Vinícolas em Santiago - nossas dicas de lugares para visitar!
Existem diversas vinícolas em Santiago (e arredores) e a cidade fica ainda mais gostosa com uma boa taça de vinho na mão. E você sabia que algumas das vinícolas chilenas mais famosas ficam perto da capital? Dá para conhecê-las em passeios curtos, de meio período, e voltar para o hotel bem alegre hehe.
Neste post a gente apresenta as principais viñas do Valle del Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes. Elas ficam a até 45 km de distância do Centro de Santiago, e até mais perto se você estiver em Las Condes. Mas se você quiser esticar um pouco mais o rolê, dá para ir até as vinícolas de Casablanca, que ficam a cerca de 80 km da capital. Vamos detalhar tudo logo abaixo.
Entretanto, se você faz o tipo prático, segue a lista dos principais passeios reservados pelos nossos leitores:
- Visita às adegas de Santa Rita
- Excursão à vinícola Concha y Toro
- Excursão à Vinícola Undurraga
- Visita à viña Casas del Bosque
Vinícolas perto de Santiago: Valle del Maipo
O Valle del Maipo, ou Vale do Maipo em velho e bom português, é uma região ao sul de Santiago com vocação para a produção de vinhos há mais de 150 anos. É conhecida especialmente pelo cultivo da uva cabernet sauvignon.
Localizada na província de Maipo, essa região fica aos pés da Cordilheira dos Andes, a aproximadamente uma hora de Santiago. A cidade foi se expandindo, e muitas vinícolas estão agora em meio à área urbana.
Viña Cousiño Macul
Das grandes vinícolas chilenas, a Cousiño Macul é a mais próxima de Santiago. Tanto que é possível chegar de transporte público ou de Uber. Está a pouco mais de 10 km dos bairros Las Condes e Providencia e a 15 km do Centro de Santiago.
Além de participar de um tour com degustação, o visitante também pode optar pelo tour de bicicleta ou curtir o jardim junto aos parreirais, que possuem redes para descanso e panos na grama. Ah, além de visitar a loja, é claro.
Como eu já tinha bebido (bastante) esse vinho no Brasil, já imaginava que era uma vinícola grande, mas ainda assim me surpreendi na visita. Especialmente por sua bela "bodega subterranea" (o porão onde os barris são armazenados) e pela beleza da área da viña.
Embora esteja localizada em uma zona urbana, a vinícola é cercada por verde, com fileiras majestosas de plátanos e parreirais emoldurados pela Cordilheira dos Andes. Também tem vários animais, soltos ou dentro de cercadinhos.
Você pode comprar os tours na hora ou garantir vaga reservando pelo site oficial. Veja o relato completo da visita neste link.
Concha y Toro — uma das vinícolas mais procuradas pelos brasileiros em Santiago
A Concha y Toro é a mais famosa vinícola do Chile e também a maior empresa de vinhos da América Latina. Sua sede fica na comuna de Pirque, a 30 km do Centro de Santiago. Com direito a degustações, belas paisagens e visita ao berço da lenda Casillero del Diablo.
Reservamos essa excursão, que já incluía o ingresso e o transporte, mas dá para ir por conta própria também. Mas nesse último caso é indicado agendar a visita pelo site oficial. A primeira coisa que me impressionou na visita à viña Concha y Toro foi a sua popularidade: havia grandes grupos de turistas, de 20 pessoas ou até mais, saindo com frequência.
Os jardins e o casarão dos fundadores parecem coisa de filme, e a degustação ocorre em deques de madeira ao lado de um lago à sombra das árvores. A gente ainda passa pelos parreirais de cabernet sauvignon, pelo "jardim das variedades", que tem pequenas amostras de videiras das mais diferentes uvas, e, por fim, pelo porão onde se armazenam barris de vinho.
Antes de ir embora, vale passar na loja, que tem diversos rótulos de vinhos Concha y Toro e também alguns souvenirs. A gente dá uma ideia dos preços e traz todo o relato da visita neste link.
Undurraga — outra boa vinícola perto de Santiago muito visitada por brasileiros
A Undurraga é menos conhecida do que as duas anteriores, mas mais intimista. Fica a 35 quilômetros do Centro de Santiago e tem até a opção de piquenique, com vinhos, queijos e frutas secas.
