O restaurante da propriedade é muito gostoso e pode ser realizado com a harmonização de vinhos da própria vinícola!
Viña Santa Ema
4. Viña Tarapacá (55 km de Santiago, Vale do Maipo)
A Tarapacá é uma das vinícolas mais antigas e emblemáticas do Chile, com mais de 150 anos de história e está localizada no coração do Vale do Maipo. Eles possuem uma propriedade com cerca de 2600 hectares, 611 com parreirais plantados. A vinícola está bastante interessada em produzir seus vinhos baseados nos preceitos de sustentabilidade, em conservar a fauna e flora presentes em boa parte da propriedade. Seus vinhos são conhecidos por terem um bom custo-benefício e hoje a vinícola oferece diferentes tours e degustações, com experiência de diferentes faixas de preço.
Um dos pontos fortes da vinícola é uma casa histórica de 1927 que funciona como hospedagem para pequenos grupos. A experiência por lá é incrível! A propriedade é linda, tem um cenário maravilhoso, jardins bem cuidados e uma paisagem com os Andes ao fundo que é arrebatadora!
Viña Tarapacá
5. Viña Lopez Pangue (90 km de Santiago - El Pangue/Vale do Maipo)
A vinícola Lopez Pangue faz parte de um projeto muito novo de uma família chilena, que em 2005 começou a plantar laranjas na região. Ainda hoje as laranjeiras estão por lá (e rendem deliciosas laranjas), mas desde 2010 iniciou-se o projeto da vinícola, que se deu originalmente com a ideia de produzir boas uvas, para posteriormente produzir bons vinhos.
A vinícola fica localizada em El Pangue, que faz parte do Vale do Maipo, a somente 40 km do mar e abriu para o turismo em 2023. Ela está localizada em uma região muito pacata, onde não se vê nenhuma construção a não ser a da própria vinícola. Sua proposta é de ser uma vinícola pequena, mas produzir vinhos de excelência, com espécies de uvas de muita qualidade, que ofereçam vinhos que fujam do comum. A ideia é oferecer um espaço para escapar da cidade e se conectar à natureza, e de quebra desfrutar de um visual maravilhoso! A Lopez Pangue tem diferentes tipos de passeios e degustações, além de um pequeno restaurante onde você pode fazer um almoço harmonizado com seus vinhos. Para quem gosta de conhecer vinícolas novas e com propostas inovadoras, pode ser uma excelente pedida!
6. Maturana Wines (138 km de Santiago)
A Maturana Wines é uma vinícola chilena novíssima e boutique, bem premiada, fundada em 2010 pelos irmãos José Ignacio e Sebastián Maturana. Eles não produzem as suas uvas, mas selecionam a dedo quais serão os produtores de uvas que utilizarão para produzir os vinhos que desejam, sempre de terroir chileno. A ideia da vinícola é ter vinhos de alta qualidade e inovadores, como o Naranjo, um de seus rótulos mais conhecidos.
Maturana Wines
A Maturana oferece passeios guiados e degustações de vinhos, realizadas pelo próprio casal dono da vinícola, tornando a experiência mais intimista. O espaço onde está localizada a vinícola é lindo, por isso o lugar também realiza muitos eventos, especialmente durante os meses de verão, quando também existem festas que vão até tarde!
Maturana Wines
7. Viña VIK (163 km de Santiago - Vale do Colchagua)
A vinícola VIK é um dos nomes mais em alta da enologia chilena atualmente. É uma vinícola que rapidamente ganhou o gosto dos amantes do vinho por sua abordagem inovadora e tem vinhos premiados entre os melhores do mundo. O trabalho da vinícola se iniciou em 2004, momento em que Alexander Vik e sua esposa compraram uma enorme propriedade visando produzir vinhos de excelência. Desde então, a vinícola começou a plantar suas parreiras, que são muito jovens comparadas a outras vinícolas chilenas, construiu uma estrutura com uma arquitetura muito moderna e também um hotel.
VIK Chile
O processo de produção dos vinhos da VIK é bastante meticuloso e realizado com algumas peculiaridades, como a colheita noturna das uvas e o uso de técnicas que visam reforçar o terroir da região. Além disso, a vinícola implementou processos que eles intitulam barroir, que inclui o uso de barris feitos na própria vinícola e tostados com carvalho local e o amphoir, nome dado ao conceito de utilizar ânforas criadas com a argila local. A visita à vinícola é muito interessante porque permite conhecer de perto os detalhes da produção de seus vinhos e técnicas utilizadas por poucas vinícolas.
