Quando ir a Santiago
Escolher quando ir a Santiago pode fazer toda a diferença para que você aproveite sua viagem. A capital chilena é um destino excelente para ser visitado o ano inteiro e tem estações bem marcadas, cada uma delas com suas características. No inverno, a vantagem é que as estações de esqui estarão abertas e você poderá aproveitar os Andes nevados. Já no verão, a cidade estará mais quente e uma das possibilidades é aproveitar a viagem para conhecer Valparaíso e Viña Del Mar, que ficam no litoral.
A melhor época em Santiago do Chile
Com as quatro estações bem definidas, Santiago é quente no verão e fria no inverno. As temperaturas variam entre 0°C e 13°C no inverno e entre 16°C e 35°C no verão. A melhor época para ir a Santiago dependerá do seu gosto pessoal, e é importante destacar que as temperaturas na cidade mudam bastante ao longo do ano. Se você viajar no verão, realmente irá sentir calor e se viajar no inverno, sentirá frio (especialmente nas montanhas).
O verão (dezembro a março) tende a ser mais seco, enquanto o inverno é mais chuvoso (o que não é necessariamente ruim porque dessa forma haverá neve nas montanhas). Uma boa dica para quem não quer pegar temperaturas extremas é viajar no outono ou na primavera, quando não faz nem tanto frio e nem tanto calor.
Inverno em Santiago - momento de conhecer uma estação de esqui
Para quem quer aproveitar a temporada de inverno e conhecer uma estação de esqui, não há como dizer com segurança os dias em que se inicia e termina a temporada de neve - depende das condições climáticas a cada ano. No geral, a temporada começa no final de junho e vai até o final de setembro/início de outubro.
No inverno, capriche nos agasalhos, use luvas e gorros, porque no início da manhã e ao cair da noite a cidade é fria mesmo! O período de chuvas ocorre sistematicamente no inverno (entre maio e setembro), mas durante todo o ano o clima é seco. Tomar bastante água e usar protetor solar são importante para evitar os efeitos da secura e sol na cidade.
Outra questão a observar quando você pensar em ir para Santiago, é que as temperaturas em Santiago são bem diferentes das temperaturas que você encontrará caso visite os Andes e as estações de esqui. Se você pretende visitar locais de altitude mais elevada, reforce os agasalhos na mala. O mesmo se aplica a outros destinos chilenos — o Chile é um país de extremos e climas distintos, tem o Sul com sua abundância de água e umidade, enquanto o Norte tem um clima desértico. Sempre considere as peculiaridades do clima de cada cidade ao viajar para o Chile.
Clima de Santiago
Confira abaixo um gráfico com informações sobre o clima em Santiago, com suas chuvas e temperatura mês a mês. Fonte: Weather and Climate.
Temperatura em Santiago do Chile mês a mês
Chuvas em Santiago
Festas Pátrias no Chile
No mês de setembro, mais precisamente a partir do dia 18, ocorrem várias comemorações na capital devido às festividades de independência do Chile, as chamadas Festas da Pátria. É um feriado em que muitas famílias também aproveitam para se reunir e viajar. Em Santiago as pessoas dançam a Cueca (dança típica) e há festas regadas a comidas e bebidas típicas. O dia 18 também é a data em que se inicia a temporada de rodeios no Chile. Viajando nesse período, você notará muitas bandeiras chilenas espalhadas por toda a cidade.
Feriados no Chile
- 1 de janeiro - confraternização mundial
- Março/abril (data móvel) - Sexta-feira Santa e sábado de Aleluia
- 1 de maio - Dia do Trabalhador
- 21 de maio - Dia das Flórias Navais
- Solstício de inverno - Dia Nacional dos Povos Indígenas
- 29 de junho - Desta de São Pedro e São Paulo
- 16 de julho - Virgem Armem
- 15 de agosto - Assunção de Maria
- 18 e 19 de setembro - Festas Pátrias
- 12 de outubro - Dia de Colombo
- 31 de outubro - Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestante
- 1 de novembro - Dia de Todos os Santos
- 8 de dezembro - Imaculada Conceição
- 25 de dezembro - Natal
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.