Brasília
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde comer em Brasília

Terceiro maior polo gastronômico do país, Brasília é um convite aos amantes da boa comida. A miscigenação da população atrai todo tipo de restaurante: são mais de 80 embaixadas do mundo e imigrantes de todas as regiões do Brasil que dão sabor à culinária local.

Uma das maiores rendas per capita do país também é fator primordial para o número e a qualidade dos estabelecimentos, assim como para o preço. Comer por lá não é dos programas mais baratos; será preciso exercitar o desapego à carteira se quiser investir em um dos bons restaurantes locais.

Caso você seja do tipo que gosta de ver para escolher, algumas regiões concentram boas pedidas. A comercial 404/405 Sul oferece tantas opções que é conhecida como “rua dos restaurantes”, assim como a 201/202 Sul e a 213/214 Norte. O Pontão do Lago Sul e a orla da Ponte JK unem o clima de verão do Lago Paranoá à boa comida. Alguns hotéis também dispõem de excelentes restaurantes: Meliá Brasil 21, Brasília Palace Alvorada e o Royal Tulip Brasília Alvorada aliam conforto à boa mesa. Para um clima mais caseiro, basta dar uma volta na Vila Planalto e escolher entre as várias casas especializadas na gastronomia regional.

Se a busca é por tradição, nada como o Xique-Xique: a melhor carne de sol da cidade. Para um ambiente formal, vá ao Piantella: o restaurante é o predileto entre os políticos. Quer comer e beber bem, porém sem complicação? A dica é o Beirute: um dos mais antigos bares da cidade. Para conhecer a gastronomia internacional, tente o italiano Villa Tevere, o árabe Lagash, o japonês Nippon, o argentino Corrientes 348 ou o peruano Taipá. Se o clima é de festa, corra e peça uma marguerita no El Paso Texas! A gastronomia popular é a sua predileta? Vá a uma das feiras da cidade. Para quem faz a linha saudável, a melhor pedida é o Naturetto. Se o vinho é o carro-chefe, sente-se em um dos salões da Gran Cru. E, se o bolso permitir, não deixe de ir ao Figueira Rubayat. Para grupos grandes, nada como o Coco Bambu ou o Mangai, sempre com fartura de comida e de mesas. 

Os shoppings da cidade também não deixam a desejar. O Iguatemi é sempre tranquilo e os estabelecimentos são mais refinados. No ParkShopping as opções vão das mais populares lanchonetes aos mais elegantes bistrôs: o shopping conta com um requintado espaço gourmet. A calmaria do Casa Park é bem atraente: em tempos de corredores lotados, esse centro comercial é um paraíso para quem prefere sossego.

A cidade oferece opções para todos os paladares e bolsos. O Melhores Destinos selecionou algumas boas sugestões para tornar sua estada extremamente saborosa. Siga uma das dicas e bom apetite!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Brasília