Igrejinha
A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima – ou simplesmente Igrejinha, como chamam os moradores – é uma das obras mais famosas e fotografadas de Brasília. Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, a Igrejinha tem como marca o formato de chapéu de freira e também os azulejos do artista Athos Bulcão, que decoram as paredes externas. O desenho, com a imagem da pomba invertida em uma representação ao Espírito Santo, é um ícone brasiliense e sempre vale uma foto por lá.
Encantadora pela simplicidade e belas curvas, a Igrejinha reina absoluta entre duas das mais antigas quadras do Plano Piloto, a 307/308 Sul. Construída a pedido da primeira-dama Sarah Kubitschek, em pagamento a uma promessa pela cura da filha, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi um dos primeiros edifícios de Brasília a ser erguido, ainda em 1958, antes mesmo da inauguração da cidade.
Além do belo traçado arquitetônico e dos famosos azulejos, ao visitar a Igrejinha não deixe de reparar nas pinturas do artista Francisco Galeno, que em 2009 deu nova roupagem ao interior do templo com uma representação bastante contemporânea de Nossa Senhora de Fátima. A pintura causou grande confusão entre os fiéis mais tradicionais, mas a polêmica não seguiu adiante e o belíssimo afresco permanece no interior da igreja. Os afrescos originais eram de Alfredo Volpi e foram cobertos de tinta em uma reforma na década de 1960.
Ao visitar a Igrejinha, não deixe de dar uma volta pelas quadras modelo de Brasília, as mais antigas da cidade, que seguem o plano original de Lúcio Costa. É um ótimo passeio!
Está em Brasília e deseja conhecer mais à fundo a história da cidade? Experimente um tour guiado pela capital!
Horário de visitação da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
O acesso à área externa da Igrejinha é livre a qualquer hora do dia. Já para conhecer o interior, o ideal é visitá-la em horário próximo às missas, quando é certo que estará aberta. O espaço é bem pequeno e comporta poucos fiéis.
Horário da missa na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
- Segunda, às 18h30.
- Terça a sábado, às 6h30 e 18h30.
- Domingo, às 7h, 9h, 11h e 18h.