O tour ao redor do espaço, que pertenceu à família Undurraga, permite conhecer todo o processo de fabricação do vinho, desde a diferenciação das uvas e suas folhas, passando pela fermentação e terminando na degustação.
É possível experimentar os vinhos mais populares da vinícola e conhecer melhor o ritual que existe ao se tomar um vinho, que, para os entendidos, vai muito além do simples ato de ingerir a bebida.
Ao final do passeio, a loja da vinícola está à disposição para quem não quer sair do lugar sem uma lembrança. Para quem não quer se preocupar com nada, tem excursões que buscam no hotel, como essa aqui. Se você for por conta própria, pode fazer a reserva no site oficial.
Outras vinícolas incríveis no Vale do Maipo
- Alyan Family Wines: Ela se intitula um vinhedo boutique, oferece um tour ao pôr do sol que termina com um jantar informal. Fica a 45 km do Centro de Santiago. Veja mais informações no site oficial.
- Haras de Pirque: Conhecida pelo seu majestoso prédio em formato de ferradura voltado para os vinhedos, que simboliza a paixão dos proprietários por cavalos puro-sangue, fica a 40 km do Centro. Veja informações sobre tours neste link.
- Viña Santa Rita: A vinícola tem tours tradicionais, piquenique, um passeio em uma espécie de bar ambulante e até uma experiência chamada winemaker experience, onde você vira enólogo por um dia e elabora o próprio vinho. Veja neste link. Ah, e tem excursão para lá também.
- Viña El Principal: É considerada uma das melhores vinícolas da região de Pirque. O passeio começa pelos jardins e vai até o subsolo, onde ficam armazenados os tonéis e ocorre a degustação. Existe até opção de tour com churrasco. Veja no site oficial.
Vinícolas perto de Santiago: Casablanca
O Vale da Casablanca fica a pelo menos 80 km a oeste de Santiago, já próximo à costa do Pacífico. É famoso pela elaboração de vinho branco e suas variedades Chardonnay e Sauvignon Blanc.
A única vinícola que já visitamos nessa região foi a belíssima Viña Casas del Bosque. Segue o relato.
Viña Casas del Bosque
A Viña Casas del Bosque está a cerca de 80 km da capital e oferece diferentes tipos de passeios e degustações. É mais fácil ir à vinícola com um carro alugado ou por meio de excursão, mas também é possível fazer o passeio usando o transporte público. Você pode pegar um ônibus até o Centro de Casablanca e, ao chegar, um táxi até a vinícola.
É possível fazer desde um tour mais simples e básico até outros mais requintados, com direito a vinhos mais caros ou um tour de bicicleta pela propriedade, por exemplo. Fizemos o tour mais simples, no qual, primeiro, há um tour guiado que explica sobre a propriedade e os processos pelos quais passam as uvas. No final, é feita uma degustação com vinhos do local.
A vinícola é grande e a funcionária que realizou o tour conosco era atenciosa e respondia a todas as dúvidas. O espaço da vinícola é bem cuidado e conta com um restaurante chamado Tanino, onde pode-se comer bons pratos e experimentar os vinhos da própria vinícola. Achamos a experiência muito positiva, principalmente se você faz o tour guiado e depois almoça no restaurante da vinícola. Veja mais informações no site oficial.
Outras vinícolas na região de Casablanca
- Veramonte: Nessa região, é a vinícola mais próxima de Santiago, a 70 km. Tem tour com e sem degustação, de bicicleta, piquenique e até passeio focado em famílias com crianças. Veja mais no site oficial.
- Viñamar: É uma vinícola linda, com uma sede chiquérrima, e tem como destaque o bistrô, com uma proposta gastronômica de origem. Fica a 79 km do Centro de Santiago. Tire suas dúvidas no site oficial.
- Villard: A 82 km de Santiago, é uma vinícola boutique com boa experiência de visitação. A degustação é feita ao ar livre com uma bela vista para o vinhedo. Tire suas dúvidas no site oficial.
- Matetic: Orgulha-se dos seus vinhedos "orgânicos e biodinâmicos". Há quem diga que é a melhor vinícola do Vale da Casablanca. Mas fica um pouco mais distante, a 97 km de Santiago. Veja mais no site oficial.
- Kingston: Vinícola familiar que produz vinho com as uvas Pinot Noir, Chardonnay, Syrah e Sauvignon Blanc, utilizando técnicas californianas — veja que curioso. Fica a 89 km de Santiago. Veja o site oficial.