O que fazer em Santiago
Escolher o que fazer em Santiago é uma ótima maneira de começar a programar sua viagem. Santiago tem muitos lugares a serem conhecidos e vistos, vários parques gostosos para caminhar sem pressa, museus para conhecer sobre a cultura local, atrativos históricos ou com paisagens belas. Caminhar por suas ruas arborizadas e visitar seus parques é poder desvendar os cantinhos de uma das cidades mais bonitas e organizadas da América do Sul.
Seja sua primeira vez na cidade ou a décima, Santiago encanta pela hospitalidade, pela variedade de restaurantes e pelos seus vinhos maravilhosos!
1. Conheça o Centro de Santiago e suas atrações
Comece suas aventuras pelo centro de Santiago, onde fica o lado histórico da capital porque foi exatamente nessa região onde a cidade nasceu e se desenvolveu inicialmente. Você pode reservar um dia inteiro para caminhar por essa região, começando pela Plaza de Armas, a principal praça de Santiago. Nessa praça fica a Catedral Metropolitana de Santiago, uma importante igreja da cidade, muito bonita e suntuosa por dentro. Na mesma praça ficam edifícios como o edifício dos Correios do Chile e o Museu Histórico Nacional, que é gratuito e tem um acervo voltado para a história do Chile ao longo dos séculos. Ali na praça fica ainda um letreiro de Santiago, onde você pode tirar fotos marcando sua visita à cidade.
Pertinho da Plaza de Armas fica também o Museu de Arte Pré-Colombiana, ideal para conhecer a história dos povos originários chilenos, que tinham um vasto conhecimento sobre astronomia, matemática e agricultura e o Palácio de La Moneda, uma das atrações mais importantes do Chile porque é nela onde fica a sede do governo do país. Na frente do Palácio onde ocorre em dias alternados a troca de guarda dos militares, que tem direito a banda, cavalos e militares marchando — uma atividade bem legal para pessoas de todas as idades.
Minha sugestão para conhecer Santiago é começar a viagem por essa região do centro, que tem os principais edifícios históricos da cidade. Em minha última viagem fiz um tour guiado gratuito pelo centro e achei bem legal para conhecer mais profundamente a história e curiosidades da cidade.
2. Escolha um bom hotel para se hospedar em Santiago
Santiago tem uma rede hoteleira farta e com hospedagens para todos os bolsos! A cidade tem hotéis luxuosos e albergues — basta escolhas a opção que melhor se enquadra em seu perfil!A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Santiago. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.
3. Aproveite um dia no Parque Metropolitano de Santiago
O parque mais legal da cidade e que não deve faltar em seu roteiro de viagem é o Parque Metropolitano de Santiago (chamado também de Cerro San Cristóbal). Esse parque ocupa uma grande área da capita; e é um local onde os moradores costumam frequentar para realizar atividades físicas ao ar livre, pedalar e curtir um bom dia de céu aberto. O Parque Metropolitano tem vários atrativos diferentes, vários jardins e é uma das principais atrações da cidade. Como ele fica em um morro seu cume está bem mais alto do que a cidade, e é possível acessar a parte mais alta do parque a pé mesmo, com o teleférico ou com o funicular. Minha sugestão é subir através o parque do teleférico e descer pelo funicular — lá de cima você pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade, especialmente na hora do pôr do sol!
4. Admire a vista do Sky Costanera
Em um dia bonito de sol, reserve um momento para conhecer o Sky Costanera, um dos mais pontos turísticos da cidade que rapidamente ganhou o gosto de turistas e moradores locais. O edifício mais alto da América Latina tem 300 metros de altura e um visual simplesmente sensacional! Nos dias em que a visibilidade permite, é possível admirar Santiago praticamente inteira e a Cordilheira dos Andes — é uma atração imperdível da cidade e ainda tem um tour guiado que permite conhecer melhor as atrações de Santiago!
