Transportes em Santiago
Santiago oferece diferentes formas de transporte para seus visitantes se locomoverem. Combinar viagens de metrô - eficiente e limpo - com algumas caminhadas é a melhor opção para explorar a cidade. Você pode dispensar os carros enquanto estiver dentro de Santiago e alugar veículo apenas se quiser explorar regiões mais distantes, nos arredores da região metropolitana.
Caminhando por Santiago
Caminhar por Santiago é geralmente seguro e muito gostoso. Dessa forma você pode conhecer melhor cada canto da cidade e explorar lugares que apenas as caminhadas permitiriam conhecer.
Nem todas as estações de metrô ficarão tão próximas de seu destino, por isso uma junção do metrô com as caminhadas é sempre muito utilizada nos passeios.
Metrô em Santiago
O metrô de Santiago é moderno e geralmente limpo, tem várias linhas e atende a uma boa parte da capital. O valor da passagem varia de acordo com os horários. Ele tem várias estações e combinado a caminhadas dá para ir longe! Todas as estações têm mapas, e os funcionários do metrô são prestativos, em caso de dúvida, é só perguntar. As estações são indicadas por um símbolo de triângulos vermelhos e assim fica mais fácil encontrá-las. Visite o site do Metro de Santiago para fazer simulações de viagens e conferir os valores dos trajetos.
Para usar o transporte público da cidade com mais facilidade, pode valer a pena comprar um Tarjeta BIP, um cartão pré-pago que pode ser utilizado no metrô e nos ônibus e fazer a integração entre os dois transportes. Ele não dá desconto nas passagens, mas permite pegar o metrô sem enfrentar filas para compras as passagens toda vez que for utilizá-lo. Confira aqui o valor e regras de funcionamento da Tarjeta BIP.
Ônibus – A frota de ônibus de Santiago é grande, mas acaba sendo um meio de transporte bem mais confuso para turistas, além de mais mais lento porque fica à mercê do trânsito. Caso queira utilizá-los, é essencial comprar um Tarjeta BIP, pois muitas vezes é a única forma de pagamento aceita nesse tipo de transporte. Se quiser evitar um pouco de confusão, dê preferência ao metrô.
Táxi em Santiago
Em Santiago há dois tipos de táxis: os mais comuns são os pretos de teto amarelo e os especiais, com trajeto de valor fixo. Dê preferência aos táxis de teto amarelo; os santiaguinos dizem que são os mais confiáveis.
Segurança em Santiago
Como em qualquer grande cidade, os taxistas podem abusar dos passageiros transitando por caminhos mais longos do que o necessário, com taxímetro adulterado ou dando troco com notas falsas. Uma sugestão para que isso não aconteça, é evitar pegar táxis nas ruas e utilizar os táxis através de aplicativos de transporte, como o Easy Táxi - dessa forma você pode acompanhar o trajeto que o taxista está fazendo, ver se corresponde com o lugar que você está indo e fazer o pagamento em cartão de crédito, se assim preferir.
Em Santiago também é possível utilizar o Uber, aplicativo de transporte existente em diversas cidades brasileiras e estrangeiras e uma alteranativa aos táxis.
Alugar carro em Santiago
Alugar um carro para circular dentro Santiago não costuma ser muito vantajoso, já que a cidade tem um bom metrô e grande quantidade de táxis e motoristas do Uber. A sugestão é alugar um carro apenas se você deseja fazer passeios por conta própria nos arredores da cidade, como conhecer vinícolas ou ir para cidades vizinhas.