Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília – oficialmente Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida  – é uma das atrações mais impressionantes da capital federal. Seja pela magnífica arquitetura, vitrais coloridos ou grandiosas esculturas, a Catedral é desses monumentos capazes de causar comoção à primeira vista. E, acredite, a cada visita, você descobrirá ângulos ainda mais incríveis da igreja, garantindo assim que a paixão por essa obra de arte não se esgote jamais.

História da Catedral de Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer para a nova capital do Brasil, a Catedral de Brasília teve a pedra fundamental lançada em 12 de setembro de 1958, sendo a inauguração oficial somente em 31 de maio de 1970. O traçado de Oscar Niemeyer para a Catedral de Brasília é um dos mais famosos do plano original da cidade. Ainda que os méritos sejam sempre dados a Niemeyer (merecidamente), é importante destacar também o trabalho de Joaquim Cardozo, engenheiro responsável pelo cálculo estrutural da Catedral, o que permitiu a construção da tão inovadora obra.

Catedral de Brasília

O que ver na Catedral de Brasília

Formada por 16 arcos de concreto conectados por vitrais, a Catedral de Brasília é marcada pela leveza da estrutura, que ganha ainda mais destaque com o branco que contrasta o colorido do céu de Brasília. Não é raro que a obra seja comparada a uma nave espacial, por isso deixe a imaginação te levar. Na área externa da igreja, você encontrará ainda o batistério, com paredes decoradas por azulejos de Athos Bulcão; o campanário, com 20 metros de altura e formado por 4 sinos; o espelho d'água, que circula toda a Catedral; e as quatro estátuas dos evangelistas, com 3 m de altura. As esculturas, com autoria de Alfredo Ceschiatti, anunciam o interior grandioso e impactante que está por vir.

Todo turista, ao entrar pela primeira vez no túnel de acesso à Catedral, será tomado pela emoção de avistar os vitrais coloridos iluminados pelo sol, onde três enormes anjos de bronze – também com autoria de Alfredo Ceschiatti – pairam sobre nossas cabeças. As esculturas angelicais, ainda que grandiosas, não são as únicas obras de arte do local. Prepare-se para investir um bom tempo por lá.

Em uma visita à Catedral de Brasília, você poderá apreciar ainda os painéis que representam a via-sacra, pintados por Di Cavalcanti; os azulejos do batistério e as cenas da vida de Nossa Senhora, obras de Athos Bulcão; e os esplêndidos vitrais, que ganharam forma e cores pelas mãos da artista francesa Marianne Peretti. No interior da Catedral de Brasília também é possível apreciar uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo.

Outra grande surpresa do lugar é a acústica do interior da igreja. Não ache estranho se encontrar diversas pessoas falando com as paredes na Catedral de Brasília. Acredite: na outra ponta, alguém estará ouvindo. Vale fazer o teste! A brincadeira é famosa e funciona.

Uma curiosidade sobre a Catedral Metropolitana de Brasília é a presença da cruz de madeira utilizada na primeira missa da nova capital, em exposição no salão principal. Vale destacar ainda o altar, doado pelo papa Paulo VI, além da imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida, uma réplica da original no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

A Catedral Metropolitana de Brasília, localizada na ponta da Esplanada dos Ministérios, é um dos atrativos mais visitados da cidade. Se estiver com tempo, vale tentar ir ao local em diferentes momentos do dia. A cada hora, os vitrais mudam de cor, já que a luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. Ao entardecer, o exterior ganha contornos espetaculares com o colorido do céu. Já à noite, a Catedral de Brasília ganha iluminação especial e fica ainda mais impressionante.

Passeios para a Catedral de Brasília

Você poderá tranquilamente conhecer a Catedral de Brasília por conta própria, bastando seguir o horário de visitação permitido. Caso deseje saber mais sobre a obra, vale investir ainda em um tour guiado, onde você terá detalhes sobre a história e construção de uma das obras-primas de Oscar Niemeyer. Confira algumas opções de tour que passam pela Catedral de Brasília.

Missa na Catedral de Brasília

Muitos turistas e fiéis que visitam Brasília desejam assistir a uma missa na Catedral. O evento é lindo, valendo assim se organizar para estar presente. É importante saber que nos horários das missas não é permitido circular pelo interior da Catedral, sendo possível somente vê-la pela rampa de acesso. No horário da missa, o acesso é permitido somente aos fiéis que desejam participar do culto. Confira os horários fixos das missas na Catedral de Brasília.

  • De Terça a sexta, às 12h15;
  • Sábados, às 17h;
  • Domingos, às 8h; 10h30 e 18h.

Horário de visitação da Catedral de Brasília

Atenção! No horário das celebrações – missas, casamentos e batizados – não é permitida a visitação interna à Catedral, sendo possível vê-la somente pela rampa de acesso. No horário da missa, o acesso é permitido somente aos fiéis que desejam participar do culto.

  • De terça a sexta, das 8h às 16h45;
  • Sábados, das 8h às 16h45;
  • Domingos, das 9h às 17h45.
  • A área externa da Catedral tem acesso livre 24h, todos os dias.

Catedral de Brasília

Regras para visitação à Catedral de Brasília

  • Não é permitida a entrada de pessoas em trajes sumários.
  • No horário das celebrações – missas, casamentos e batizados – não é permitida a visitação interna à Catedral, sendo possível vê-la somente pela rampa de acesso.

Ingresso para a Catedral de Brasília

O acesso à Catedral de Brasília é livre e gratuito, não sendo necessário adquirir qualquer tipo de ingresso para a visitação. É preciso somente se atentar às regras de acesso no momento de celebrações, quando a visita turística não é autorizada, sendo permitido somente observar a Catedral de Brasília a partir da rampa de acesso.

Como chegar à Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília está localizada na Esplanada dos Ministérios, entre a via S1 (Eixo Monumental) e o acesso para a L2 Sul. Vizinho à Catedral de Brasília, você encontrará o Complexo Cultural da República. Para chegar à Catedral de Brasília, é possível usar diferentes meios de transporte, já que a Catedral tem localização extremamente central, facilitando o acesso a qualquer turista. 

Para quem está de carro, é possível estacionar de frente para a Catedral ou em áreas bem próximas, com ampla oferta de estacionamento. Quem estiver hospedado nos hotéis mais centrais poderá tranquilamente chegar à Catedral a pé ou de bicicleta, já que uma boa ciclovia passa pelo local. Uber e táxi também são boas pedidas, assim como o metrô ou qualquer ônibus que faça o trajeto até a Rodoviária do Plano Piloto ou para a Esplanada dos Ministérios.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Brasília

Catedral de Brasília

Brasília
Brasília
70050-000
http://catedral.org.br/