VIK Chile, o hotel VIK
A experiência no VIK Chile, o hotel da propriedade, é também incrível. O hotel tem uma arquitetura inovadora e uma paisagem deslumbrante para o Vale do Colchagua. São 28 quartos na acomodação, cada um deles com uma decoração diferente. O espaço é ideal para quem procura conforto, luxo e uma experiência imersiva em uma das vinícolas mais incríveis da América do Sul! O hotel possui dois restaurantes, spa, piscina, academia e está cercado por uma paisagem maravilhosa.
8. Vinã Mont Gras (188 km de Santiago - Vale do Colchagua)
Localizada no Vale do Colchagua, a vinícola Mont Gras produz vinhos de bom custo-benefício e foi fundada por uma família com tradição na produção de vitivinícola. A Mont Gras oferece diferentes atividades, como piquenique, degustações variadas, tour da vindima, além de ter um restaurante próprio.
Uma das atividades que a vinícola oferece e que fizemos foi a de criar o seu próprio vinho, uma atividade que aproxima os visitantes do processo de criação pelo qual passa um enólogo. Durante essa atividade, pudemos escolher a concentração de três tipos de vinho para criar a nossa própria combinação de vinho, engarrafá-lo e etiquetá-lo. A ideia de trazer uma atividade lúdica e interativa é uma maneira muito legal de conhecer mais sobre o processo de criação vivido nas vinícolas.
9. Vinã Viu Manent (176 km de Santiago, Santa Cruz / Vale do Colchagua)
A vinícola Viu Manent é outra vinícola do Chile criada por uma família com bastante tradição vitivinícola — a família trabalha nessa área desde 1935. Em 1966 a segunda geração da família a trabalhar com vinhos comprou a propriedade que hoje é a sede da Viu Manent e desde os anos de 1990 estão focados em produzir vinhos de alta gama. Eles foram a primeira empresa a lançar um vinho malbec no mercado chileno e esse é um de seus vinhos mais conhecidos até hoje.
Vinícola Viu Manent
A propriedade ocupa um espaço lindo, com diferentes tipos de experiências para os visitantes e já foi eleita algumas vezes como uma das melhores vinícolas do mundo! Visitando a Viu Manent você pode fazer diferentes tipos de degustações, passear de bicicleta, comer em seu restaurante Layuela, conhecer a cafeteria, andar à cavalo ou se hospedar na própria vinícola.
Durante nosso período na vinícola, pudemos fazer um passeio muito completo pela propriedade, conhecer seus vinhedos, fazer degustação de seus vinhos e também uma atividade que incluía uma degustação às cegas (ou seja, sem saber qual era o vinho servido).
Vibo Wine Lodge
A vinícola Viu Manent tem uma hospedagem própria, chamada Vibo Wine Lodge, que tem 8 acomodações, completamente integradas à vinícola São lofts completos, íntimos e confortáveis, com cama macia, aquecimento ótimo, banheira e uma vista maravilhosa para as parreiras da propriedade, com direito a um nascer do sol lindíssimo. A propriedade ainda tem piscina, café da manhã em uma charmosa cafeteria e restaurante para jantar. Nossa experiência por lá foi muito legal e os lofts oferecem silêncio e intimidade para seus hóspedes. Uma experiência excelente, que recomendo demais para quem deseja se hospedar nessa região!
Dica Extra: La Bottega Gandolini
A Bottega Gandolini é uma enoteca e restaurante localizada em Vitacura, em Santiago. Ela pertence à família Gandolini, da qual faz parte o enólogo premiado Stefano Gandolini. A família possui uma vinícola, conhecida pela produção do seu premiado cabernet sauvignon e Stefano lidera também outro projeto, o da Viña Ventolera. Para quem quer provar bons vinhos sem precisar sair de Santiago e comer uma boa pizza ou massa italiana fresca acompanhada de um vinho de qualidade, a Bottega Gandolini cai muito bem!
Hotéis em vinícolas do Chile!
Confira abaixo uma lista com hotéis que ficam dentro de vinícolas do Chile e te permitirão passar uma noite pertinho de lindas parreiras!
Espero que você aproveite todas as nossas dicas para conhecer algumas das ótimas vinícolas do Chile em sua próxima viagem!