5. Explore o lado cultural de Santiago e visite seus museus
Para quem gosta de história, visitar alguns dos museus de Santiago será uma excelente pedida! A cidade tem museus com acervos bem distintos um dos outros, mas os que mais gosto são o Museu de Arte Pré-Colombiana (que foi reformado nos últimos anos) e o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, que tem um acervo sobre a ditatura. Embora trate de um tema forte e que emociona grande parte dos visitantes, o acervo do museu é muito interessante. Outra sugestão é visitar La Chascona, uma das residências do escritor chileno Pablo Neruda.
Confira abaixo alguns dos principais museus de Santiago:
- Museu de Arte Pré-Colombiana - muito legal para conhecer a história dos povos originários do território chileno
- Museu Histórico Nacional - museu gratuito com um acervo amplo sobre a história do Chile
- Museu da Memória e dos Direitos Humanos - museu sobre a ditadura chilena
- Museu de Bellas Artes - instalado em um edifício belíssimo dentro do Parque Florestal
- La Chascona - a casa-museu de Pablo Neruda no bairro de Bellavista
- Centro Cultural La Moneda - com um acervo voltado para a história e cultura do Chile
6. Aproveite outros parques de Santiago
Santiago é uma cidade bastante integrada à natureza e com vários parques. O já mencionado Parque Metropolitano é uma visita imperdível, mas Santiago tem outros parques que valem entrar no seu roteiro, entre eles o Cerro Santa Lucía, um refúgio em meio ao dia-a-dia movimentado da capital. Ele fica na área central da cidade, tem uma vista super bonita e uma fonte enorme que vale um registro fotográfico.
Ao longo do Rio Mapocho, um rio que corta Santiago, fica o Parque Florestal, que se estende ao longo do rio e recebe diferentes nomes dependendo da área de sua localização. Dentro desse parque fica o Museu de Bellas Artes de Santiago, um passeio cultural bem legal de se fazer. Para quem está com crianças, recomendo visitar também o Parque Araucano, em Las Condes, que além de ser legal por si só, abriga o Kidzania Santiago, uma atração completamente voltada para o público infantil. Por último, mas não menos importante, vale incluir no roteiro o Parque Bicentenário, onde fica localizado o belo restaurante Mestizo.
7. Explore bairros charmosos de Santiago
Santiago é uma cidade bem ampla, com vários bairros diferentes, com características distintas entre eles. Bairros como o Centro, que tem edifícios históricos, ou Providência que tem vários restaurantes legais, provavelmente já vão entrar no seu roteiro, mas vale também mencionar bairros com uma cara mais cultural e boêmia da cidade, a começar por Bellavista, que é uma boa opção para tomar uma cerveja e curtir a vida noturna porque reúne vários bares — uma das atrações de Bellavista é o Pátio Bellavista, um espaço com vários restaurantes, lojinhas, sorveteria e cafés que vale visitar seja hora do almoço ou do jantar.
Partindo para o menos óbvio, sugiro também conhecer Lastarria, um local bem charmoso, legal para caminhar e que tem bons restaurantes. Menos óbvio ainda é o Bairro Itália, que tem antiquários, cafeterias, galerias de arte e que rende um ótimo passeio, especialmente nos arredores da Av. Itália, que é bem arborizada e oferece um passeio muito legal. Já o pequeno Bairro Paris-Londres, é ótimo para quem quer apreciar uma arquitetura maravilhosa!
Vitacura, um dos bairros mais nobres da capital, é outro bom passeio na cidade e é onde fica o Parque Bicenternário e shopping CasaCostanera.
8. Faça passeios pelos arredores de Santiago
Além dos passeios dentro de Santiago, reserve um tempo para conhecer seus arredores porque existem várias coisas legais pertinho da capital.
As cidades de Viña del Mar e Valparaíso podem tranquilamente ser conhecidas em um bate-volta a partir de Santiago. São cidades litorâneas, na beira do Pacífico, com cenários e atrativos muito legais. Em Valparaíso você pode conhecer uma das casas de Pablo Neruda, chamada La Sebastiana, além de subir seus funiculares, apreciar a vista da cidade e seus murais pintados. Já em Viña del Mar, o destaque fica por conta da praia (que é gelada, mas vale conhecer), o seu calçadão, o Relógio de Flores (um clássico para fotos), o Cassino de Vinã del Mar, além de uma estátua de moai oriunda da Ilha de Páscoa.
