Santiago
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Onde Comer em Santiago

Escolher onde comer em Santiago ou quais restaurantes visitar em sua viagem pode ser uma missão difícil porque a capital chilena reúne muitas alternativas de restaurantes diferentes e com qualidade. A culinária chilena é saborosa e diversificada, e usa ingredientes que nem sempre são comuns no Brasil, que deixarão sua experiência gastronômica ainda mais rica.

O extenso litoral que o Chile possui permite que sua gastronomia seja rica em peixes e frutos do mar, mas não para por aí: os chilenos também são famosos pelas parrillas e usam muitos vegetais e ingredientes naturais como milho e abacate em seu dia a dia. 

Onde comer em Santiago - dicas de pratos locais

Existem vários pratos típicos que você pode provar em uma visita ao Chile, entre eles as empanadas — melhor ainda se for uma empanada de pino (carne)—, o pastel de choclo (que é como uma torta de milho com carne), os ceviches, a cazuela (ensopado), além do lomo a lo pobre (um prato que leva carne, batatas e ovos, similar ao nosso bife à cavalo). Nos cardápios do país você verá muitos pratos com salmão, centóia (que é o caranguejo gigante do Pacífico), camarões, ostras e mexilhões — essa pode ser uma boa forma de conhecer ingredientes pouco explorados no Brasil. Um prato que acho delicioso para provar no Chile são os camarones al pil pil — camarões temperados com alho, pimenta e azeite. 

Onde Comer em SantiagoEmpanadas de Pino

Quanto às bebidas, o país não fica para trás! O Chile é famoso por seus vinhos, mas o mais apreciado pelos locais é uma mistura com pisco que se faz com limão e xarope de açúcar, o pisco sour. Se você bebe, não pode sair do Chile sem experimentar seus vinhos ou o pisco sour de vários sabores! Para quem quer algo mais forte, o "terremoto" é outra bebida conhecida entre os chilenos. Se não toma álcool, aposte nos deliciosos sucos de framboesa ou cherimóia. Outra dica de bebida, consumida principalmente no verão é o mote con huesillo, uma espécie de suco de pêssego com grãos de trigo, popularmente vendida nas ruas na cidade.

Onde Comer em SantiagoMote con huesillo, bebida bastante popular no Chile

Onde Comer em Santiago do Chile - sugestões de restaurantes

Existem muitos lugares para comer em Santiago e você terá a difícil (e deliciosa) tarefa e definir que tipo de restaurante visitar e que tipo de cardápio gostaria de saborear. Os preços de alimentação em Santiago não são muito convidativos e, assim como em uma grande capital que é, existem opções para todos os bolsos. É importante, portanto, que você verifique se o restaurante que deseja conhecer condiz com o quanto você pretende gastar. 

Uma boa dica para comer mais barato nos restaurantes de Santiago na hora do almoço é pedir o menu del dia, semelhante ao nosso “prato executivo”, que inclui bebida, entrada, prato principal e sobremesa. Nos restaurantes mais refinados, sobretudo no jantar, a dica é sempre fazer reserva, porque há lugares que são bastante concorridos. 

Polos gastronômicos em Santiago

Existem alguns bairros e centros comerciais de Santiago que são ideais para quem deseja comer. Os bairros de Providência e Las Condes, principalmente, reúnem uma enorme gama de restaurantes na cidade, mas há também alguns centros comerciais que são imbatíveis e ótimos para conhecer a vitalidade da cidade. 

Quando quiser comer mas não tiver certeza do que pedir, vale fazer uma visita ao Patio Bellavista. A área tem diversos restaurantes, lojas e bares, e certamente há uma opção para agradar ao seu paladar. O lugar é ótimo para tomar um drink, com várias opções descontraídas. Outros polos gastronômicos da cidade são os centros comerciais, como a área de alimentação do Parque Arauco, que tem ótimos restaurantes, e também do CasaCostanera, o novo e mais elegante shopping da cidade. O shopping Costanera e o novo centro comercial chamado Mercado Urbano de Tobalaba são outras boas opções para encontrar opções variadas de comidas, cafeterias e restaurantes. 

Por último, mas não menos importante, vale mencionar um local muito tradicional para comer em Santiago, o Mercado Central. Embora o local já tenha vivido seus tempos áureos, ele segue sendo um espaço bastante turístico, que as pessoas visitam para comprar peixes e frutos do mar. Por lá você encontra restaurantes que oferecem pratos pelos preços mais variados e que servem, inclusive a centolla, o caranguejo gigante servido no Chile. 

Onde Comer em SantiagoPatio Bellavista

Um resuminho dos restaurantes em Santiago

  • Restaurante para se surpreender: Pulpería Santa Elvira
  • Restaurante para comer bem e provar vinhos: Bocanariz
  • Restaurantes clássicos: Aqui está Coco e Liguria
  • Para gastar pouco: Galindo
  • Para provar o pisco chileno: Chipe Libre
  • Pizzaria: Tiramisú
  • Alta gastronomia: Olam, Ambrosia, Karai by Mitsuharu, Boragó

Onde Comer em SantiagoPulpería Santa Elvira

Onde comer em Santiago: opções clássicas

Um clássico entre os restaurantes de Santiago é o Liguria, um restaurante com farto menu de bebidas e pratos da cozinha chilena bem variados. O restaurante tem diferentes unidades na cidade, mas minha sugestão é conhecer a unidade de Lastarria, que é lindíssima. Ali pertinho fica ainda o Chipe Libre (Lastarria), que tem degustação do piscos, drinks muito criativos e pratos variados. 

