Como Chegar a Santiago
Confira aqui como chegar a Santiago a saiba a melhor forma de fazer sua viagem com conforto! O Aeroporto de Santiago, na região central do país, é o maior aeroporto do Chile e ponto de partida não apenas para explorar a própria cidade de Santiago como outros destinos chilenos, como o Atacama e Puerto Varas. A boa notícia é que há uma boa quantidade de voos para Santiago e as promoções para o país são frequentes.
Voos para Santiago
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, localizado a cerca de 16 km do centro de Santiago, recebe voos de todos os continentes e é a melhor opção para turistas brasileiros chegarem ao Chile. Sua localização é propícia para receber voos tanto da Oceania como da América do Sul e por isso é um hub aéreo na América Latina. O aeroporto tem dois terminais, um nacional e um internacional, e vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, melhorando sua infraestrutura, conforto, comércio, opções de restaurantes e lounges.
Voos para Santiago saindo do Brasil
Existem voos diretos para Santiago partindo de diferentes cidades brasileiras. As cidades que mais oferecem frequências de voos do Brasil para Santiago são as cidades de São Paulo (com Latam, Sky Airline, JetSmart) e Rio de Janeiro (também com a Latam, Sky Airline e JetSmart), mas também há voos diretos para Santiago saindo de Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife, facilitando a vida de quem precisa sair dessas cidades ou pegar uma conexão. A partir das demais cidades brasileiras, você pode chegar a Santiago fazendo voos com conexões ou alianças entre as companhias.
Uma boa vantagem de visitar o Chile é que os voos para o país são curtos, com duração entre 3 e 4 horas dependendo do aeroporto de origem. O país pode ser uma ótima alternativa para uma viagem mais longa ou também para uma escapada em um feriado!
São frequentes as promoções de passagens aéreas para Santiago, por isso recomendo que você fique atento ao app do Melhores Destinos, onde poderá receber em primeira mão notificações sempre que descobrirmos uma oferta de voo para Santiago!
Uma dica super válida é que nas viagens para o Chile, vale a pena você escolher um assento na janela do avião para poder observar a Cordilheira dos Andes. A paisagem sobrevoando a Cordilheira é maravilhosa e você não deve perder!
Visto para o Chile?
Para ir ao Chile a turismo não é necessário passaporte nem visto, basta um RG original. A CNH serve apenas para alugar carros, não para entrar no país. Caso utilize o RG, é recomendável ter um documento recente, em que seja fácil identificar a foto do portador. Para mais informações, confira o site da Embaixada do Chile no Brasil.
Como ir do Aeroporto de Santiago ao seu hotel ou centro da cidade
Para sair do aeroporto de Santiago e chegar ao seu hotel em Santiago é possível utilizar ônibus, transfer privado e compartilhado, táxi e Uber, que também opera na capital. Cada uma dessas opções têm seus pontos positivos e negativos, além de uma grande variedade de preços. Abaixo você confere mais informações sobre cada um deles. Lembre-se que o centro de Santiago está a 16 km do Aeroporto e que é importante planejar essa etapa da sua viagem.
- Táxis - os táxis são uma forma simples de chegar ou sair do Aeroporto de Santiago, mas não exatamente a forma mais econômica. Eles são uma boa opção para quem está em um pequeno grupo ou para quem busca conforto e praticidade. Entretanto, é importante saber que, para sua segurança, você deve contratar um táxi com empresas credenciadas, que ficam localizadas na sala de desembarque do aeroporto, próximo das esteiras de bagagens. Não contrate táxis de pessoas oferecendo serviços do lado de fora do aeroporto ou terminal.
- Uber e Cabify - A Uber está presente em Santiago, assim como em a Cabify e podem ser uma alternativa para você chegar e sair do Aeroporto. Entretanto, fique atento que os motoristas que buscam e levam passageiros ao aeroporto, costumam pegá-los/deixá-los no estacionamento e não na frente do portão de embarque. Vale sempre a dica de conversar com o motorista do app quando fizer o pedido da sua corrida.
- Transfer privado: O transfer privado pode ser uma ótima alternativa para quem busca conforto e não quer ter nenhuma dor de cabeça. Contratando um transfer privado para o seu grupo, uma pessoa te esperará do lado de fora do terminal, com seu nome e logo o levará ao carro para ir até o hotel. Essa pode ser uma boa ideia principalmente para quem chega de madrugada, quer conforto ou está com crianças. Outra opção bem indicada é usar o transfer privado se você irá para uma estação de esqui! Reserve aqui seu transfer privado em Santiago.
- Transfer compartilhado - o transfer compartilhado é uma alternativa econômica para chegar e sair do aeroporto de Santiago, que pode ser válida principalmente para quem viaja sozinho, já que esse tipo de transporte é pago por pessoa. Em minha última viagem a Santiago contratei o transfer compartilhado da Transvip e funcionou bem. Você pode contratá-lo com antecedência ou na sala de desembarque, no próprio aeroporto. Mas vale o aviso: vi reclamações sobre a empresa no trajeto do hotel-aeroporto (ou seja, pessoas que precisavam pegar o transporte para pegar um voo) e por isso, optei em fazer com eles apenas o trajeto saindo do aeroporto e indo para o hotel, já que não tinha pressa e nem horário marcado para chegar em minha acomodação.
- Ônibus executivo: outra alternativa econômica é utilizar os ônibus das empresas CentroPuerto e TurBus, que fazem trajetos entre o aeroporto e o centro da cidade com enorme frequência. Caso seu destino não seja o centro, basta complementar o trajeto com um meio de transporte adicional, como Uber ou metrô até seu destino final.
- Carro alugado em Santiago - embora essa não seja a alternativa mais popular entre os turistas, pode ser uma boa ideia alugar um carro em Santiago para conhecer a cidade ou explorar outros destinos próximos da capital. O trânsito em Santiago não é caótico e percorrer suas vias com um GPS é tranquilo.
Viajar de carro para o Chile
Os mais aventureiros, que curtem viajar de moto e carro, muitas vezes optam por viajar por conta própria para Santiago. O Chile faz fronteira com Peru e Argentina, e muitos desses viajantes escolhem sair do Brasil por Foz do Iguaçu e, após passar pela Argentina, partem para o Chile.
Mendonza, cidade argentina, faz fronteira com o Chile e está a duas horas de Santiago. Tanto na parte argentina como na chilena do caminho você pode optar por passar por cidades incríveis, basta ter disposição para percorrer esses quilômetros de estrada.
Viagem de ônibus para o Chile
Embora bem menos prático, também é possível chegar a Santiago de ônibus saindo do Brasil, principalmente de cidades como Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.
Apesar desse serviço estar disponível, considere os prós e contras antes de comprar sua passagem de ônibus para o Chile... Há tantas promoções de passagens pela América do Sul que muitas vezes trajetos demorados como esse saem mais caro do que os trechos aéreos. Uma viagem do sudeste do Brasil a Santiago demora mais de 50 horas, contra cerca de 4h em um avião.
Viagens de ônibus dentro do Chile
Viajar de ônibus dentro do Chile pode ser uma ótima opção. As estradas chilenas costumam ter boas condições e as empresas de ônibus prestam um bom serviço. Para viajar dentro do Chile, algumas opções de empresas que você poderá utilizar são a TurBus e Pullman.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!