Catedral Metropolitana de Brasília

1 avaliação
100% recomendam
10,0

Os 16 arcos de concreto - idealizados por Oscar Niemeyer - formam uma nave espacial prestes a levantar voo. A leveza da estrutura toda branca e as quatro estátuas dos evangelistas (com 3m de altura) anunciam o interior grandioso da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Todo turista, ao entrar pela primeira vez no túnel, sempre será tomado pela emoção de avistar os vitrais coloridos iluminados pelo sol no interior.

Três enormes anjos de bronze pendurados no topo pairam sobre nossas cabeças, como protetores dos fiéis. As esculturas - de Alfredo Ceschiatti - não são as únicas obras de arte do local. Os painéis que representam a via sacra foram pintados por Di Cavalcanti. Os azulejos do batistério e as cenas da vida de Nossa Senhora são de Athos Bulcão. Os 2 mil metros quadrados de vitrais, recém-restaurados, ganharam cores pelas mãos da artista francesa Marianne Peretti. No interior também é possível ver uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo, e a cruz de madeira utilizada na primeira missa da nova capital.

Como nem só de arte e religião vivem os visitantes, a grande surpresa do lugar é a acústica do interior. Não é nada estranho falar com as paredes da Catedral de Brasília, até porque, lá do outro lado, alguém estará ouvindo. Vale fazer o teste! A brincadeira é famosa e funciona.  

Inaugurada em 1970, a Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Se estiver com tempo, vale tentar duas visitas em diferentes momentos do dia. A cada hora os vitrais mudam de cor, já que a luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. À noite ela ganha iluminação especial e fica ainda mais linda!

 

Informações gerais

Horário de visitação: diariamente, das 8h às 19h30

Horário das missas:

Terça a sexta - 12h15 e 18h15

Sábado - 17h

Domingo - 8h30, 10h30 e 18h

- Não é permitida a entrada de pessoas em trajes sumários.

- O local é bastante seguro, até para quem quer investir em fotos noturnas.

- Na área externa é comum encontrar vendedores de suvenires e flores secas do cerrado.

- Visitação gratuita.

Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF

Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia Catedral-metropolitana-de-brasilia
Avalie Catedral Metropolitana de Brasília

  1. Missing Simone Fogliene
    Guarulhos - SP há mais de 5 anos
    10,0
    Bom

    Linda em qualquer momento do dia! A parte interna tem maior destaque de dia, quando o sol ilumina os vitrais, tornando-os ainda mais belos. A noite, destaque para a parte externa, com sua iluminação atraente.

    Em alguns períodos é cercada por painéis que estragam a visão de fora.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.