Para quem quer conhecer a gastronomia chilena, sem gastar muito e sem frescuras, uma dica é o Galindo (Bellavista), que tem um cardápio com todos os clássicos chilenos por um preço justo e um ambiente informal. O restaurante é conhecido pelos turistas, mas também muito visitado pelos próprios moradores da cidade. 

Onde Comer em SantiagoO lindo ambiente do Liguria, em Lastarria

A Pizzaria Tiramisú (Las Condes), com pizzas deliciosas e muito bem servidas, são uma excelente opção para comer uma boa pizza, mas que pode ser concorrida dependendo do horário. De toda forma, se você quer comer uma pizza em Santiago, esse lugar costuma estar entre os melhores. 

Um clássico entre os visitantes é o restaurante Aquí está Coco (Vitacura), que tem um ambiente aconchegante e muito bonito. Nele você também pode experimentar a centolla, o caranguejo gigante que é um prato típico do país. Outro clássico entre os turistas é o Restaurante Giratório, que fica na região de Providência e te oferecerá uma vista panorâmica enquanto faz uma refeição. 

Para um almoço agradável, separe um dia para ir ao Castillo Florestal (Centro), um restaurante com visual fantástico, que fica na frente do Museu de Bellas Artes e serve comida francesa. Outra dica para quem deseja fazer uma refeição com uma bela vista é o lindo restaurante Mestizo, que fica dentro do parque Bicentenario - uma boa pedida para quem está em família ou com amigos.

Outras dicas de restaurantes em Santiago 

Para degustar vinhos e comer bem, uma boa dica é o restaurante Bocanáriz, no bairro de Lastarria. O local é ótimo porque você pode fazer uma degustação de vinhos ou escolher uma garrafa entre as centenas de opções da casa. O La Vinoteca (Providência) também é outra opção para quem quer comer bem e poder conhecer melhor os vinhos chilenos

Se quiser comer bons frutos do mar, minha sugestão é o Casa Las Cujas, que serve frutos do mar fresquíssimos e pratos em pequenas porções para compartilhar entre as pessoas da mesa. Para uma boa comida japonesa, minha sugestão é o Sunsaki, que mistura o clássico e o contemporâneo e fica em uma localização muito privilegiada no novo shopping CasaCostanera — um lugar muito bonito para conhecer e bater perna.

Onde Comer em SantiagoSunsaki, restaurante japonês em Santiago

Para uma experiência com cozinha de autor que vai te surpreender e oferecer um ambiente aconchegante e sem igual, a sugestão que deixo é a Pulpería Santa Elvira, elencado como um dos melhores restaurantes da América do Sul. O ambiente parece com a casa de uma avó e faz a gente se sentir muito acolhido — os pratos são deliciosos e perfeitos para uma refeição sem pressa. Sugiro fazer reserva!

O Le Bistrot de Gaetan de, localizado em Providência, também é uma opção acertada, com pratos variados da cozinha francesa, que oferece um ótimo jantar. Outra opção muito legal para uma experiência bem diferente à noite é o restaurante Demencia, também elencado entre os melhores da cidade. Ele tem uma temática circense e pratos em pequenas porções para serem compartilhados.

Sorveteria, cafeteria e outras dicas mais 

Se você busca por uma cafeteria bem legal para conhecer e tomar um café da manhã, uma sugestão bacana é a La Panera Rosa, que está em diferentes bairros de Santiago e cuja decoração é sempre rosa. O cardápio do local é bem variado e moderno. Outra dica é o Wonderland Café (Lastarria), que tem uma decoração inspirada no livro Alice no País das Maravilhas e vários ambientes muito bem decorados e super diferentes! É uma ótima dica para tomar um café a tarde e aproveitar o visual do lugar para tirar muitas fotos!

Para tomar um sorvetinho no meio da tarde, duas sugestões são a Oggi Officina Gelato e também a Montana Gelato, que gostei. 

Onde Comer em SantiagoWonderland Café, uma cafeteria que tem feito sucesso em Santiago

Lanches rápidos em Santiago

Santiago é uma cidade bastante internacional e com forte presença de marcas de outros países. Não raramente você irá observar ao longo de suas caminhadas a presença de fast foods, como McDonald's, a cafeteria Starbucks ou Dunkin Donuts. Existe também uma rede local chamada Castaño, que está em dezenas de endereços por toda a cidade e onde você sempre encontrará algo rápido e prático para comer, pagando pouco. Não há nenhum luxo na Castaño, mas é um lugar que pode ser uma mão na roda na hora da pressa.

Dica: Sempre que possível faça reserva nos restaurantes em Santiago, principalmente para o jantar. Dessa forma é mais fácil garantir sua refeição sem esperar. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Santiago