O Cajón del Maipo, que fica nas Cordilheiras e dá um gostinho do que as paisagens chilenas é um outro passeio que oferece paisagens lindas! Nessa atividade você vai poder ver uma lagoa de águas cristalinas em meio às montanhas da Cordilheira dos Andes — uma paisagem inesquecível!
9. Conheça vinícolas pertinho de Santiago
O Chile é um grande produtor de vinhos, ideal para quem quer se aprofundar nesse mundo tão saboroso. Existem dezenas de vinícolas espalhadas pelo país e inclusive próximas de Santiago.
Em qualquer época do ano, vale a pena também conhecer as vinícolas que ficam nos arredores da capital. Undurraga e Concha y Toro são vinícolas que ficam perto de Santiago e bastante conhecidas. Se quiser uma opção menos popular, sugerimos a Viña Casas Del Bosque, que tem um ótimo restaurante.
- Leia aqui todas as nossas dicas sobre as vinícolas perto de Santiago.
10. Esqui em Santiago - aproveite a temporada de neve!
Se for época de neve no Chile você pode aproveitar sua viagem para passar o dia nas estações de esqui, como o Valle Nevado, Farellones La Parva, El Colorado e Portillo, que fica mais distante um pouquinho, mas com certeza vale conhecer porque tem um visual maravilhoso. Você pode fazer um bate-volta para essas estações ou se hospedar próximo delas para ter uma experiência mais imersiva na neve! O período para ver neve pertinho de Santiago costuma ir do fim de junho a meados de setembro, mas existem várias outras áreas ao Sul do país onde a temporada de neve pode ser mais extensa e é possível ver neve em outros meses.
- Leia aqui todas as dicas para esquiar e ver neve no Chile.
11. Faça compras em Santiago
Viajar é sempre uma boa desculpa para fazer algumas comprinhas e Santiago pode ser excelente nesse quesito porque a cidade tem vários centros comerciais e outlets no entorno da capital. Entre os dois principais shoppings que vale você incluir em seu roteiro em Santiago estão o Parque Arauco, que é enorme, tem águas fechadas e ao ar livre, e o Costanera Center, que tem vários andares repletos de lojas conhecidas internacionalmente. Também vale a pena incluir no roteiro uma passada no CasaCostanera, que é o novo shopping de luxo de Santiago e o Mercado Urbano de Tobalaba, um novo centro comercial com uma atmosfera bem descontraída, várias operações para comer e lojinhas de pequenos comerciantes.
12. Desfrute de bons restaurantes em Santiago
Santiago é um lugar excelente para comer bem e desfrutar de uma boa gastronomia. A cidade, como grande capital que é, possui restaurantes com cardápios bem variados e inclusive opções premiadas mundo afora. Vale aproveitar sua viagem a Santiago para explorar ingredientes do território chileno e do Pacífico que não são tão comuns no nosso país. Leia aqui nossas dicas de onde comer em Santiago. Leia aqui nossas dicas de restaurantes em Santiago!
13. Aproveite um rooftop em Santiago
A tendência dos rooftops está também em Santiago e você pode aproveitar um fim de tarde para tomar um bons drink enquanto aprecia a vista para a Cordilheira dos Andes. Estive no Luna Bar, localizado no Hotel AC, que é um dos rooftops mais legais de Santiago atualmente e gostei bastante. O lugar é uma boa pedida realmente para ir no fim de tarde, tomar um drink e aproveitar sua atmosfera descontraída. Recomendo fazer reserva porque a procura pelo local é grande!
14. Aproveite a noite de Santiago!
O já comentado bairro boêmio de Bellavista é uma das melhores opções de Santiago durante a noite. Não faltam restaurantes e bares para aquecer a noite da capital chilena e o burburinho é por lá mesmo. Para quem gosta de algo mais agitado e quer curtir um reggaeton, que é o ritmo que embala das noites no Chile, vale conhecer o Club Amanda ou também o Candelaria Bar.